sábado, 12 de junho de 2010

Temas de Fé: exorcismo catolico

Exorcismo


cancaonova.com: O que é um exorcista e quem pode exercer esse ministério?
Manoel Sabino: O exorcista é um sacerdote que, formal ou informalmente, o bispo nomeia, levando em conta a sua formação científica e religiosa, a sua piedade e o seu comportamento moral. É preciso que um exorcista seja um homem de adoração, comprovado na moral e que tenha conhecimento da ciência religiosa.
cancaonova.com: Que fatores diferem uma pessoa psicologicamente perturbada de uma pessoa possuída pelo demônio?
Manoel Sabino: A pessoa possuída pelo demônio, a princípio, tende a apresentar sintomas característicos, como falar línguas estranhas. Um exemplo, é alguém que nunca tenha estudado francês, inglês, latim ou grego e, de repente, começa a falar um desses idiomas, como o grego, por exemplo, de forma fluente e clara. Isso é um sintoma de que há uma entidade estranha nela. Ela também poderá adotar atitudes externas como agressividade e ira exageradas, fúria e agressão física. Estes são também sintomas que nos fazem pensar que essa pessoa já esteja possuída por alguma entidade estranha, que é o espírito do mal.
cancaonova.com: Quais as principais causas que levam o demônio a interferir na vida de uma pessoa?
Manoel Sabino: Há um leque de causas, mas a princípio, isso ocorre se a pessoa estiver desprevenida, e, por exemplo, ficar nas drogas ou na homossexualidade (as formas lésbicas são variadas). A pombagira também é uma variante de tudo que é sexualidade desregrada. E, fundamentalmente, o ódio, o ressentimento, a ira, o não perdoar e o espírito de vingança atraem o demônio. Na linguagem técnica, nós dizemos que estas coisas são "fissuras", "janelas" ou "portas" que facilitam a entrada do demônio. Principalmente, quando há alguém que esteja em pecado mortal, e neste estado o que mais atrai o demônio é o ódio e a sexualidade desregrada, ou seja, fora do matrimônio.
cancaonova.com: Existem diferentes 'graus' de interferência do maligno?
Manoel Sabino: Sim, há diferentes graus de acordo com o tipo de espíritos maus que "penetram" na pessoa. Sabemos que existem os coros dos anjos, que são serafins, querubins, potestades, virtudes, principados, anjos e arcanjos. Destes coros, caíram anjos e esses 'anjos caídos' mantiveram o seu poder, a sua força, a sua inteligência, a sua agilidade e também todas as suas capacidades de mobilidade. Perderam apenas dois atributos: o amor e a graça. Portanto, se um indivíduo, por desgraça, é penetrado por um espírito que era serafim, a possessão é mais pesada e, normalmente, quando a pessoa está possessa, não é apenas por um espírito, pois eles trazem consigo vários outros espíritos, muitos. Assim, alguém pode estar possuído por legiões de demônios, que são formadas por milhares e milhares deles. Os casos mais graves acontecem quando as pessoas estão em pecado mortal. E quando alguém freqüenta toda a espécie de esoterismo e curandeirismo, como a umbanda, o terreiro e todas as práticas de magias, tudo isso agrava ainda mais a possessão e a pessoa acaba totalmente possuída pelo demônio de corpo e alma.
cancaonova.com: Quem pode rezar por uma pessoa possuída pelo demônio?
Manoel Sabino: A perturbação maligna pode ser psíquica ou meramente física, pode ser também que ela atinja somente uma das partes do corpo. São várias formas. O princípio básico e fundamental para se rezar por alguém é estar em estado de graça, em profunda comunhão com Jesus, ter fé e ser humilde. Essas três condições são indispensáveis para que a pessoa tenha condição de rezar por alguém. E, se em volta da pessoa por quem se reza estiver uma, duas, ou três pessoas em pecado mortal, a libertação e a cura tornam-se difíceis, adiadas, porque estas estão sob domínio do maligno, e isso contribui e dá mais forças ao demônio que tem de ser expulso daquela pessoa. Daí a necessidade de não se ajuntar muita gente ao redor da pessoa por quem se está rezando e se ter a certeza de que todos, que estão ao redor, estão em estado de graça, em condições para ajudar, para que a libertação aconteça o mais rápido possível.
cancaonova.com: Conte-nos um testemunho marcante que o senhor presenciou de libertação.
Manoel Sabino: Vou contar-lhes um fato marcante que aconteceu em Milão, a segunda cidade maior da Itália, apareceu uma jovem que estava possessa havia dez anos, e já tinha passado por vários lugares à procura de ajuda. Fui chamado para ajudá-la a sair daquela situação difícil e quando eu ordenei que o demônio saísse, ele deu uma gargalhada. Perguntei-lhe: 'Quem és?' Ele identificou-se dizendo que era o rei do mundo. E eu disse-lhe: 'Não entendo, rei do mundo? Não sei o que é isso'. E ele disse-me que era o deus do inferno, então, também fiz de conta que não havia entendido e que queria um nome concreto, pois não entendia o que era aquilo. Então ele me disse: 'Se não entende, padre, vou dizer: lúcifer'. Eu disse-lhe: 'Agora, entendo'. Então, percebi que estava de frente com uma entidade espírita forte, potente, astuta, pois o lúcifer é chefe dos demônios todos. Naquele momento, lembrei-me que Maria Santíssima esmagou a cabeça da serpente, e lúcifer é a serpente. Por isso, pedi aos presentes que rezassem comigo o terço, meditando os mistérios dolorosos. Quando chegamos ao quarto mistério quando se diz: '(...) e carrega sua cruz', o demônio deu um forte grito, urrou e saiu da mulher, que ficou completamente liberta. Isso para mostrar que Maria é aquela que esmagou a cabeça da serpente e tem muito poder e é uma ajuda imensa na cura e libertação das pessoas que precisam ser ajudadas.
cancaonova.com: Qual é a etapa mais importante em uma sessão de exorcismo?
Manoel Sabino: A sessão de exorcismo tem várias etapas, dizer qual é a mais importante depende muito do tipo de possessão. Se a pessoa trouxer um tipo de possessão que tenha dezenas de anos, e se ela tiver na sua geração muitos bruxos, muitos feiticeiros, mágicos, pessoas que freqüentam terreiros ou umbandas, naturalmente que tudo isso dificultará o exorcismo. Então, primeiro é preciso fazer uma oração pela árvore genealógica dela, para que com a ajuda de Deus e dos anjos, possamos regressar ao passado dela, e com a oração ir destruindo, gradualmente, os males existentes nos antepassados, curando-os até chegar ao presente. Depois, começa-se o verdadeiro exorcismo, e este não se faz num dia ou numa hora. São várias as etapas que a pessoa terá de voltar. Porque são situações que vão sendo quebradas com orações muito fortes. De modo que as pessoas, que vão intervir neste exorcismo, nessa sessão de cura e libertação, devem ter feito uma boa confissão, devem ser pessoas de fé e oração, para que, no momento exato em que Deus terminar, a pessoa fique completamente liberta. De maneira que não se pode dizer que determinada etapa seja mais importante que outra. São etapas que se vão cumprindo de acordo com o tipo de demônio, o passado da pessoa e suas relações anteriores.
cancaonova.com: Depois de ser curado, o que deve ser feito para se manter liberto?
Manoel Sabino: O objetivo da cura e da libertação é a conversão da pessoa. Deus a cura e a liberta para que se converta. Essa é a etapa principal. Converter-se significa fazer uma confissão bem feita, mudar de vida, deixando todo tipo de vício e pecado. Essa confissão bem feita implica necessariamente em escrever os seus pecados num papel, de forma que, quando chegar ao confessor, possa lê-los. Pois se chegar ao confessionário, sem seus escritos, acabará omitindo pecados muito graves por esquecimento. Esta técnica é muito boa, principalmente para aqueles que não se confessam há anos.
Assim, a confissão bem feita, a oração diária e bem feita e o sacramento da Eucaristia fecham a porta ao demônio e dificultam a volta dele. A pessoa deve ir à Santa Missa, se possível todos os dias; mas nunca deixar de ir aos domingos, porque a Eucaristia alimenta a alma e o espírito. Se tudo isso não for feito, ele volta com os piores demônios e num número muito mais elevado e essa situação torna-se pior que a primeira.

Fonte: Canção Nova

ESPÇO PARA A FÉ

Músicas “evangélicas” convém usar no louvor?
Digo no louvor catolico 

Primeiro, sendo bem simples e direto, convém! Não é ideal, mas convém! Deve-se evitar o uso na liturgia, pela necessidade de músicas que contemplem aspectos muito específicos do mistério que se celebra e as músicas evangélicas, com certeza, não conseguem toca-los.

Porém não podemos simplesmente dizer pronto, pode, Êêêêee…. E sairmos por ai tocando qualquer música evangélica a torto e a direito. É necessário termos cuidado no discernimento de que canções usar, não deixando também que estas canções sejam as que mais se destacam em nosso repertório já que, como católicos, possuímos uma tradição imensamente rica.
O maior cuidado que precisamos ter diz respeito à doutrina mesmo. Em muitas canções evangélicas há correntes e doutrinas contrárias, às vezes expressas de modo muito sutil, daquilo que professa e crê a fé católica. Um exemplo é tudo que gira em torno da ‘teologia da prosperidade’, tão em voga há tantos anos. Outro exemplo são as canções que tentam banir a experiência de dor, purificação e de cruz da dinâmica da vida espiritual, o que nós sabemos que é completamente contrário a imagem do Cristo Ressuscitado que ainda traz em seu corpo as “marcas da paixão”.

Outro aspecto é que precisamos valorizar a música católica mesmo. Anos atrás até se compreendia que se usasse muita música evangélica pela carência de artistas católicos, mas hoje, não é esta a realidade. Graças a Deus a música católica cresceu muito, e precisamos valorizar o que é nosso, sabendo que não estamos valorizando apenas o artista, mais a nossa fé, a nossa doutrina, a Igreja verdadeiramente fundada pelo Senhor.
É importante ressaltar que os evangélicos, em sua maioria, dificilmente utilizariam uma música católica num culto, mas não acho que devemos agir assim. Creio que devemos valorizar a música católica, dar prioridade a ela, mas se uma música evangélica nos leva pra Deus, se é capaz de ser um bom instrumento e canal de evangelização, e em sua letra não há nada que fira a nossa doutrina, com muita alegria e gratidão a podemos utilizar sim.
Acredito que precisamos também fazer uma crítica aos músicos católicos. Se hoje, as pessoas querem cantar músicas evangélicas é por que possuem uma necessidade que a música católica pode ainda não estar suprindo. Assim precisamos nos avaliar e ao invés de querermos criar sindicatos obrigando as pessoas a catarem isso ou aquilo, precisamos conseguir com humildade, oração e trabalho “conquistar” as pessoas para nossas composições, nossa fé. É bem verdade que as vezes no universo da música católica, não é tão fácil encontrarmos músicas que sejam expressão de poder de Deus, de louvor, de batalha espiritual, de adoração, de unção, de vida carismática. Acredito que este seja um aspecto que os artistas católicos precisem cuidar mais, crescer e criar.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer um convite especial aos cantores e compositores católicos: A redescobrirmos a riqueza da nossa liturgia e tradição. Mergulhando na liturgia oriental, na liturgia das horas, nos hinos milenares da nossa Igreja, na Patrística, na riqueza dos diversos ritos, como o Melquita… Chega a ser desproporcional o que produzimos de forma “intuitiva” diante do que nos apresenta a experiência milenar da Igreja, o trabalho de inúmeros santos, teólogos, poetas, monges, que foram aprofundando a compreensão do mistério. Garanto que se trilharmos este caminho não teremos espaço nem necessidade das musicas evangélicas.

WILDE FABIO, COMUNIDADE SHALOM 



João Bosco quebra silêncio e critica oposição

Prefeito João Bosco quebra silêncio e critica oposição durante entrevista ao radialista Edvan Oliveira






O prefeito municipal João Bosco,fez duras críticas a oposição em entrevista ao programa Comando 98. Disse que acionou a justiça no caso de umas fotos que foram tiradas dentro da Sec. de Saúde, onde mostrava remédios em cima de um vaso sanitário. A oposição deveria procurar ajudar a administração e não atrapalhar como vem fazendo atualmente disse Ele.
O prefeito disse que entrou na justiça contra um blogueiro de pentecoste por ter publicado fotos não verdadeira em seu blog

Postado por Raimundo Moura.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

PRINCIPAIS PONTOS DO PROJETO DE LEI FICHA LIMPA

Legislação



A lei da inelegibilidade em vigor atualmente foi criada em 1990, para complementar a Constituição de 1988. O objetivo desta lei, diz o texto, era assegurar a “moralidade para o exercício do mandato” e “proteger a probidade administrativa”.

Inelegibilidade
Pessoas condenadas em decisão colegiada (por mais de juiz), e em segunda instância, não poderão disputar cargos eletivos.

Crimes

A regra vale para os políticos condenados por crimes considerados graves (como tráfico de drogas, homicídio e corrupção), cuja pena for superior a dois anos de prisão, e quando houver dolo (intenção).

Prazo

A proposta também fixa em oito anos o prazo em que o candidato deverá ficar de fora das disputas eleitorais. Atualmente, o prazo varia de acordo com cada processo.

Renúncia

Mesmo após renunciar, os políticos ainda podem ter seus mandatos cassados e ficar inelegíveis. Atualmente, a renúncia “livra” o político da inelegibilidade.
Recursos
É possível concorrer enquanto a Justiça analisa o pedido de recurso do candidato. Porém, se o pedido de recurso do processo for rejeitado pela Justiça, o candidato perde o registro da candidatura.

Para Jovita Rosa, diretora da Secretaria Executiva do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), trata-se de uma vitória obtida graças à mobilização da sociedade.

- Tenho certeza que somente podemos comemorar a decisão porque a sociedade abraçou essa causa.

O presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Mozart Valadares Pires, responsável pela divulgação da lista com os candidatos que respondiam a processos criminais ou por improbidade em 2008, também elogiou a decisão do TSE.
- A sociedade exige políticos mais éticos, e a decisão está em consonância com o que a magistratura pensa sobre o assunto.
O entendimento do TSE foi considerado um “avanço” também por membros da classe política. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário da Casa, afirmou que a medida ajudará a selecionar melhor os representantes do povo brasileiro.

- Foi uma modernização. Não podemos ser representados por pessoas com pendências judiciais.
Especialistas em Ciência Política, entretanto, não demonstraram consenso sobre a importância da aplicação da nova lei já neste ano. O professor universitário Leonardo Barreto vê com bons olhos a decisão.


- Acho que vai ser muito positivo para essas eleições porque as instituições vão estar mais vigilantes. A Justiça Eleitoral passa a ajudar os brasileiros a filtrar os políticos que podem concorrer a cargos. Essa responsabilidade deixa de ser só das pessoas e passa a ser compartilhada com a Justiça Eleitoral, que vai ajudar a gente.

Já o cientista político e também professor Humberto Dantas criticou a pressa na aplicação da lei. Ele acha errado que as regras mudem tão perto das eleições só para agradar à parcela da população que lutou pelo projeto.
- Na minha opinião, a decisão descaracteriza as regras eleitorais. Sou contra. As regras vão mudar a menos de um ano das eleições e isso muda o cenário político.
Embora tenham decidido pela aplicação da lei neste ano, os magistrados do TSE não disseram se ela valerá para políticos condenados antes de sua promulgação.

Com informações da Agência Brasil

COMENTÁRIO SOBRE O FICHA LIMPA

PODE NÃO SER TUDO MAS JÁ É UM BOM COMEÇO. SABER QUE PESSOAS DE INDOLE COMPROMETIDA SERA IMPEDIDO DE SE CANDIDATAR NESSAS ELEIÇÕES. A GENTE SEBE QUE NÃO SERA NENHUM MILAGRE. ENTRETANTO, FICAMOS TORCENDO PARA QUE HAJA MAIS SERIEDADE DESSES PARTIDOS POLITICOS NA HORA DE INDICAREM SEUS ALIADOS OU SEUS PARTIDÁRIOS A SEREM OS SEUS REPRESENTANTES,OU MELHOR OS REPRESENTANTES DE SEUS PARTIDOS.
SE FOSSEMOS UM PAÍS SÉRIO ISSO NÃO SERIA NECESSARIO UM PROJETO FICHA LIMPA, MAS COMO VIVEMOS UMA FARÇA POLITICA, SÃO NECESSÁRIOS TODOS ESSES ARTIFICIOS PARA COMBATER ALGO QUE NATURALMENTE DEVERIA SER ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, JÁ QUE EXSITE PARA REPRESENTAR A DIVERSIDADE DOS DIREITOS E DA LEGALIDADE.
PROFESSOR VALDENI CRUZ

PROJETO FICHA JÁ PASSA A VALER ESSE ANO DE 2010

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewndowski, reafirmou nesta sexta-feira (11) a importância da lei da ficha limpa para evitar candidaturas de políticos que tenham bons antecedentes.
“Foi uma decisão histórica que cumpre a vontade não apenas do Congresso Nacional, mas da cidadania que se expressou através de seus representantes. É uma lei muito importante que elimina do cenário político nacional aqueles que tenham maus antecedentes”, avaliou o ministro.
Em resposta à consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o TSE definiu nesta quinta-feira (10) que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro.

saiba mais


Lei da ficha limpa vale para as eleições de 2010, diz TSEAo avaliar a decisão da Suprema Corte Eleitoral, Lewandowski ressaltou a importância da iniciativa popular para a aprovação da nova regra eleitoral, que surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável por reunir assinaturas de eleitores.
“O Congresso Nacional sensibilizou-se por 1,6 milhão de assinaturas e deu curso a esse projeto de lei que presta um grande serviço à democracia”, disse o presidente do TSE.

Outras três consultas foram protocoladas por parlamentares e perguntam à justiça eleitoral sobre a validade da lei para políticos condenados antes da sanção da norma. Segundo a assessoria do TSE, o plenário da Suprem Corte Eleitoral pode responder essas questões, mas também há possibilidade de os ministros desconsiderarem os questionamentos devido ao início do período de convenções partidárias.
Nesse caso, a dúvida sobre a aplicação da ficha limpa poderá ser resolvida por meio do julgamento de casos concretos, uma vez que os candidatos que tiveram registros negados podem contestar a decisão.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TSE VOTA PROJETO FICHA LIMPA

MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado

TSE decide que Ficha Limpa já vale para eleição de 2010



Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram hoje que a Lei Ficha Limpa vale já para a eleição deste ano. De acordo com a lei, os políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar um cargo eletivo.
O TSE chegou a esse entendimento durante o julgamento de uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O parlamentar perguntou se uma lei sobre inelegibilidades aprovada até 5 de julho deste ano poderia ser aplicada na eleição de outubro. Cinco de julho é o prazo para o registro das candidaturas.
"A lei tem aplicação na eleição de 2010", respondeu o relator da consulta, ministro Hamilton Carvalhido, que foi seguido por 5 de seus 6 colegas de tribunal. O ministro ressaltou que a lei excluiu das disputas apenas os políticos condenados por tribunais e não os que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juízes.
No julgamento, a maioria dos ministros do TSE concluiu que a Lei Ficha Limpa foi aprovada antes das convenções, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la. Há uma jurisprudência consolidada, baseada na Constituição Federal, segundo a qual modificações no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.
"As inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral", afirmou Carvalhido. "Essa lei não tem finalidade casuística", afirmou a ministra Cármen Lúcia, que também votou a favor da aplicação da regra na eleição deste ano. "A cláusula vedadora (à aplicação da lei antes de esperar o prazo de um ano) é categórica", afirmou.
O ministro Marco Aurélio Mello votou contra. "O processo eleitoral está em pleno curso", concluiu. O ministro Marcelo Oliveira ressaltou que o assunto deverá no futuro ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes que os ministros votassem, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição deste ano. Ela afirmou que a lei é resultado de um movimento da sociedade, que não suporta mais os escândalos na política. "Está ligado a insatisfação popular e a vontade popular de mudar, de que tenhamos daqui para frente candidatos que sejam capazes de exercer seus mandatos sem se envolver em escândalos", afirmou. "Entendo que não é um projeto que mereça ser protelado para eleições futuras. Precisa imediatamente atender aos anseios do povo brasileiro."
Tópicos: Eleição 2010, Ficha Limpa, TSE, Nacional, Política

TSE define nesta quinta se ficha limpa vale para as eleições de 2010

TSE define nesta quinta se ficha limpa vale para as eleições de 2010




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve definir nesta quinta-feira (10) se a lei da ficha limpa valerá nas eleições de outubro deste ano. A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos.
Os ministros do TSE vão responder consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Depois da resposta, o plenário do TSE pode editar uma instrução normativa para orientar os juízes eleitorais sobre como proceder nas análises dos pedidos de registro de candidatos. O prazo para formalizar candidaturas começa nesta quinta-feira (10) e vai até as 19h do dia 5 de julho.
Na última terça-feira (8), o senador Arthur Virgílio disse ao G1 que defende a validade das novas regras nas eleições deste ano. “Estou longe de ser um especialista nisso, mas tenho o entendimento de que vale sim para este ano. Eu acho que é desagradável você deixar essa dúvida perdurar, porque ficam pendurados os candidatos. Eles têm direito de saber se podem ser candidatos ou não”, disse o senador.
Estou longe de ser um especialista nisso, mas tenho o entendimento de que vale sim para este ano. Eu acho que é desagradável você deixar essa dúvida perdurar, porque ficam pendurados os candidatos. Eles têm direito de saber se podem ser candidatos ou não"
Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM)
O projeto ficha limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado. O texto da lei indica que as novas regras entrariam em vigor a partir da data da publicação no Diário Oficial da União, o que aconteceu no último dia 7 de junho.
A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) – uma das 44 entidades que compõem o MCCE, espera que o TSE garanta a aplicação da ficha limpa nas eleições deste ano. O presidente da entidade, Mozart Valadares Pires, afirma que a norma não altera o processo eleitoral. “O TSE conhece a leitura do movimento sobre o tema e temos convicção de que o plenário vai referendar nossa convicção”, afirmou o presidente da AMB.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhou documento aos ministros do TSE defendendo a validade da ficha limpa para o pleito deste ano. O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, argumenta que a lei tem como base o artigo 14º da Constituição, que permite estabelecer por meio de lei complementar outros casos de inelegibilidade com a intenção de “proteger a moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato”.
“A lei ficha limpa representa um anseio da sociedade. A matéria não introduz inovação no processo eleitoral, não trata de cassação de direitos políticos e foi aprovada antes de ser deflagrado o processo eleitoral”, ressaltou o presidente da OAB.
Ophir Cavalcante lembra ainda que há uma jurisprudência na Justiça eleitoral a favor da validade da ficha limpa em 2010. Segundo ele, há duas décadas, o plenário do TSE entendeu por unanimidade que a Lei de Inelegibilidades, aprovada em 1990, valeria para as eleições daquele ano.
Polêmica
A aprovação do projeto pelo Senado gerou polêmica por conta de uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), acatada pelo relator, Demóstenes Torres (DEM-GO), que substituiu a expressão "tenham sido condenados" por "que forem condenados".
A intenção, segundo os senadores, era padronizar o projeto, que já trazia nas outras alíneas expressões com o tempo verbal no futuro. A emenda foi considerada apenas uma mudança de redação e não será analisada pelos ministros do TSE nesta quinta-feira, porque não foi tratada na consulta feita pelo senador Arthur Virgílio.

PROJETO FICHA LIMPA

TSE decide hoje se Ficha Limpa vale para eleições deste ano


Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar hoje, 10, consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) sobre a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. A sessão está marcada para as 19h.

A lei torna inelegíveis candidatos que forem condenados por órgão colegiado em crimes como improbidade administrativa, abuso de autoridade, racismo, tortura, abuso sexual, formação de quadrilha, crimes contra a vida e crimes hediondos, entre outros.


O senador questiona especificamente a lei que trata de inelegibilidades. O relator da consulta é o ministro Hamilton Carvalhido.


De acordo com o Código Eleitoral, o TSE deve responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.


Leia mais




Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias

Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

CULTURA DA ÁFRICA DO SUL

Introdução
Em função da diversidade étnica existe na África do Sul, não há neste país uma cultura unificada. Encontramos na África do Sul aspectos culturais africanos e europeus (ingleses e holandeses).
Principais aspectos da cultura sul-africana
Línguas
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.
Culinária sul-africana
A culinária sul-africana recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.
Existe uma espécie de evento social tradicional sul-africano chamado de braai, cujo centro é a comida. Num braai, espécie de churrasco, os homens assam e grelham as carnes, enquanto as mulheres cuidam das saladas e sobremesas. No braai são grelhados diversos tipos de carnes e embutidos (salsicha, coxas de frango, costeletas, carne seca, rabo de boi, linguiça entre outros tipos).
O bitong também é comum na África do Sul. Trata-se de um bife de carne seca que, tradicionalmente, é muito consumido enquanto se assiste alguma atividade esportiva.
Esportes
Os sul-africanos gostam muito de esportes. O rugby, cricket e surf são tradicionais no país e muito praticados. O futebol também é muito apreciado e ganhou grande popularidade após o país ter sido escolhido como sede da Copa de 2010.
Literatura
Importantes nomes da literatura mundial são da África do Sul. Entre eles, podemos destacar J. R. R. Tolkien, nascido em Bloemfontein, autor de O Senhor dos Anéis  e O Hobbit.  Outros representantes são Nadine Gordimer e JM Coetzee, ambos ganhadores de prêmios Nobel de literatura.
Música sul-africana
A música na África do Sul também é muito diversificada como aconteceu com outros aspectos culturais. Estilos regionais africanos (música folclórica) convivem e, muitas vezes, se fundem com a música internacional. Podemos destacar os grupos Jazz Pioneers e Ladysmith Black Mambazo como destaques no campo musical sul-africano, pois conquistaram popularidade em vários países do mundo.
Religião
A África do Sul caracteriza-se por uma grande diversidade e miscigenação religiosa. No país convivem religiões tradicionais africanas, originárias dos povos antigos da região, com religiões cristãs, hinduísmo e islamismo. Porém, cerca de 70% da população sul-africana segue alguma religião cristã, originária dos europeus.
Principais feriados nacionais sul-africanos
- 27 de Abril: Dia da Liberdade (comemorada as primeiras eleições livres após o apartheid)
- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o apartheid)
- 24 de setembro: Dia da Hereditariedade (comemorada a diversidade cultural e étnica no país)

CONHECENDO A ÁFRICA

Copa 2010: Chegou a hora de conhecer a África do Sul “Caro visitante, não importa de onde você venha, sua historia começou aqui”

Hoje ouvi a seguinte pergunta: “Na África do Sul tem internet?”. Esse questionamento me foi feito por uma criança de 10 anos, e que infelizmente não foge a regra da imagem que muitas pessoas têm sobre o continente africano. A pergunta me fez voltar no tempo (uns três anos atrás), quando conversando com uma consultora de viagens de intercâmbio, perguntei se na casa onde ficaria hospedada teria acesso a internet. Prontamente ela respondeu: “Patrícia, você esta indo para África e lá não tem nem computador, quem dirá internet”.

Fiquei surpresa, pois a mesma consultora havia me vendido, dias antes, um pacote de quatro semanas para um país maravilhoso, que estava sendo muito procurado por estudantes no mesmo intuito que o meu: estudar inglês. Ou seja, além de não se dar conta do que estava falando (pois eu poderia naquela hora cancelar minha compra), na verdade ela apresentou a idéia que infelizmente grande parte da população brasileira (e até do mundo) tem quando se fala em África.

Não entrarei no mérito de onde surgiu essa imagem. Deixarei isso para sociólogos e estudiosos do assunto. Acredito apenas que esta impressão existe desde os tempos da escravidão, época em que os negros eram vistos como minoria e seres inferiores, mas não me arrisco a uma conclusão mais aprofundada. Porém, agora estamos em pleno século 21 e, como profissional do jornalismo, penso que a coisa mais importante a se fazer (por todos nós profissionais ou não da comunicação) é mostrar que muito do que se propaga por aí não é verdade.

Reconheço que no continente africano existem lugares, países e situações terríveis. Fome, miséria, guerras tribais, genocídio, corrupção, etc. E tudo isso, meu caro leitor, sei que você já está cansado de saber. Não quero falar sobre isso, pois estarei contribuindo para aumentar a ignorância de não se conhecer o outro lado e desencorajando que deseja conhecer um dos lugares mais lindos do planeta.

Na entrada do museu da África do Sul, na cidade de Cape Town, existe uma frase que diz mais ou menos assim: “Caro visitante: não importa de onde você venha, sua história começou aqui”. Essa frase sintetiza o mais importante. Foi no continente africano que tudo começou. Que começou a história da humanidade.

Se existe uma maneira de mudar/melhorar a imagem de um país, uma das mais eficazes é por meio do turismo. Principalmente quando o lugar ajuda e não precisa de muito esforço para agradar. A África do Sul faz parte desse time seleto de lugares que você não pode morrer sem antes colocar seus pés.

A Copa do Mundo 2010 será uma excelente oportunidade para que o mundo possa realmente descobrir e conhecer um pouco mais sobre uma parte do continente e é a chance que os sul-africanos têm para mostrar toda sua hospitalidade e simpatia.

Mas lembre-se, meu caro leitor, que para que o povo da África possa recepcioná-los tão bem, se faz necessário que abra mão de qualquer pré-conceito que possa vir a ter. Esqueça os pontos negativos. Acredite: o lado bom supera.

Não faca como muitos que já tem uma idéia pré concebida. Se permita assistir a Copa com olhos não somente de torcedor, mas de turista. Se tiver a oportunidade de visitar o país, vá sem receios e aproveite. Tenho certeza de que voltará de lá sendo mais um a querer voltar.

Ah! No próximo post já estarei em terras sul-africanas e poderei mostrar in loco as maravilhas que citei. Pretendo postar fotos e quem sabe vídeos. Enquanto isso veja aí seguir fotos da minha última viagem pra lá.

Abraços!



DSC01392

DSC01405

S7000129

S7000244

NOTICIAS DA COPA DO MUNDO

Brasil cai em grupo difícil na Copa junto com Portugal e Costa do Marfim

Seleção brasileira fica no Grupo G, o preferido da comissão técnica, e também enfrenta a fraca Coreia do Norte na primeira fase
Gustavo Poli, Rafael Pirrho e Zé Gonzalez Direto da Cidade do Cabo, África do Sul
Tamanho da letra
Ampliar Foto Agência/AFP  

Brasil cai em grupo difícil na Copa de 2010

O Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coreia do Norte.

O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.


Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.

Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar Espanha, Itália, Argentina e Alemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.


globoesporte.globo.com

COPA DO MUNDO ESTA NO AR!!



  É maiis uma vez vamos vivenciar a copa do mundo. Dessa vez acontecera na Africa do Sul. são diversos países participando dessa festa do esporte e como sempre nosso país não esta de fora.
VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!
Estamos torcendo pela EXA. são mais de 190 milhões de brasileiros torcendo pela seleção canarinho.
Portanto prepare seu coraçao, sua alegria e solte o grito: É gooooooool do brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil!!!!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FORMAÇAO SOBRE O FUNDEB

Hoje, tivemos mais uma vez o encontro para a formação sobre o FUNDEB, fundo de manutenção desenvolvimento da educaçao básica e dos profissionais da educação. Criado pela EC nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.
Com a partição de várias pessoas, entre elas professores, diretores e até a Secretária de educação Luciene Meneses. Nesses encontros apredemos muito a verdadeira função dos recursos do fundo, ou seja, de como esses recursos deve ser usado. Por meio de diversas informaçoes ficando sabendo quem custeia o fundeb, quais as fontes que geram esses recursos.
Isso só enriquece o municipio de Pentecoste onde pessoas estão se qualificando para execerem cada vez melhor sua cidadania.

terça-feira, 8 de junho de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superavél;quando somos abandonados por nós mesmos,a solidão é quase incurável...
Auguto Cury

Em nosso silencio podemos adentrar o mais profundo de nossas almas.
Esse encontro se torna perfeito quando buscamos a presença de nosso criador, na pessoa de nosso senhor e salvador Jesus Cristo.


ESTUDIO DA RADIO 98,7 FM. ONDE TODOS OS SABADOS FAZEMOS O PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP.
É UMA HONRA TER VOCE COMO NOSSO OUVINTE. SABEMOS QUE NOSSA AUDIENCIA JA É MUITO GRANDE, POREM QUEREMOS CONTINUAR COM SUA NOBRE  COMPANHIA, POIS ESSE É NOSSO OBJETIVO, FAZER COM QUE VOCE SEJA NOSSO PARCEIRO EM TODAS AS HORAS, POIS SO ASSIM UNIREMOS FORÇAS E SEREMOS MAIS FORTE.
OBRIGADO!!!!!!!!!!!! 
TABELA VENCIMENTAL DO MAGISTÉRIO PENTECOSTE


Professor Efetivo com Ensino Médio

Prof. de Educação Básica I –

20h – 40h
Ref. 1 R$ 512,34 - R$ 1.024,67

Ref. 2 R$ 532,83 - R$ 1.065,66

Ref. 3 R$ 554,14 - R$ 1.108,28

Ref. 4 R$ 576,31 - R$ 1.152,61

Ref. 5 R$ 599,36 - R$ 1.196,72

Ref. 6 R$ 623,33 - R$ 1.246,67

Ref. 7 R$ 648,27 - R$ 1.296,53

Ref. 8 R$ 674,20 - R$ 1.348,40


Professor Efetivo com Pedagogia

Prof. de Educação Básica II –

20h – 40h

Ref. 1 R$ 635,30 - R$ 1.270,59

Ref. 2 R$ 660,71 - R$ 1.321,41

Ref. 3 R$ 687,14 - R$ 1.374,27

Ref. 4 R$ 714,62 - R$ 1.429,24

Ref. 5 R$ 748,21 - R$ 1.486,41

Ref. 6 R$ 772,93 - R$ 1.545,87

Ref. 7 R$ 803,85 - R$ 1.607,70

Ref. 8 R$ 836,01 - R$ 1.672,01



Professor Efetivo com Habilitação numa Área específica



Prof. de Educação Básica III –

20h – 40h
Ref. 1 R$ 698,82 - R$ 1.397,65

Ref. 2 R$ 726,78 - R$ 1.453,55

Ref. 3 R$ 755,85 - R$ 1.510,70

Ref. 4 R$ 786,08 - R$ 1.572,17

Ref. 5 R$ 817,53 - R$ 1.635,05

Ref. 6 R$ 850,23 - R$ 1.700,45

Ref. 7 R$ 884,24 - R$ 1.768,47

Ref. 8 R$ 919,61 - R$ 1.839,21





Professor Efetivo Prof. de Ed. Física e Pedagogo –

20h – 40h


Ref. 1 R$ 712,80 - R$ 1.425,60

Ref. 2 R$ 741,31 - R$ 1.482,63

Ref. 3 R$ 770,97 - R$ 1.541,93

Ref. 4 R$ 801,80 - R$ 1.603,61

Ref. 5 R$ 833,88 - R$ 1.667,75

Ref. 6 R$ 867,23 - R$ 1.734,46

Ref. 7 R$ 901,92 - R$ 1.803,84

Ref. 8 R$ 938,00 - R$ 1.876,00

Postado por Sindsep Pentecoste 
 
 
 
PROFESSORES DE PENTECOSTE ELEGEM COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO NOVO PCR

Os professores de Pentecoste estiveram reunidos em Assembleia com a presença da Secretária de Educação Municipal Lucilene Menezes, para eleger os membros da comissão de acompanhamento do PCR do Magistério, representantes da categoria dos professores de Pentecoste.

Aprovado no dia 01 de março deste ano, o novo Plano contempla, dentre outros direitos, a progressão por merecimento em que, todos os professores passarão por avaliações periódicas de desempenho. Na avaliação de desempenho serão adotadas modelos que atendam à natureza das atividades desempenhadas, os fatores de produção e atualização do profissional do magistério, e as condições em que estas são exercidas, observadas as seguintes características: objetividade e adequação dos processos e instrumentos de avaliação; assiduidade, pontualidade, aplicabilidade do conteúdo desenvolvido, domínio do conteúdo, comportamento ético, presteza e disponibilidade de atendimento, comportamento relativo à participação e à qualidade do trabalho e responsabilidade; contribuição do profissional do magistério para a consecução dos objetivos da educação do Município; programas de treinamento e desenvolvimento através de cursos e estágios; participação em comissões examinadoras, revisões, conselhos, cargos comissionados, funções de confiança e assessoramento educacional; produção de trabalho técnico-científico;

Foram eleitos os professores Valdeni Cruz, Ezequiel Bernardo e Socorro Lopes.



ENFIM, O NOVO PCR DO MAGISTÉRIO DE PENTECOSTE

O PCR (Plano de Carreira e Remuneração) do Magistério de Pentecoste foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 01 de março de 2010. Após várias tentativas frustradas, os professores de Pentecoste tem, finalmente, o novo Plano de Cargos e Remuneração do Magistério que deveria ter sido aprovado até o final de 2009 e entrado em vigor desde 1º de janeiro de 2010.
O PCR contempla alguns direitos que foram reivindicados pela categoria durante muito tempo.

PROJETO DE LEI Nº 15/09
REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PENTECOSTE
 São profissionais do Magistério, os profissionais que desempenham as atividades de docência, suporte pedagógico, direção, planejamento, supervisão, orientação e coordenação educacionais;

 Estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional;

 Objetiva a profissionalização e a valorização do profissional do Magistério, bem como a melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços da educação prestados à população;
 Estrutura-se numa sequência lógica e hierárquica de cargos/função, dispostos em 03 (três) classes da função docente, PEB I, PEB II, PEB III, Professor de Educação Física e 01 (uma) classe única de suporte pedagógico (Pedagogo), segundo a escolaridade e a qualificação profissional exigidas;
 A mudança de nível será concedida em até 03 (três) meses após a data do requerimento do profissional do magistério com a apresentação do comprovante de nova habilitação;

 O ingresso na carreira dar-se-á por nomeação para cargos efetivos de Professor da Educação Básica ou Suporte Pedagógico, após aprovação em concurso público de provas e títulos;
 A evolução funcional ocorrerá mediante a avaliação de indicadores de crescimento da capacidade potencial de trabalho do profissional do magistério, passando para um nível superior e/ou de uma referência para outra dentro da mesma classe por via acadêmica – promoção (formação acadêmica em grau superior de ensino) e por via não acadêmica – progressão (experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional na área de atuação e formação);

 A evolução funcional somente fará jus a evolução funcional após o estágio probatório;

 Os diplomas e certificados dos cursos apresentados para obtenção de evolução funcional deverão ter correlação com a área de atuação e formação do profissional do magistério (curta duração, 100h; média duração, entre 100 até 180h e longa duração, acima de 180h);

 O interstício para a concessão da evolução funcional pela via não-acadêmica ocorrerá a cada 03 (três) anos de efetivo exercício do profissional;

 A evolução por merecimento terá início a partir de janeiro de 2010 e sua efetivação ocorrerá em janeiro de 2013;
 Será constituída a Comissão de Gestão da Carreira - CGC, no prazo de 120 (cento e vinte) dias com o fim de promover, coordenar e supervisionar o processo de avaliação de desempenho dos profissionais do magistério;

 Na avaliação de desempenho serão adotadas modelos que atendam à natureza das atividades desempenhadas, os fatores de produção e atualização do profissional do magistério, e as condições em que estas são exercidas, observadas as seguintes características: objetividade e adequação dos processos e instrumentos de avaliação; assiduidade, pontualidade, aplicabilidade do conteúdo desenvolvido, domínio do conteúdo, comportamento ético, presteza e disponibilidade de atendimento, comportamento relativo à participação e à qualidade do trabalho e responsabilidade; contribuição do profissional do magistério para a consecução dos objetivos da educação do Município; programas de treinamento e desenvolvimento através de cursos e estágios; participação em comissões examinadoras, revisões, conselhos, cargos comissionados, funções de confiança e assessoramento educacional; produção de trabalho técnico-científico;

 Gratificação de Incentivo à Docência (Pós-graduação, Especialização Lato Sensu 8% sobre o salário-base; Mestrado, 15% e doutorado, 25%).
 E outros.




quarta-feira, 31 de março de 2010



PROFESSORES DE PENTECOSTE DECEPCIONADOS COM SEUS SALÁRIOS

Os professores de Pentecoste aguardavam desde o 1º de janeiro pela integralização do Piso Nacional do Magistério, garantido pela Lei. Só no final do primeiro trimestre, a Prefeitura Municipal efetivou esse pagamento. Há de se destacar ainda, que os professores de Pentecoste ainda não tem nenhuma data prevista para o pagamento do retroativo da diferença de remuneração referentes aos meses de janeiro e fevereiro.

Todos os trabalhadores tem que manter a si mesmos e suas famílias com alimentação, moradia, vestuário, educação e lazer. Porém, os seus salários não estão, nem de longe, contribuindo para que isso aconteça de forma efetiva. É preciso abrir mão de certas necessidades básicas, o que concorre para diminuir a qualidade de vida dos cidadãos.

SINDICATO DE APUIARES

ABSURDO!

A administração atual do Município de Apuiarés mas uma vez toma medidas totalmente contrarias ao slogam criado pela mesma, ou seja, "direito a liberdade". Sentindo-se incomodado com o trabalho realizado pelo Sindicato que passou a fiscalizar, denunciar e cobrar direitos, a gestão atual numa atitude de retaliação cria um artifício para tentar prejudicar e enfraquecer a luta sindical. No PCCR do Magisterio, artigo 78, coloca como desvio de função quem não se encontra no exercicio docente. Com isto estes servidores passam a perder direitos e garantias especificos ao professor. A primeira atitude é tirar aquele docente dos 60% do FUNDEB, colocando-o no FUNDEB administrativo.
O ironico e absurdo de tudo é que, apesar de existirem varios protegidos do gestor nesta situação, a lei so conseguiu atingir a uma única pessoa, o Presidente do Sindicato.
Reafirmamos mais uma vez que, atitudes como essa nos dar mais forças para lutar contra uma administração que tenta reprimir a liberdade de um sindicato que busca os direitos e a valorização dos servidores o qual representa.

Por SindSep Apuiarés

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...