terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Augusto Cury sobre Educação

O FANTÁSTICO MUNDO DA MENTE HUMANA
Processo de construção de pensamentos e de formação de pensadores
Professor valdeni Cruz



Foto - dez, jovem, crianças, 
sentando, deitando, 
chão, círculo, 
adulto. fotosearch 
- busca de fotos, 
imagens e clipart
Educar é uma arte interminável.(Prof Valdeni)
    Augusto Cury tenta demonstrar através de seus textos que os profissionais da educação são os mais relevantes da sociedade. Tão mais importante do que os psiquiatras. Os psiquiatras tratam as pessoas que adoecem, enquanto que os profissionais da educação lavram os solos da psique para que os seus alunos não fiquem doentes e por isso não sejam tratados pelos psiquiatras. Mais importante ainda do que os magistrados ou juízes de direito. Porque os educadores estimulam a arte de pensar, a capacidade dos alunos de se colocar no lugar dos outros e de envolver os amplos aspectos da cidadania para que eles não cometam crimes e não sejam julgados pelos magistrados.
  Com  uma mão o professor escreve na lousa, com a outra mão, através de suas habilidades, ele pode mudar o mundo através da formação de seres humanos que amam a vida como espetáculo único e imperdível.
    Educar é apostar tudo que temos naqueles que pouco tem. Educar não e valorizar apenas os alunos que tiram as melhores notas, mas dar importância, cuidar, proteger, encorajar e ate provocar a inteligência daqueles alunos que as vezes são rebeldes, que nunca se destacaram nas notas, que nunca subiram no pódio, mas tiveram a coragem de participar da jornada.
   Fazendo uma reflexão sobre essas colocações de Augusto Cury, entendemos porque muitas vezes não temos os resultados esperados na educação brasileira. Temos uma educação que prepara as pessoas para serem egoístas e mesquinhas. Não preparamos cidadãos para a harmonia social, para entender os outros. Quando nos damos conta percebemos que a sociedade esta cada vez mais vazia de tudo. As pessoas estão condições financeiras melhores, mas apesar disso não se percebe mais humanidade. Isso se torna uma preocupação para educadores, visto que não há esse desejo de formar seres pensantes, capazes de transformar o mundo com idéias revolucione do próprio individuo.
  Portanto, nossa missão como educadores esta muito além dos cálculos matemáticos. Está acima de tudo, na capacidade que tivermos de fazer a diferença na vida de nossos educandos.

   

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...