segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O PERIGO DO OCULTISMO - PRÁTICAS OCULTAS - SINCRETISMO RELIGIOSO - MISTICISMO


Justificando o título deste artigo apontamos que esse perigo do ocultismo em nossos dias é cumprimento das profecias bíblicas como I Tm 4.1,2; II Tm 4.3,4 e I Jo 4.1-3. Com o exemplo dessa explosão do ocultismo lemos na revista VEJA de 7 de outubro de 1998 com o título "O MAGNATA DO ZODÍACO" - fala de Walter Mercado o seguinte: "Com um visual andrógino e muita lábia, é o astrólogo número 1 do planeta" . Os seguintes dados são apontados na revista: "No Brasil... a marca WM fatura anualmente cerca de 30 milhões de dólares, cifra que coloca o país como o segundo mercado do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos..." "... a linha 0900, que conta com 250 atendentes, a maioria formada por pais e mães-de-santo, pode atender a 180 chamadas simultaneamente. A um custo de 4,94 reais por minuto, as ligações dos brasileiros aflitos rendem 27 milhões de reais por ano." Outro exemplo lemos na FAMÍLIA EVANGÉLICA de n. 7, p. 28,29 uma entrevista com o ex-paquito Xand que revela que seu pacto com Lúcifer quase o levou ao suicídio e relata que 98% da classe artística faz pacto com o demônio em troca do sucesso.

Como é possível que em nossa época esclarecida, na qual a ciência influencia sobremaneira a humanidade, floresçam de tal maneira a superstição, a feitiçaria, as práticas ocultistas? O problema básico de nossa época não é científico, nem filosófico, ou social. O problema contemporâneo é somente o pecado que nos separa de Deus. Quantas preocupações e aflições, quanta miséria, têm sua origem no pecado. "... o pecado é o opróbrio dos povos" (Pv 14.34).



ADVERTÊNCIA

Sabemos que ao falarmos sobre o ocultismo estaremos despertando a atenção de algumas pessoas para fatos e práticas que ignoravam. Não pretendemos estimular a curiosidade de alguém a ponto de tornar o ocultismo uma obsessão. Devemos ter presente as palavras de Paulo em Rm 16.19, "... quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal." Podemos estar a par das atividades do diabo sem nos deixarmos envolver pela obsessão ou fascinação doentia.

Pretendemos que os nossos leitores tenham um melhor conhecimento do ocultismo nos seguintes aspectos:

a. Um conhecimento mais profundo de experiências místicas;
b. Preparação para entender os praticantes do ocultismo;
c. Orientação para estudos mais profundos;
d. Discernimento entre crendices ocultistas e o Cristianismo.

Podemos incorrer em dois extremismos quando estudamos sobre o Ocultismo

1. é não crer na influência diabólica das suas práticas;
2. crer e desenvolver um interesse mórbido em relação ao Ocultismo. O diabo gosta de ambos extremismos. Ao falarmos sobre o ocultismo devemos ter cuidado para não ver o demônio em tudo e nem negarmos totalmente sua influência e suas obras.

DEFINIÇÃO

O vocábulo 'oculto' deriva-se da palavra latina 'occultus' e significa escondido, secreto, obscuro, aquilo que é de falso fundamento, misterioso. São fenômenos que parecem escapar ou escapam ao domínio dos cinco sentidos. A palavra sinônima de oculto é esotérico e está relacionada com a doutrina que se oculta das pessoas em geral e se revela apenas aos iniciados. Brasília é conhecida como uma cidade ocultista ou esotérica por contar com diferentes recantos onde se pratica o misticismo em todas as suas modalidades, entre as quais se destacam a "A Cidade da Paz", o " Vale do Amanhecer" e a "Cidade Eclética".


ORIGEM DO OCULTISMO

Babilônia, foi o berço do ocultismo, notadamente da adivinhação e dali as práticas se espalharam por toda a terra com a povoação que se espalhava (Gn 11.8,9). Deus frustrou as previsões ocultistas nos dias de Moisés e Arão, quando realizaram sinais diante de Faraó, ao transformar varas em serpentes. A serpente de Moisés engoliu as serpentes dos praticantes de ciências ocultas de Faraó e depois em repetir as pragas sobre o Egito (Ex 7.8-12, 19-22; 8.5-11,16-19; 9.11). Os reis antigos usavam muito as práticas ocultistas. Nabucodonozor tomou a decisão de atacar Jerusalém depois de recorrer ao ocultismo (Ez 21.21,22). A prática adotada por Nabucodonozor é conhecida como hepatoscopia (adivinhar pelo fígado do animal). Amã, inimigo dos judeus, pretendeu matar Mardoqueu empregando métodos ocultistas ao levantar uma forca valendo-se de adivinhação ( Et 3.7-9; 9.24,25; Nm 23.23).


FENÔMENOS E PRÁTICAS

Existem dezenas de práticas e fenômenos ocultistas. Espiritismo , (mediunidade, clarividência, clariaudiência, operações psíquicas), satanismo (magia branca e magia negra, pactos satânicos), adivinhação (do latim 'divus', pertencente a deus, significando que a informação recebida provém de deuses e as práticas como cartomancia, quiromancia, pêndulos, mandala, hidroscopia, búzios, tarô, runas, numerologia, bolas de cristal são algumas dessas práticas); Poderes Extra-Sensoriais como: premonição, psicometria, telepatia, levitação; muitos casos de medicina holística ( casos de terapia com Florais, aromaterapia, cromoterapia, Reiki, Controle mental, fitoterapia, ioga, cristalterapia, meditação transcendental), talismãs (magia que encanta), amuletos (anéis, figas, patuás, trevo de quatro folhas), ufologia, gnomos, duendes, xamanismo, anjos cabalísticos, fantasmas, benzimentos etc.


PRATICANTES

Os que usam de tais práticas são conhecidos como sensitivos, videntes, parapsicólogos, gurus, mestres, babalorixás, ialorixás, benzedeiras, satanistas, canalizadores. Dentro do ocultismo a pessoa se sente poderosa e dominadora. O perfil da bruxa moderna é bastante diferente da imagem que as pessoas costumam ver em histórias de quadrinho como Madame Mim, Maga Patológica de Walt Disney com nariz adunco, rosto enrugado, roupa preta e chapéu preto, montada numa vassoura. Hoje elas são elegantes, bonitas, bem vestidas, atendem em seus apartamentos, cercadas de toda a tecnologia, como computador e telefone celular etc. Fazem cursos que demoram até sete anos. Aconselham geralmente acerca da vida sentimental, profissional e financeira das pessoas que as procuram.

SEITAS ENVOLVIDAS COM O OCULTISMO

O ocultismo faz parte de um sistema denominado Nova Era, através do qual se interligam várias seitas. Indicamos algumas: Ordem Rosa Cruz, Maçonaria, Ciência Cristã, Igreja Universal e Triunfante (de Elizabeth Clare Prphet), Mormonismo (com o Anjo Moroni), Igreja da Unificação (rev. Moon) , Igreja Seicho-No-Ie, Igreja Messiânica Mundial, Teosofia, Antroposofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, seitas afro-brasileiras (Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Vodu), seitas espíritas (Kardecismo, LBV, Racionalismo Cristão, Cultura Racional).

O SOBRENATURAL

O que diz a Bíblia sobre o assunto? Afirma que qualquer manifestação de poder sobrenatural pode advir de duas fontes: de Deus ou do diabo. Que o homem tenha poderes próprios é totalmente fora da Bíblia. O PES ou PSI é totalmente demoníaco e nenhum poder neutro existe no homem.

1. Os milagres mencionados na Bíblia sempre foram realizados por Deus através de homens que se consagraram a Ele. Assim foram Moisés, Josué, Elias, Eliseu, Daniel, e outros. Só foram capazes de realizar milagres pelo poder de Deus. Quem eram os apóstolos Pedro, João, Paulo antes de conhecer a Cristo? Fizeram eles algum milagre? O maior homem, dos concebidos de mulher, na linguagem de Jesus - João Batista - não fez nenhum milagre (Jo 10.41). Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer..."(Jo 15.5);

2. Se o PES ou PSI fosse inato no homem, qualquer um seria capaz de desenvolvê-lo, mas se observa que apenas alguns dos homens iniciados dentro de certos conhecimentos ocultistas. Em nenhum lugar da Bíblia é dito que o homem tem poder inato do tipo ocultista. Pelo contrário, poder extra-sensorial sempre vem de uma ou de outra fonte - de Deus ou dos demônios;

3. Algumas declarações bíblicas que revelam a incapacidade do homem de demonstrar poder extra-sensorial oriundo de si mesmo:"Andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés?"(Pv 6.28). Com relação à capacidade de interpretar sonhos, José respondeu a Faraó: "Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó." (Gn 41.16). O livro de Daniel é repleto de relatos de Deus dar a Daniel especial habilidade de conhecimento e interpretações de sonhos e visões. Separadamente de Deus, Daniel se julgava incapaz de tais interpretações: "Ora, a estes quatro mancebos Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos"(Dn 1.17). Daniel afirmou: "E a mim me foi revelado este segredo, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração" (Dn 2.30).

Jesus, quando mandou os setenta discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar demônios, dizendo: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e nada vos fará dano algum" (Lc 10.19).

Quando Pedro curou o coxo e notou a surpresa de todos como se ele próprio fizesse o coxo andar explicou o seguinte: "Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?"(At 3.12).

Ainda para levantar Enéias disse Pedro: "Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou " (At 9.34).

CARACTERÍSTICAS DOS MILAGRES DE ORIGEM DIVINA

Biblicamente, os milagres operados por Deus têm certos requisitos. Os milagres de origem divina são realizados para: glorificar a Deus, edificar a Igreja de Jesus e validar a pregação do evangelho.

A Bíblia relata o milagre de três amigos de Daniel de serem preservados de forma sobrenatural quando foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente, Deus os preservou porque haviam sido punidos por recusar se prostrar diante da imagem que o rei havia levantado (Dn 3.21-29). Os três homens foram poupados para glória e honra do Deus verdadeiro.

Em At 14.3, lemos: "Detiveram-se pois muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios" (At 14.3). "Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus: de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo” (Rm 15.19). "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja" (I Co 14.12).

CARACTERÍSTICAS DOS MILAGRES DEMONÍACOS

Existem características dos milagres realizados pelos demônios, alguns deles como impostores de Cristo e operados como apoio das falsas religiões: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade"(Mt 7.22,23). "E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido a gente de Samaria, dizendo que era uma grande personagem. Ao qual todos atendiam, desde o mais pequeno até ao menor, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no a ele, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas"(At 8.9-11).

Quando Paulo em nome de Jesus expulsou o demônio da adivinhação da jovem de Filipos, ela perdeu a faculdade de adivinhar (At 16.16-19). "A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira" (II Ts 2.9). "Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios..."(Ap 16.14).

CONSEQUÊNCIAS DAS PRÁTICAS OCULTISTAS

A desobediência à Bíblia é como um pecado de feitiçaria e a rebelião é como a idolatria e o culto a ídolos (I Sm 15.23). "Porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos, Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira"( II Ts 2.10).

Quando Deus declara que abomina as práticas ocultistas (Dt 18.12), muitas pessoas não levam a sério essa observação bíblica. As conseqüências do pecado de superstição podem ser: intranqüilidade, angústias, melancolia, inclinação para o suicídio, sexualidade exagerada com inclinações para práticas de sexo pervertido, raiva incontida, avareza, pavorosas tensões íntimas, pesadelos, depressões, pensamentos terríveis, blasfêmias, aversão à Palavra de Deus, alucinações visuais e auditivas, psicose mística.

SEJA LIVRE

Você quer ser livre? Então:"Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" (I Jo 3.8). Jesus ajuda, salva e dá a vida eterna (Jo 5.24). O seu sangue liberta de toda a maldição e rompe as algemas (Jo 1.29). Não importa que sejam correntes fortes que prendem ao vício, amarras do ocultismo e superstição (Jo 8.32-36).

RECONHEÇA

Que a prática do ocultismo é um grave pecado diante de Deus:"... Não agourareis nem adivinhareis"(Lv 19.26)."Quando pois algum homem ou mulher em si tiver um espírito adivinho, ou for encantador, certamente morrerão; com pedras se apedrejarão; o seu sangue é sobre eles"(Lv 20.27)."Mas... aos feiticeiros... a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Ap 21.8).

QUEIME

Todos os livros, panfletos, cartas, calendários, almanaques (do pensamento), pêndulos, amuletos e outras coisas que ainda o ligam a esses pecados.

ORE

De todo o seu espírito, alma e corpo, de todo o seu coração, uma oração de renúncia ao pecado: "Pai, em nome do teu filho Jesus Cristo, eu peço perdão dos meus pecados e renuncio a todas as obras malignas e me entrego a ti, purifica-me de todo mal, através do sangue precioso de Jesus Cristo, teu filho, para ser fiel até o fim em fé e obediência a tua palavra. Assim eu te peço, oh! Pai, no nome do Senhor Jesus, nosso Salvador! Amém."

3 comentários:

João Claudio disse...

Esta postagem é muito edificante que o Senhor Jesus te ilumine para continuar trazendo luz as pessoas assim faremos o papel de agentes transformadores desta Sociedade Corrompida pelo pecado

Unknown disse...

Foi um belo comentario. Me ajudou muito.mas espiritismo na minha opinião é uma das religiões menos misticas

Anônimo disse...

Para mim, até mesmo uma religião dita evangélica, protestante ou reformada mas que organiza seus compêndios doutrinários e ordenações eclesiásticas baseados apenas no entendimento de homens falhos que valorizam mais a forma do que o conteúdo, ou que tem a mecânica mas não a dinâmica, acabam por extinguir a chama do Espirito Santo de Deus, perdem sua identidade como Igreja Verdadeira, pois desprezam a Palavra e assim se tornam igrejas mortas (que tem apenas aparência de que vive, mas está morta) pois despreza o único e verdadeiro alimento espiritual que é a Palavra de Deus, são tão perigosas quanto as seitas espiritualistas pois acabam matando a essência da genuína fé cristã na mente e no coração das pessoas. Infelizmente é exatamente isso que vem acontecendo em muitas igrejas evangélicas hoje em dia. Que Deus se apiede e tenha misericórdia de nós!

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...