domingo, 1 de abril de 2012

LITURGIA DESTE DOMINGO DE RAMOS


1ª Leitura - Is 50,4-7
Não desviei meu rosto das bofetadas e
cusparadas; sei que não serei humilhado.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,4-7
4O Senhor Deus deu-me língua adestrada,para que eu saiba dizerpalavras de conforto à pessoa abatida;ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido,para prestar atenção como um discípulo.5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás.6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.7Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador,por isso não me deixei abater o ânimo,conservei o rosto impassível como pedra,porque sei que não sairei humilhado.Palavra do Senhor.

2ª Leitura - Fl 2,6-11
Humilhou-se a si mesmo; por isso, 
Deus o exaltou acima de tudo. 
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2,6-11

6Jesus Cristo, existindo em condição divina,não fez do ser igual a Deus uma usurpação,7mas ele esvaziou-se a si mesmo,assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens.Encontrado com aspecto humano,8humilhou-se a si mesmo,fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.9Por isso, Deus o exaltou acima de tudoe lhe deu o Nome que está acima de todo nome.10Assim, ao nome de Jesus,todo joelho se dobre no céu,na terra e abaixo da terra,11e toda lingua proclame : 'Jesus Cristo é o Senhor',para a glória de Deus Pai.Palavra do Senhor.

Evangelho - Mc 14,1-15,47
Procuravam um meio de prender Jesus à traição, para matá-lo. 
+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos 14,1-15,47

1Faltavam dois dias para a Páscoae para a festa dos Ázimos.Os sumos sacerdotes e os mestres da Leiprocuravam um meio de prender Jesus à traição,para matá-lo.2Eles diziam: 'Não durante a festa,para que não haja um tumulto no meio do povo.'Derramou perfume em meu corpo, preparando-o para a sepultura.3Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso.Quando estava à mesa,veio uma mulher com um vaso de alabastrocheio de perfume de nardo puro, muito caro.Ela quebrou o vasoe derramou o perfume na cabeça de Jesus.4Alguns que estavam ali ficaram indignados e comentavam:'Por que este desperdício de perfume?5Ele poderia ser vendidopor mais de trezentas moedas de prata,que seriam dadas aos pobres.'E criticavam fortemente a mulher.6Mas Jesus lhes disse:'Deixai-a em paz! Por que aborrecê-la?Ela praticou uma boa ação para comigo.7Pobres sempre tereis convoscoe quando quiserdes podeis fazer-lhes o bem.Quanto a mim não me tereis para sempre.8Ela fez o que podia: derramou perfume em meu corpo,preparando-o para a sepultura.9Em verdade vos digo,em qualquer parte que o Evangelho for pregado,em todo o mundo,será contado o que ela fez,como lembrança do seu gesto.'Prometeram a Judas Iscariotes dar-lhe dinheiro.10Judas Iscariotes, um dos doze,foi ter com os sumos sacerdotespara entregar-lhes Jesus.11Eles ficaram muito contentes quando ouviram isso,e prometeram dar-lhe dinheiro.Então, Judas começou a procuraruma boa oportunidade para entregar Jesus.Onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?12No primeiro dia dos ázimos,quando se imolava o cordeiro pascal,os discípulos disseram a Jesus:'Onde queres que façamos os preparativospara comeres a Páscoa?'13Jesus enviou então dois dos seus discípulose lhes disse: 'Ide à cidade.Um homem carregando um jarro de águavirá ao vosso encontro. Segui-o14e dizei ao dono da casa em que ele entrar:'O Mestre manda dizer: onde está a salaem que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?'15Então ele vos mostrará, no andar de cima,uma grande sala, arrumada com almofadas.Ali fareis os preparativos para nós!'16Os discípulos saíram e foram à cidade.Encontraram tudo como Jesus havia dito,e prepararam a Páscoa.Um de vós, que come comigo, vai me trair.'17Ao cair da tarde, Jesus foi com os doze.18Enquanto estavam à mesa comendo,Jesus disse: 'Em verdade vos digo,um de vós, que come comigo, vai me trair.'19Os discípulos começaram a ficar tristese perguntaram a Jesus, um após outro:'Acaso serei eu?'20Jesus lhes disse:'É um dos doze, que se serve comigo do mesmo prato.21O Filho do Homem segue seu caminho,conforme está escrito sobre ele.Ai, porém, daquele que trair o Filho do Homem!Melhor seria que nunca tivesse nascido!'Isto é o meu corpo. Isto é o meu sangue, o sangue da aliança.22Enquanto comiam, Jesus tomou o pãoe, tendo pronunciado a bênção,partiu-o e entregou-lhes, dizendo:'Tomai, isto é o meu corpo.'23Em seguida, tomou o cálice, deu graças,entregou-lhes e todos beberam dele.24Jesus lhes disse:'Isto é o meu sangue, o sangue da aliança,que é derramado em favor de muitos.25Em verdade vos digo,não beberei mais do fruto da videira,até o dia em que beberei o vinho novo no Reino deDeus.'Antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás.26Depois de terem cantado o hino,foram para o monte das Oliveiras.27Então Jesus disse aos discípulos:'Todos vós ficareis desorientados,pois está escrito:'Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão.'28Mas, depois de ressuscitar,eu vos precederei na Galiléia.'29Pedro, porém, lhe disse:'Mesmo que todos fiquem desorientados,eu não ficarei.'30Respondeu-lhe Jesus:'Em verdade te digo,ainda hoje, esta noite,antes que o galo cante duas vezes,três vezes tu me negarás.'31Mas Pedro repetiu com veemência:'Ainda que tenha de morrer contigo, eu não te negarei.'E todos diziam o mesmo.Começou a sentir pavor e angústia.32Chegados a um lugar chamado Getsêmani,disse Jesus aos discípulos:'Sentai-vos aqui, enquanto eu vou rezar!'33Levou consigo Pedro, Tiago e João,e começou a sentir pavor e angústia.34Então Jesus lhes disse:'Minha alma está triste até a morte.Ficai aqui e vigiai.'35Jesus foi um pouco mais adiantee, prostrando-se por terra, rezavaque, se fosse possível, aquela hora se afastasse dele.36Dizia: 'Abbá! Pai! Tudo te é possível:Afasta de mim este cálice!Contudo, nóo seja feito o que eu quero,mas sim o que tu queres!'37Voltando, encontrou os discípulos dormindo.Então disse a Pedro:'Simão, tu estás dormindo?Não pudeste vigiar nem uma hora?38Vigiai e orai, para não cairdes em tentaçóo!Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.'39Jesus afastou-se de novoe rezou, repetindo as mesmas palavras.40Voltou outra vez e os encontrou dormindo,porque seus olhos estavam pesados de sonoe eles não sabiam o que responder.41Ao voltar pela terceira vez, Jesus lhes disse:'Agora podeis dormir e descansar.Basta! Chegou a hora!Eis que o Filho do Homem é entreguenas mãos dos pecadores.42Levantai-vos! Vamos!Aquele que vai me trair já está chegando.'Prendei-o e levai-o com segurança!'43E logo, enquanto Jesus ainda falava,chegou Judas, um dos doze,com uma multidão armada de espadas e paus.Vinham da parte dos sumos sacerdotes,dos mestres da Lei e dos anciãos do povo.44O traidor tinha combinado com eles um sinal,dizendo: 'É aquele a quem eu beijar.Prendei-o e levai-o com segurança!'45Judas logo se aproximou de Jesus, dizendo:'Mestre!', e o beijou.46Então lançaram as mãos sobre ele e o prenderam.47Mas um dos presentes puxou a espadae feriu o empregado do sumo sacerdote,cortando-lhe a orelha.48Jesus tomou a palavra e disse:'Vós saístes com espadas e paus para me prender,como se eu fosse um assaltante.49Todos os dias eu estava convosco, no Templo, ensinando,e não me prendestes.Mas isto acontece para que se cumpram as Escrituras.'50Então todos o abandonaram e fugiram.51Um jovem, vestido apenas com um lençol,estava seguindo a Jesus, e eles o prenderam.52Mas o jovem largou o lençol e fugiu nu.Tu és o Messias, o Filho de Deus Bendito?53Então levaram Jesus ao Sumo Sacerdote,e todos os sumos sacerdotes, os anciãose os mestres da Lei se reuniram.54Pedro seguiu Jesus de longe,até o interior do pátio do Sumo Sacerdote.Sentado com os guardas, aquecia-se junto ao fogo.55Ora, os sumos sacerdotes e todo o Sinédrioprocuravam um testemunho contra Jesus,para condená-lo à morte, mas não encontravam.56Muitos testemunhavam falsamente contra ele,mas seus testemunhos não concordavam.57Alguns se levantarame testemunharam falsamente contra ele, dizendo:58'Nós o ouvimos dizer:'Vou destruir este templo feito pelas mãos dos homens,e em três dias construirei um outro,que não será feito por mãos humanas!`'59Mas nem assim o testemunho deles concordava.60Então, o Sumo Sacerdote levantou-se no meio delese interrogou a Jesus:'Nada tens a responder ao que estes testemunham contra ti?'61Jesus continuou calado, e nada respondeu.O Sumo Sacerdote interrogou-o de novo:'Tu és o Messias, o Filho de Deus Bendito?'62Jesus respondeu: 'Eu sou.E vereis o Filho do Homemsentado à direita do Todo-Poderoso,vindo com as nuvens do céu.'63O Sumo Sacerdote rasgou suas vestes e disse:'Que necessidade temos ainda de testemunhas?64Vós ouvistes a blasfêmia! O que vos parece?'Então todos o julgaram réu de morte.65Alguns começaram a cuspir em Jesus.Cobrindo-lhe o rosto, o esbofeteavam e diziam:'Profetiza!'Os guardas também davam-lhe bofetadas.Nem conheço esse homem de quem estais falando.66Pedro estava em baixo, no pátio.Veio uma criada do Sumo Sacerdote,67e, quando viu Pedro que se aquecia,olhou bem para ele e disse:'Tu também estavas com Jesus, o Nazareno!'68Mas Pedro negou, dizendo:'Não sei e nem compreendo o que estás dizendo!'E foi para fora, para a entrada do pátio.E o galo cantou.69A criada viu Pedro,e de novo começou a dizer aos que estavam perto:'Este é um deles.'70Mas Pedro negou outra vez.Pouco depois,os que estavam junto diziam novamente a Pedro:'É claro que tu és um deles, pois és da Galiléia.'71Aí Pedro começou a maldizer e a jurar, dizendo:'Nem conheço esse homem de quem estais falando.'72E nesse instante um galo cantou pela segunda vez.Lembrou-se Pedro da palavra que Jesus lhe havia dito:'Antes que um galo cante duas vezes,três vezes tu me negarás.'Caindo em si, ele começou a chorar.Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?15,1Logo pela manhã, os sumos sacerdotes,com os anciãos, os mestres da Lei e todo o Sinédrio,reuniram-se e tomaram uma decisão.Levaram Jesus amarrado e o entregaram a Pilatos.2E Pilatos o interrogou:'Tu és o rei dos judeus?'Jesus respondeu: 'Tu o dizes.'3E os sumos sacerdotesfaziam muitas acusações contra Jesus.4Pilatos o interrogou novamente:'Nada tens a responder?Vê de quanta coisa te acusam!'5Mas Jesus não respondeu mais nada,de modo que Pilatos ficou admirado.6Por ocasião da Páscoa,Pilatos soltava o prisioneiro que eles pedissem.7Havia então um preso, chamado Barrabás,entre os bandidos, que, numa revolta,tinha cometido um assassinato.8A multidão subiu a Pilatos e começou a pedirque ele fizesse como era costume.9Pilatos perguntou:'Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?'10Ele bem sabia que os sumos sacerdoteshaviam entregado Jesus por inveja.11Porém, os sumos sacerdotes instigaram a multidãopara que Pilatos lhes soltasse Barrabás.12Pilatos perguntou de novo:'Que quereis então que eu façacom o rei dos Judeus?'13Mas eles tornaram a gritar: 'Crucifica-o!'14Pilatos perguntou: 'Mas, que mal ele fez?'Eles, porém, gritaram com mais força: 'Crucifica-o!'15Pilatos, querendo satisfazer a multidão,soltou Barrabás, mandou flagelar Jesuse o entregou para ser crucificado.Teceram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça.16Então os soldados o levaram para dentro do palácio,isto é, o pretório,e convocaram toda a tropa.17Vestiram Jesus com um manto vermelho,teceram uma coroa de espinhose a puseram em sua cabeça.18E começaram a saudá-lo: 'Salve, rei dos judeus!'19Batiam-lhe na cabeça com uma vara.Cuspiam nele e, dobrando os joelhos,prostravam-se diante dele.20Depois de zombarem de Jesus,tiraram-lhe o manto vermelho,vestiram-no de novo com suas próprias roupase o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota.21Os soldados obrigaram um certo Simão de Cirene,pai de Alexandre e de Rufo, que voltava do campo,a carregar a cruz.22Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota,que quer dizer 'Calvário'.Ele foi contado entre os malfeitores.23Deram-lhe vinho misturado com mirra,mas ele nóo o tomou.24Então o crucificarame repartiram as suas roupas, tirando a sorte,para ver que parte caberia a cada um.25Eram nove horas da manhã quando o crucificaram.26E ali estava uma inscriçãocom o motivo de sua condenação: 'O Rei dos Judeus'.27Com Jesus foram crucificados dois ladrões,um à direita e outro à esquerda.(28)Porque eu vos digo:É preciso que se cumpra em mim a Palavra da Escritura:'Ele foi contado entre os malfeitores.'A outros salvou, a si mesmo não pode salvar!29Os que por ali passavam o insultavam,balançando a cabeça e dizendo:'Ah! Tu que destróis o Temploe o reconstróis em três dias,30salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!'31Do mesmo modo, os sumos sacerdotes,com os mestres da Lei,zombavam entre si, dizendo:'A outros salvou, a si mesmo não pode salvar!32O Messias, o rei de Israel...que desça agora da cruz,para que vejamos e acreditemos!'Os que foram crucificados com ele também o insultavam.Jesus deu um forte grito e expirou.33Quando chegou o meio-dia,houve escuridão sobre toda a terra,até as três horas da tarde.34Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte:'Eli, Eli, lamá sabactâni?',que quer dizer: 'Meu Deus, meu Deus,por que me abandonaste?'35Alguns dos que estavam ali perto, ouvindo-o, disseram:'Vejam, ele está chamando Elias!'36Alguém correu e embebeu uma esponja em vinagre,colocou-a na ponta de uma varae lhe deu de beber, dizendo:'Deixai! Vamos ver se Elias vem tirá-lo da cruz.'37Então Jesus deu um forte grito e expirou.Aqui todos se ajoelham e faz-se uma pausa.38Neste momento a cortina do santuáriorasgou-se de alto a baixo, em duas partes.39Quando o oficial do exército,que estava bem em frente dele,viu como Jesus havia expirado, disse:'Na verdade, este homem era Filho de Deus!'40Estavam ali também algumas mulheres,que olhavam de longe;entre elas, Maria Madalena,Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé.41Elas haviam acompanhado e servido a Jesusquando ele estava na Galiléia.Também muitas outrasque tinham ido com Jesus a Jerusalém, estavam ali.José rolou uma pedra à entrada do sepulcro.42Era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,e já caíra a tarde.43Então, José de Arimatéia,membro respeitável do Conselho,que também esperava o Reino de Deus,cheio de coragem, veio a Pilatose pediu o corpo de Jesus.44Pilatos ficou admirado,quando soube que Jesus estava morto.Chamou o oficial do exércitoe perguntou se Jesus tinha morrido há muito tempo.45Informado pelo oficial,Pilatos entregou o corpo a José.46José comprou um lençol de linho,desceu o corpo da cruz e o envolveu no lençol.Depois colocou-o num túmulo, escavado na rocha,e rolou uma pedra à entrada do sepulcro.47Maria Madalena, e Maria, mãe de Joset,observavam onde Jesus foi colocado.Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...