quarta-feira, 4 de abril de 2012

PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS NO MUNDO


Mais de 200 milhões de cristãos são perseguidos no mundo


Da redação, com Rádio Vaticano


“São cerca 200 milhões os cristãos que são perseguidos anualmente e de cinco em cinco minutos morre um cristão por causa da sua fé. A situação é dramática no mundo e nós assistimos a um agravar-se das situações”: foi o que sublinhou a Diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, em Portugal, Catarina Martins, durante entrevista à Rádio Renascença, na terça-feira, 3.
Um dos casos mais graves de perseguição atinge neste momento a minoria cristã na Síria. Num país em revolução, a pressão dos militantes islâmicos já levou mais de mais de 50 mil cristãos a fugirem para o Líbano.
“A Primavera Árabe está provocando muitas alterações políticas nestes países e os cristãos têm sido vítimas, uma vez que o regime ditatorial passa para um regime de ditadura religiosa”, diz a diretora da fundação.
Segundo ela, na Síria é preocupante. “Era um país onde se podia fazer a passagem para o Ocidente. Neste momento não é um local onde os cristãos possam estar seguros”, explicou.
Catarina Martins sublinha ainda a generosidade dos portugueses que aderem habitualmente às campanhas lançadas. Para apoiar os refugiados sírios, a Ajuda à Igreja que Sofre enviou nos últimos dias alimentos e tendas no valor de 80 mil euros. “São situações de emergência, de pessoas que vivem sem dignidade, já perderam familiares e é necessário apoiá-las em pequenas coisas para dignificá-las no dia a dia”, destaca.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que está ligada à Santa Sé, apoia as comunidades cristãs em dificuldade. A prioridade é a formação de sacerdotes e a reconstrução de igrejas, como aconteceu recentemente no México e Cuba onde o Papa esteve na última semana. Às vezes, como é o caso agora na Síria, é preciso ajudar com bens de primeira necessidade. 

Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...