terça-feira, 29 de maio de 2012

Educação de Pentecoste e suas contradições




dia_desafio_2012_7A educação de Pentecoste está de parabéns. é um momento realmente muito importante para o município pois gradativamente estamos melhorando a educação de nossas crianças e alcançando os objetivos e as metas a que nos propomos. A prova disso foi a conquista do troféu "Escola Nota 10" concedido pela CREDE 2 ao nosso município e entregue pela Secretária de Educação, Sra. Lucilene Menezes e a nossa Coordenadora Helena ao prefeito Bosco. Um troféu de honra ao mérito que nos deixa bastante orgulhosos como reconhecimento por nossa educação municipal ter alcançado o Prêmio Escola Nota 10 do Governo do Estado do Ceará. -"E não vamos parar por aquí, este prêmio aumentou ainda mais a nossa responsabilidade e a vontade de continuarmos trabalhando ainda mais para que nossa educação seja uma das melhores do estado do Ceará", disse a Secretária enfatizando ainda: "este troféu é dedicado a todos os coordenadores pedagógicos, professores, gestores e funcionários da Secretaria de Educação, pelo empenho de cada um em prol da educação do nosso município e em especial ao Prefeito João Bosco pelo apoio que nos tem dado", finalizou.

Fonte: Prefeitura de Pentecoste



COMENTÁRIO/ PROFESSOR VALDENI

1- Eu ficaria imensamente orgulhoso com esta notícia se não fosse o outro lado da história. Alguns ficam apenas com a casca. Este resultado é claro que é bom e eu não seria hipócrita de dizer que não fico Feliz. Entretanto, não sou alienado nem tenho problema de amnésia em achar que por causa desses resultados tudo na educação de Pentecoste é uma maravilha.
Como é do conhecimento de alguns, há alguns dias atrás, notifiquei aqui mesmo neste blog, um problema refente a ESCOLA VICENTE FEIJÓ DE MELO, onde trabalho desde 2002. Notifiquei sobre o problema com a internet da Escola que desde o começo do ano não funciona. Agora você imagine o porque. Simplesmente um roteador de sinal para poder distribuir o sinal para os outros computadores. Eu perturbei a Direção até eles conseguirem falar com o pessoal da Secretaria de Educação. Esta por sua vez, mandou o técnico ir olhar e constatando o problema. Constatando-o, relatou não sei pra quem. O resultado é que até agora nada aconteceu. Sabemos todos que o problema atinge direitamente aos nosso alunos que não podem fazer pesquisas e simulados e etc. A internet é perfeita, mas impossibilitada de ser usada pelos alunos por causa se um simples ROTEADOR.

2- Outra situação é os nossos direitos, que mesmo sendo reconhecido como direito, fazem de conta que não é nada. O Quinquênio   e Licença Prêmio, por exemplo, direito garantido desde muito tempo, e estando na Lei Orgânica do Município, resolvem simplesmente fazer descaso para com estes profissionais, não cumprindo com o que a Lei pede. Estes, que como já citei em outra oportunidade, são desrespeitados. Estes, que para receber o que é seu é preciso que a justiça obrigue a pagar por meio de acordo, como é o caso do RATEIO, no fim do ano de 2011.
Sei que muitos ao lerem isto aqui, dirão que sou um bobo. Talvez eu seja realmente um bobo, mas prefiro ser um bobo que tem consciência da realidade, do que ser considerado alguém que tenta defender coisas que não existem somente para manter alguns míseros privilégios. Posso correr o risco de ser considerado bobo, mas não corro o risco de ser desapontado um dia desses por concordar com falta de respeito contra si próprio.
Não ganharei dinheiro algum por escrever a verdade, mas com certeza o que está impresso aqui precisa ser muito atrevido para dizer que isso não é verdade ou dizer que eu não tenho razão no que digo agora.   
A educação de Pentecoste não é a pior do Ceará e, como educador, sinto-me responsável pelo avanço que alcançamos, embora pequeno, mas seria uma tremenda ignorância minha querer reconhecer outra pessoa responsável por esta vitória que não unicamente aos profissionais da educação. Estes sim, merecem nossos aplausos, pois mesmo em meio a tantos dessabores, estão lá dando a vida para que esses efeitos positivos venham a acontecer.  Digo dessabores pelo já comentei antes. Somos desvalorizados. Dizem por ai que já ganhamos horrores, que não trabalhamos, que só queremos ganhar dinheiro... Engraçado! Agente trabalha e quem trabalha merece ganhar dignamente. Pior é quem não sabe de nada, querer dizer quanto deve ganhar um professor, como se estes houvessem estudado para saber o quanto custa estudar e, além disso ter que pagar para estudar, pois quem deveria ajudar estes educadores a se formarem, viram as costas e criticam. 
Mas uma coisa é certa: a arvore com raízes superficiais logo ruirá e cairá pelo tronco. É uma questão de tempo. Quem pensa que prejudica os outros por maldade ficará impune, engana-se completamente, pois logo receberá o que merece.

Uns são obrigados a dizer o que não querem por causa das circunstâncias, outros são obrigados a dizer o que pensam pela consciência que não lhes deixa calar. 
Mas tenho certeza que melhor seria se tivéssemos coragem de combater a injustiça com veemência, pois sendo assim poderíamos ver um mundo mais sensato, menos egoísta e  menos injusto. 

Professor Valdeni Cruz


Poste seu cometário abaixo  e diga de onde está vendo este blog.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro colega Valdeni, parabéns pelo artigo. São poucas as pessoas com competência e coragem para falar todas estas verdades. Eu o parabenizo por estas e outras qualidades suas.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...