sexta-feira, 1 de junho de 2012

EDUCAÇÃO DE PENTECOSTE EM PAUTA




Imagem da Quadra em contrução
Imagem: Professor Valdeni Cruz
As construções públicas estão indo de vento e popa em nossa cidade. Algumas escolas foram construídas, outras reformadas, quadras de esporte sendo construídas e prestes a serem entregues à comunidade. Na Escola Vicente Feijó de Melo, alem da Quadra de Esportes, também estão sendo construídos um refeitório, mais três salas de aula e um auditório. Obras estas que com certeza vai melhorar ainda mais a qualidade da educação da Área de Santa Inês.

Interior da Quadra. Foto: Valdeni Cruz
Por outro lado, a educação não espera só por prédios, como já tenho dito várias vezes. Não estou fazendo críticas de oposição, como gostam de dizer. Mas, enquanto algo grandioso está sendo construída, temos coisas bem menores que não estão sendo observados e que talvez tenha a mesma importância que as obras grandes, dentro do contexto educacional, visto que dentro da educação tudo tem que estar coligados. Tudo tem que funcionar de forma orquestrada.

Já falei aqui do problema de da Escola de Santa Inês. É o caso da internet. A mesma está sem funcionar desde o inicio do ano. O motivo já repeti várias vezes: é somente o ROTEADOR para distribuir o sinal dentro da escola e dentro da própria sala de informática para os outros computadores. Tudo isso para que os meninos possam fazer pesquisas e simulados.

É por causa dessas coisas que pergunto: será que isso também não é importante? E se é importante, porque não se toma providencias, se já foram feitos diversos pedidos a Secretaria de Educação?
Quando fazemos observações como estas é que nos perguntamos: será que somente os prédios resolvem os problemas da educação?  E os profissionais? Estão sendo bem pagos? E porque não estão pagando os QUINQUÊNIOS, OU AINDA, CONDENDO A LICENÇA PREMIO A QUEM DE DIREITO? São perguntas que precisam de reposta e não de justificativas vazias, que são dadas para aqueles que vão  a procura de seus direitos.

Este é o ROTEADOR Que tanto falo
que está queimado.
A nova agora é que, alguns professores que já estão há mais de 10 anos na educação como concursados e que estavam na referencia 3, mas por não terem uma área especifica, estava na Básica  II, de acordo com o PCC (PLANO DE CARGOS E CARREIRA). O que é então que esta acontecendo? Está acontecendo o seguinte: Se eu estava na referência III (tempo de serviço) e na Básica II (quem ainda não tem uma habilitação numa área especifica, ou seja, só tem a Pedagogia), viria no meu contracheque assim: Referência II - Básica II. Mas, agora alguns professores perceberam que quem estava na referência III E que tem área específica, continuou na Básica III, mas desceu de referência, ou seja, desceu para a referência I. Ao procurarem a Secretaria de Educação para saberem o porque, receberam como resposta a seguinte colocação: Ora, se alguém está na Referência III e na Básica III, o salário vai passar de 2000 reais. Ora, e daí. As pessoas não se formam e fazem Pós – graduação para receberem menos, ou é?. É pra isso que as pessoas passam vários  anos estudando? Acontece que é como se a pessoa tivesse entrado no serviço público naquele ano. Já pensou como está sendo terrível esta colocação. Pois é o que está acontecendo em nosso município e prejudicando como, sempre o tão sofrido Professor.
É por situações como estas que não concordamos com o que dizem por ai. Não temos o direito de dizer que Pentecoste é um verdadeiro paraíso, como alguns querem fazer outros engolirem, simplesmente por receber um pedaço de bronze nas mãos, dizendo que educação de Pentecoste melhorou um cadinho de nada.

Nós devemos repreender esse tipo de demagogia sob pena de pagarmos o preço amargo por não nos revoltarmos com situações como estas.
É hora de não nos calarmos diante dos desmandos que acontece dentro do setor público, onde aqueles que estão a frente sempre querem fazer dos outros bobos e tolos. Tentam passar uma imagem desprovida da realidade e, pior, muitos acabem sendo ludibriados apenas pelo que vêm aos olhos sem aprofundar-se sobre a realidade dos fatos, que nem sempre faz jus aquilo que está sendo dito.



Professor Valdeni Cruz


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