segunda-feira, 25 de junho de 2012

Encontro de Ahmednejad com movimentos sociais, intelectuais e mídia alternativa brasileira gera fato positivo na agenda política nacional e fortalece presidente iraniano na luta contra o imperialismo.


Por ZÓBIA SKARTINNI e KATHARINA GARCIA.

Ahmadinejad defende direito de possuir tecnologia nuclearINTERPRENSA: RJ-p\ 23.06.12. ZSeKG: O encontro realizado entre o presidente iraniano, Mahmoud Ahmednejad, nesta quinta feira passada, dia 21, durante a Cúpula dos Povos, na Rio+20  e os intelectuais, mídia independente e dirigentes de movimentos sociais brasileiro protagonizou um novo relacionamento entre o líder iraniano e os movimentos populares no Brasil e da América Latina. Além de gerar preocupação junto aos setores da direita tanto no Brasil como na América do Sul.

 Até aquele momento isolado e sem qualquer relação com os formadores de opinião e os movimentos de massa no continente, após o evento o mesmo começa a ter desdobramentos positivos e favoráveis á Revolução iraniana, por seu caráter anti-imperialista e de enfrentamento com os EUA, agora respaldado pelos diversos setores da esquerda brasileira, especialmente os movimentos sociais, grupos de intelectuais e setores da mídia alternativa.

Estiveram presentes ao evento diversos setores da mídia independente, dirigentes das TVs Comunitárias, Revistas, Portais, Blogs e Sites importantes, como os jornalistas, Beto Almeida, Mario Augusto Jakobinsk, Sérgio Caldiéri, Valter Xéu, José Reinaldo Carvalho e Laerte Braga, dentre outros, em especial blogueiros de grande influencia na mídia alternativa.

Os movimentos sociais estavam representados basicamente por seus principais dirigentes das centrais sindicais, entidades estudantis e organizações comunitárias e populares, como a CUT, representada por Antônio Lisboa, UGT, CTB, a presidente da UBES, Manuela Braga, o Diretor da UNE e da OCLAE, Organização Caribenha e Latina Americana de Estudantes, Mateus Fiorentino, os presidentes das juventudes partidárias do PCdoB, André Torkarski, Presidente da UJS e do PSB, Sergio Emiliano, da JSB; do MPS, Movimento Popular Socialista, Mª Jesus Nascimento; do MSTU, da CONAM e outros. Dentre estes no entanto destacou-se a presença da Presidente do CEBRAPAZ e do CMP, Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, que enfatizou a necessidade de se fortalecer a luta mundial pela Paz e contou com o apoio e uma especial referência do Presidente iraniano. Do CEBAPAZ também estava o dirigente nacional Marcos Tenório. Outras lideranças de movimentos sociais presentes e que se destacaram em suas apresentações e discursos foram os representantes do MDD, Movimentos Democracia Direta e da UNIPOP BRASIL, Universidade de Políticas do Movimento Popular, Padre Haroldo Coelho e Alexandre Távora. O sindicalista Ismael José, diretor da CUT-DF e Coordenador da CMS, Coordenação dos Movimentos Sociais no DF também esteva presente.

Praticamente todos os partidos de esquerda estavam presentes ao evento. O filho do ex-Presidente João Goulart, deposto em 1964 com apoio dos EUA, João Vicente Goulart, também saudou o presidente Ahmednejad e recebeu dele especial atenção. João Vicente é Presidente do Instituto João Goulart e dirigente nacional do PDT. O PCdoB esteve representado além de outros membros pelo seu Secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão. Pelo PSB falou o ex-ministro e Vice-Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro, Roberto Amaral. Diversos militantes e dirigentes do PT estavam presentes ao encontro, mas o destaque foi do ex-deputado federal Ricardo Zarattini, dirigente histórico do Partido dos Trabalhadores e que foi um dos quinze presos políticos trocados pelo embaixador dos EUA em 1969 e assim sobreviveu aos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil.

Dentre os intelectuais e formadores de opinião no país, diversos professores, jornalistas e escritores, além de políticos influentes do governo Lula e Dilma, lideranças femininas e do movimento de mulheres como também um grande número de antigos combatentes da ditadura e sobreviventes da luta contra o regime militar no Brasil. Dentre estes estavam presente o professor Emir Sader, da USP e Secretário Executivo da CLASCSO; os ex-guerrilheiros: Carlos Eugênio Paz, hoje escritor (ex-ALN e conhecido como Comandante Clemente); Sydnei de Miguel, (também ex-ALN e ex-deputado federal do PV); Acilino Ribeiro ( ex-membro do Comitê Central do PCB, ex-MR8 e ex-MCR) hoje Coordenador Nacional do MDD e Vice Diretor Geral da UNIPOP BRASIL; os ex-presos políticos e históricos militantes da esquerda brasileira, Haroldo Lima, ex-deputado federal e ex-presidente da Agencia Nacional de Petróleo, além do ex-deputado federal e ex-presidente da UNE, Aldo Arantes. Ainda presente ao encontro a jornalista e professora Beatriz Bissio, que dirigiu a revista Cadernos do Terceiro Mundo por várias décadas; a Doutora Maria Claudia Badan, que tem tese de doutorado defendida na USP sobre a participação da mulher na luta armada contra a ditadura no Brasil,  o ex-deputado federal e ex-Embaixador do Brasil em Cuba ( no governo Lula) Tilden Santiago; dentre diversos outros intelectuais e militantes de movimentos sociais e organizações populares de luta pela Paz Mundial, os Direitos Humanos e o Meio Ambiente.

Ao todo, dos sessenta participantes do evento, o presidente iraniano ouviu vinte e cinco deles durante duas horas, sem interrompê-los em um só momento, e só ao final falou respondendo a todos, o que aumentou ainda mais o respeito e a admiração dos presentes pela paciência do líder e estadista persa, e o interesse por ele demonstrado em saber dos problemas brasileiros e das questões da América Latina, além de temas como a Paz Mundial e o Meio Ambiente e de como ele poderia ajudar aos movimentos sociais em suas lutas para construção de um projeto popular desenvolvido neste sentido.

 O jornalista Beto Almeida, Presidente da TV Comunitária Cidade Livre de Brasília e Diretor da TELESUR Brasil que iniciou a conversa com o Presidente iraniano saudou-o em nome dos demais e propôs a construção de uma Frente Mundial Anti-Imperialista.  O Advogado Acilino Ribeiro um dos principais organizadores do evento encerrou a participação dos presentes agradecendo ao presidente Ahmednejad o convite formulado a todos e presenteando-o com um “banner” com a foto do líder revolucionário e guerrilheiro Ernesto CHE Guevara e do próprio Ahmednejad, ambos de turbante, tendo o presidente agradecido o presente e demonstrado grande simpatia pela originalidade do mesmo.

Encerrando a conferencia com muitos agradecimentos e aplaudido de pé, o presidente  Ahmednejad convidou aos presentes a visitarem o Irã e a conhecerem o país e ao povo iraniano para ampliarem as várias áreas de intercâmbio de diversas formas entre  movimentos sociais, intelectuais, estudantes, juventude e a mídia independente brasileira e de seu país.

Fonte: - MIDIA SEM FRONTEIRAS – INTERPRESS – AGNOTMUNDO – MÍDIA MULHER - IMPDIPLOMACIA.  ZS\KG – RJ\\SP-23062012.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...