quinta-feira, 28 de junho de 2012

Polícia prende grupo com dinamite e fuzil


Segundo a Polícia, a quadrilha interestadual era especializada em explosões a agências bancárias. Grupo é acusado de participar das ações em Palhano e Banabuiú. Sete foram presos
Sete homens acusados de integrar uma quadrilha interestadual de assaltantes de bancos foram presos ontem pela Polícia Civil do Ceará. Segundo o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Romério Almeida, o grupo é especializado em explosões a agências bancárias e participou de pelo menos dois assaltos no Ceará: um em Palhano, em 2011, e o outro em Banabuiú, este ano. “Mas não descartamos a possibilidade de participação em outras ações contra bancos”, comenta o delegado. 
Com o grupo, foram apreendidos um fuzil; três pistolas; 14 bananas de dinamite; três veículos; coletes à prova de bala; munição; balaclavas (capuzes); máscaras e roupas de camuflagem. “Eles estavam se preparando para mais um assalto”, informa Romério Almeida, sem citar o município que seria alvo da quadrilha.
De acordo com a Polícia, além do Ceará, o grupo praticava crimes nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão e Tocantins. “A quadrilha tinha facilidade grande de se locomover e, com isso, praticava crimes em outros estados”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas.
Os sete presos foram: José Fabiano Nunes, 33, apontado como líder do grupo; Glauco Silva Andrade, 22; Francisco José de Oliveira (Chico Galo), 30; Benair Alves de Queirós Júnior, 23; Claudivam Alves dos Reis, 31; Felipe Chaves Araújo (Peruca), 24; e Lemoel Correia de Melo, 34. Os últimos três são potiguares. Todos foram presos em flagrante e indiciados por formação de quadrilha, porte ilegal de armas restritas e receptação e adulteração de veículos.
“Sem dúvida, essa é uma das principais quadrilhas de assalto a banco do Ceará”, afirma Dantas. A Polícia continuará com as investigações para descobrir se o grupo possui mais integrantes. “Mas esse é o núcleo duro da quadrilha”, garante Romério.

Foram quatro meses de investigação para identificar o grupo. As prisões aconteceram em Fortaleza, Pacajus e Maracanaú. O trabalho começou na madrugada de ontem, com a prisão de Felipe Nunes em uma blitz da Polícia, enquanto dirigia uma Hilux com placa de São Paulo. Ele já havia sido preso pela Polícia Federal em 2010. Junto com Leomel, Fabiano e Claudivam, seria responsável por realizar as explosões e roubos.
A investigação da Polícia aponta que a guarda dos explosivos e fuzis ficava sob responsabilidade de Benair Alves. Já Glauco e Chico Galo seriam os responsáveis pela guarda de veículos roubados para a prática dos crimes, além de servirem como motoristas durante as fugas.

Os potiguares Leomel e Felipe fugiram da penitenciária de segurança máxima em Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, em 2010. Junto com Claudivam, eles são acusados de roubo e há suspeita de envolvimento em homicídios, inclusive de policiais.

A operação contou com a participação da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e da PM. “Esse trabalho de inteligência é fundamental no combate ao crime”, ressalta o comandante da PM, coronel Werisleik Matias.
O delegado Romério Almeida criticou os números disponibilizados no site do Sindicato dos Bancários do Ceará, que aponta 44 ações contra bancos e caixas eletrônicos no Ceará, este ano. Segundo ele, a Polícia registrou 39 ações, sendo que, em sete delas, os bandidos utilizaram explosivos. 
ENTENDA A NOTÍCIA
Somente este ano, cinco quadrilhas de assaltantes de banco foram desarticuladas, segundo a Polícia Civil. Ao todo, foram 64 pessoas presas. Em 2011, 72 foram detidas.
 Números
44
É o número de ações contra bancos e caixas eletrônicos registrado pelo Sindicato dos Bancários 
39
É o número de ações contra bancos e caixas eletrônicos registrado pela Secretaria da Segurança Pública 
7
É o número de ações contra bancos em que os bandidos utilizaram explosivos. Os alvos foram Solonópole, Madalena, Banabuiú, Itatira, Pentecoste, Apuirés e Tamboril
 64
É o número de pessoas presas este ano acusadas de integrar quadrilhas de assaltantes de banco, segundo a Polícia Civil
 Detalhes da operação da Polícia
Quem foi preso
José Fabiano Nunes (apontado como líder); Claudivam Alves dos Reis (potiguar); Felipe Chaves Araújo (potiguar); Glauco Silva Andrade; 
Lemoel Correia de Melo (potiguar); Francisco José de Oliveira (Chico Galo); e Benair Alves de Queirós Júnior. 
O que foi apreendido
14 bananas de dinamite;
Três pistolas, modelos ponto 40 e 380;
Um fuzil (modelo 762);
Mais de 100 cartuchos de munição, sendo que 64 eram de fuzil;

Três coletes à prova de bala roubados de empresas privadas. Um deles foi levado de um vigilante da Corpvs no assalto a banco na cidade de Palhano.  
Três carros: uma Hilux (SP),um Fiesta e um Corolla roubado;
Roupas de camuflagem ;
Sete aparelhos celulares. 
Ações atribuídas à quadrilha 
1º de março de 2012
Uma quadrilha fortemente armada invadiu o Banco do Brasil do município de Banabuiú (250 Km de Fortaleza), por volta das 17h20min, chegando a explodir dinamites no local. Eram cerca de 15 homens encapuzados em quatro carros. O vigilante do Banco do Brasil e um cliente foram tomados de refém, mas a quadrilha liberou-os na localidade de Laranjeiras. 
 
30 de novembro de 2011
Sete homens armados de metralhadora e fuzil invadiram a agência do Banco do Brasil em Palhano, município localizado na região do Jaguaribe, distante 152 km de Fortaleza. A ação ocorreu às 8 horas. Houve troca de tiros com a Polícia durante a ação. O bando acabou fugindo em uma picape modelo Nissan Frontier de cor preta, que havia sido tomada de assalto, levando como reféns o gerente da agência e um cabo da PM. Os reféns foram liberados e o veículo abandonado. Segundo a Polícia, nenhum valor foi levado da agência. 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...