quarta-feira, 27 de junho de 2012

RELIGIÃO EM FOCO



Religião

Matriz de Pentecoste


 

Hoje vou falar sobre religião.


Religião (do latim: religare, significando religação com o divino) é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana.

Você tem religião? Freqüenta alguma denominação religiosa? Porque freqüenta? Sente necessidade de Deus? Tem certeza de que ele existe? Busca a ele sempre ou só nas horas de penúria?

Tenho observado durante esses anos de vida o comportamento das pessoas em relação à religião e o que tenho tido como conclusão é que muitas vezes as pessoas não sabem muito bem o significado daquilo que praticam ou buscam ou vivenciam. Alguns dizem: sou católico, mas vou à missa só de vez em quando. Outros dizem: sou evangélico, faz tempo que aceitei a Jesus. E outros dizem que acredita em tudo: espiritismo, umbanda, quimbanda e em tudo que é banda.

Eu sou católico desde sempre. E tenho uma formação mais ou menos firme nos princípios do catolicismo. Também conheço bastante sobre as denominações evangélicas e também tenho inúmeros amigos que pertencem a igrejas evangélicas. Também tenho estudado um pouco sobre outras religiões como o Hinduísmo, Islamismo, Budismo, e também conheço um pouco sobre as religiões africanas.

Analisando o contexto geral, sem me especificar em detalhes mais apurados sobre cada uma delas, quero aqui fazer um comentário sobre o que penso sobre determinados comportamentos religiosos.

Muitas pessoas dizem que tem fé em Deus. São católicas, mas dizem que vão para os terreiros de candomblé acender velas para espíritos guias. Ora, se crer em Deus, como é que pode alguém fazer dois tipos de culto. Uma coisa em nada tem a ver com a outra. Todos nós sabemos que vivemos num país da livre expressão religiosa e por isso mesmo pode-se cultuar qualquer coisa. Entretanto, para aqueles que são católicos e evangélicos não há como freqüentar a igreja e aos centros espíritas e/ou centros de umbanda. Os conceitos doutrinários em nada têm a ver com os conceitos cristãos. A fé cristã tem por princípio fundamental a pessoa de Jesus. É baseada no seu nascimento, morte e ressurreição. É a partir disso que os cristãos fundamentam a sua fé. Para os que conhecem a sua doutrina sabem ela não se assemelha com as divergências que existem entre a fé cristã e a fé não cristã. Portanto, aquele que pratica a fé cristã não pode freqüentar a outras religiões. Aqui não se trata de preconceito e sim de fidelidade para com aquele que é fundamento de sua fé, Jesus Cristo. Creio que muitas pessoas visitam esses ambientes por acharem que não nada de mais. Porem se fizermos uma análise mais profunda, as pessoas que vão para esses ambientes, são induzidas por promessas de curas. Outro dia numa reportagem do jornal o povo, o repórter se passou por alguém que precisava de ajuda e visitou alguns dos tais videntes e o que se tirou como prova foi o charlatanismo. É preciso estar atento a essas práticas no mínimo duvidosas, para não sermos ludibriados como muitos são.

As pessoas se enganam por não terem conhecimento. No caso dos católicos, a culpa e muitas vezes da igreja, dos padres, que em vez de pregar o evangelho de poder, falam asneiras na hora da missa. Desse modo, as pessoas não ficam sabendo com exatidão o que é certo e o que e errado.
Quando era pequeno lembro-me de uma vez que minha mãe, tadinha, me levou numa dessas cachimbeiras e lá tinha um ritual de dançar com as pessoas nas costas. Segundo ela, essa atitude demonstrava a possessão de espíritos embusteiros para fazerem trabalhos e curas nas pessoas. Todos os que já foram nesses locais sabem do que estou falando, são pessoas estranhas. Às vezes até freqüentam a igreja e se dizem ter recebido a missão de Deus para ajudar as pessoas. Só que se forem, no mínimo honestas, sabem que isso não acontece.

Penso que temos que viver uma fé pura e sem mistura. Se somos católicos, devemos vivenciá-la de maneira a defender a verdade da igreja que proíbe que os cristãos tenham contato com praticas ante- cristãs. Você pode dizer pra mim que conhece muitas pessoas que visitam esses lugares e eu lhe digo que é verdade. É aquela velha história, acende uma vela para DEUS e outra pro diabo. Dizem que há pai de santo pra tudo, bem como trabalhos também. Mas, se você não sabia disso fique atento. Devemos AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS é este o maior dos mandamento. Não dá pra trair esse Deus por outros deuses sabendo que são deuses estranhos.

Este sit é independente e se você não concorda com o que eu digo, preciso dizer que sou católico e, portanto, defendo os valores e a doutrina católica na sua totalidade. Estou com Papa Bento XVI e com todo o corpo doutrinário que ela trás no decorrer dos séculos.
O  mundo pode estar perturbado, mas Deus continua no comando de tudo. Ele sabe exatamente a hora de tudo. O universo está no seu controle. Ainda que pareça que tudo pareça ser por acaso, para os que têm fé sabem que Deus esta de fato no controle de tudo.

Professor Valdeni Cruz 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...