terça-feira, 23 de outubro de 2012

UMA LUTA QUE NUNCA ACABA


Professor Valdeni Cruz

A JUSTIÇA CONTRA A INJUSTIÇA 


A cada dia vou me decepcionado com o bicho homem pela capacidade e astucia que tem de arquitetar seus planos maquiavélicos para conseguir atingir seus objetivos. Para muitos não há limites para isso. São capazes de coisas absurdas que a gente fica pesando se realmente tais pessoas tiveram mesmo a coragem de tramar tudo aquilo. Mas, o com passar do tempo vamos percebendo direitinho que sim, o homem é capaz de qualquer coisa, sejam elas boas ou ruins. E a maior luta do homem é pelo poder, pelo status e, que muitas vezes se utiliza do conceito de que os meios justificam os fins.
Quando se luta para conseguir este “poder” isso sem derrubar a outros ou atrapalhar a outros, até que ainda se releva e é justificável, mas quando isso se trata de derrubar o outro ou os outros só pra ver a desgraça acontecer ou como forma de vingar-se por algo, confesso que fico chocado. Hoje a tarde soube de algo que me deixou perplexo pela situação e pela capacidade que algumas pessoas têm de arquitetar planos de destruição contra aqueles que possam vir a atrapalhar os planos de outros que de maneira obscura tentam assumir ou comandar alguma coisa.
O pior de tudo isso é que situações como estas tendem a complicar a vida daqueles que mais sofrem. Daqueles que já vem pagando o preço à vida toda.
Sinceramente estou quase que acreditando que viveremos até o fim de nossos dias nessa peleja entre o bem e o mal. Teremos essas duas forças se digladiando entre si: os maus sempre tentando sufocar o bem e o bem tentando resistir às duras penas para que o mal não tome conta de tudo.
É cruel você perceber o mal claramente nas mentes e nas ações das pessoas e ter poucos mecanismos para impedir este mal. É pior ainda ver pessoas completamente cegas sem se ver dentro do projeto que gera este mal. Os maus conseguem envolver de tal forma a maioria que elas se tonam completamente impotentes diante da situação. E quando o que vê a situação de forma clara e tenta avisar a estes, coitado é visto como doido e fora da realidade. Porém, ele não percebe que sua vida está sempre dando pra trás e se pergunta vez por outra: o que está acontecendo que eu não consigo entender? Ora foi totalmente hipnotizado e já não consegue ver as tramas que são feitas contra si.
Como é que pode alguém tentar planejar a destruição de seus colegas? Isso acontece de maneira a prejudicar um grupo. Se esse grupo não compactua comigo, vamos tentar acabar, pois se não acabarmos com eles vamos ter problemas futuros. Eles vão tentar nos impedir de fazermos nossa sujeira, vão se intrometer em nossos planos. 
É assim que muitos governos veem a posição dos sindicatos. É assim que acontece em alguns municípios. Eu pergunto a você: você acha que é necessário um sindicato em município? Tenho certeza que você vai dizer que sim. Porem, se eu perguntar: você é capaz de lutar juntamente com seu sindicato pelos seus direitos e pelo direito dos outros? Tenho que a resposta já não é a mesma. E se eu perguntar o seguinte: até que ponto você estaria do lado de seus colegas? E se eu viesse a perder alguma coisa por causa dos meus amigos, estaria eu ainda disposto contribuir? São nessas horas que muitos preferem ver seus colegas da mesma classe pagando o preço de ter que ver seus salários achatados, seus direitos sendo retirados e/ou sendo cassados.
Caros companheiros se torna mais do que necessário a existência de um sindicato forte. Se com um sindicato as coisas ainda são difíceis, como é que você acha que vai ser se não tiver um para interferir nas ações dos governos que não desejam de modo algum que alguém atrapalhe seus planos. Quem falará em nome dos pequenos? Quem vai correr a trás dos direitos dos trabalhadores ou ainda enfrentar o poder se não houver outros poderes fortes e instituídos democraticamente e com poder de intervenção a partir das decisões coletivas? Nesse caso, as greves, as ações judiciais entre outras. Como temos visto, os desmandos tem sido grande. Há municípios que por não ter um sindicato que lute pelos servidores, os servidores até hoje não recebem o piso salarial, não conseguem entrar com ações contra os gestores. Muitos são podados pela raiz. Só é possível lutar contra os poderes quando há uma instituição forte e de luta. Lembre-se, quem faz esta instituição se tornar forte é você. Se você quer uma instituição forte então faça sua parte dentro dela, mas não permita que esta se enfraqueça e que você, por descontentamento, prefira o fim dela. 
É mais do que normal que qualquer governo tenha verdadeiro pavor de um sindicato, pois este pode atrapalhar os planos dos mal intencionados em querer barrar seu trabalho, que normalmente vai de encontro daqueles que se sentem prejudicados. Dessa forma se tenta a todo custo aniquilá-los de um jeito ou de outro. Em alguns casos tentam prejudicar a instituição. São varias as tentativas. Primeiro tiram o desconto sindical da folha do contraxeque, o qual foi autorizado pelo próprio servidor. Se esse meio não der certo, parte para tentar comprar os sindicalistas, o que muitas vezes acontece. E se ainda assim não der certo, vai por outro caminho, desta vez tentando convencer alguns a quererem concorrer à presidência do sindicato para que este fique a serviço do poder. Se der certo, o plano traçado se torna perfeito pra acabar de vez com quem poderia atrapalhar.
Portanto, lutemos para continuarmos tendo sindicatos fortes, independentes e firmes diante dos desafios; que não se dobre aos caprichos de quem quer que seja, pois o verdadeiro papel de um sindicato deve ser, acima de tudo, primar pela moralidade e pelo repeito ao servidor público. Não devendo o mesmo esquecer que foi para isto que eles foram criados desde seu inicio.


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...