sábado, 10 de março de 2012

Ministro defende cumprimento da Lei do Piso em encontro de secretários


Quinta-feira, 08 de março de 2012 


Natal - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quinta-feira, 8, na abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Natal, o reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios, o reajuste pode ter sido forte e gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.

Mercadante lembrou que alguns secretários e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Carlini, que estava presente, eram parlamentares quando o piso e a forma do seu reajuste (proporcional ao custo aluno do Fundeb) foram aprovados no Congresso Nacional, em 2008. "Nós votamos na lei e não houve objeção. Ao contrário, houve um grande consenso. Se não recuperarmos o valor do piso dos professores não teremos como atrair os jovens para a carreira. E todos sabemos que somos carentes de professores em todas as etapas da educação", ponderou.

O ministro ressaltou ainda que o dispositivo da lei que assegura um terço da jornada dos professores fora da sala aula também deve ser cumprido e lembrou que o Supremo Tribunal Federal votou pela constitucionalidade da lei ao examinar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por cinco governadores. "Mas é preciso discutir essa questão dentro de um processo pedagógico. A hora atividade é para melhorar a educação, a aprendizagem e para o professor avaliar seus alunos, preparar as aulas, dedicar-se à sua formação", lembrou.

Mercadante concluiu sua intervenção fazendo um apelo aos secretários estaduais para que mobilizem suas bancadas parlamentares para aprovar com urgência o Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020. "É fundamental aprová-lo este ano. Não podemos nos dar por satisfeitos. Precisamos aumentar os recursos para a educação", disse.

Neste sentido, o ministro ainda apelou aos secretários para que componham uma grande mobilização pela vinculação dos recursos do Pré-Sal para a educação. "Não podemos perder esta oportunidade".

Aloizio Mercadante passa esta quinta-feira em Natal. Depois da abertura da reunião do Consed, ele participa da entrega de 120 ônibus do programa Caminho da Escola, adquiridos pelo governo do estado. Anuncia também a construção de três novos campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, nos municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. 

Assessoria de Comunicação Social

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)

Sábado, 10 de Março de 2012


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 9 de março de 2012

MPF-CE: 30 colégios tiveram acesso ao pré-teste do Enem


Investigação da PF concluiu que representante  de entidade responsável pelo pré-teste distribuiu  caderno de questões um reunião com colégios



O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, responsável pelo processo sobre o vazamento das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou nesta sexta-feira que funcionários de outras 30 escolas, além do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a pré-testes realizados para compor o exame 2011.

De acordo com as regras do Enem, os pre-teste são realizados em algumas escolas do país para que seja feita a avaliação das possíveis questões da prova nacional. Após os alunos responderem o teste, porém, todos os cadernos com as questões devem ser recolhidos. Nenhum desses cadernos deve ficar com diretores, funcionários ou alunos - justamente para que não haja vazamento.

 alt

A Procuradoria, porém, afirma que, de acordo com investigações da Polícia Federal, Evelina Eccel Seara, uma das pessoas acusadas de envolvimento no vazamento de 2011, repassou os cadernos de provas a coordenadores de outras 30 escolas.

Seara, que trabalhava como representante da Cesgranrio – fundação contratada pelo Inep para aplicar o pré-teste, de onde vazaram as questões do exame – organizou uma reunião em uma instituição de ensino onde estavam presentes funcionários de diversas escolas. De acordo com o MP, os cadernos foram distribuídos nesta ocasião.

"Sabemos que os coordenadores desses outros colégios tiveram acesso indevido às provas do pré-teste", explicou Costa Filho. "Resta saber se esses coordenadores repassaram as questões aos estudantes e se os cadernos eram os mesmos aplicados no pré-teste do Colégio Christus".

A Cesgranrio afirmou que, por ora, não vai se pronunciar a respeito. "Só estamos acompanhando as notícias pela imprensa", diz comunicado da fundação. "Não temos nenhum comunicado oficial da Justiça ou do Ministério Público Federal."

Evangelho (Mateus 21,33-43.45-46)


Sexta-feira, 09 de Março de 2012

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Minha Casa, Minha Vida: mulher terá benefício


Em caso de divórcio, imóvel do programa ficará em nome da mulher


Da Agência Brasil

Casas do programa ficarão em nome da mulher em caso de divórcio / DivulgaçãoA presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, uma mudança nas regras de propriedade do Programa Minha Casa, Minha Vida para garantir que as mulheres fiquem com os imóveis em caso de separação. A partir de agora, se houver divórcio ou dissolução de união civil estável, o imóvel ficará, necessariamente, em nome da mulher.

A regra valerá para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, inscritas no programa. Nessa faixa de renda, o subsídio do governo para a compra do imóvel chega a 95% do valor. A única exceção será quando o pai tiver a guarda exclusiva dos filhos. Neste caso, o marido ficará com o imóvel após a separação.

Segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, a mudança segue a mesma lógica de outros programas do governo, como o Bolsa Família, de privilegiar as chefes de família como beneficiárias. A mudança será editada por meio de medida provisória, que será publicada ainda hoje, em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

O anúncio será feito durante o pronunciamento oficial de Dilma para o Dia Internacional da Mulher, que irá ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão às 18h50.

Além da mudança no Minha Casa, Minha Vida, a presidenta deverá falar sobre outras políticas e programas do governo voltados para as mulheres. O pronunciamento foi gravado na semana passada, antes da viagem de Dilma à Alemanha.


http://www.band.com.br

Eu tenho um sonho...

Assim dizia o memorável Martin Luther king em seu discurso que inflamou a multidão presente. Ele tinha sonhos de esperança. Acreditava que um dia tudo seria diferente do que estava sendo  até então, quando seu país vivia mergulhado no racismo e intolerância  contra os negros. Ele sonhava com o fim de tudo isso.
Eu também alimento sonhos. acredito que os dias sempre serão melhores; que a cada momento nos é dado oportunidades para  fazermos/sermos a diferença onde nós estamos, seja em lugares inóspitos onde tudo parece nos indicar não ter jeito. Uma sobra de coisas negativas parece tomar conta de nossas mente e nos deixa descrentes e insensíveis a realidade do mundo e do outro. Esquecemos de perceber nos outros a bondade, suas dificuldades. Nós vivemos tão cheios de achismos que acabamos deixando de ter certezas. Deixamos de ver que todos somos humanos. Que no decorrer da história o homem foi marcado pelas realidades do momento histórico. Antigamente o homem lutava até a morte para preservar seu território, que era sua maior riqueza, Em tempos antigos mas não tanto, como por exemplo, o surgimento do Sistema Capitalista, as guerras, primeira e segunda, as ditaduras, a fome, etc. Em cada tempo desses as sociedades vivenciaram experiencias que marcaram suas vidas e a vida da humanidade. Deixaram marcas que o tempo não apaga. Hoje vivemos a  crise da existência. As pessoas não sabem mais o que é viver. Estamos sendo consumidos por um sistema de morte. Sistema este que a todo tempo diz que precisamos correr atrás das coisas, do poder, da fama, de glórias baseadas e coisas efêmeras. Somos tolhidos quando nos ariscamos dizer que vivemos certas tradições, como por exemplo, dizer que acreditamos em Deus. Parece que o que é  certo é ficou errado e pior, parece que todo mundo tende a aceitar sem fazer nenhuma auto-crítica. Estamos perdendo a capacidade de sentir as dores do outro e até as nossas. Preferimos dar paliativo pra nossas mazelas à curar a ferida. Vivemos na sociedade do descartável. As pessoas são vistas como meras necessidades ocasionais. Estas são as mazelas do tempo presente. 
Entretanto, mesmo em meio a tudo isto EU TENHO UM SONHO. Este sonho se realizará cada vez que eu ouvir ou sentir que o eu digo para as pessoas tendo certeza de que é certo, haverá sempre alguém que também fará o mesmo. Se assim acontecer, estarei certo de que não estava errado em pensar, criticar e fazer como tenho feito. Assim acreditava Martim Luther King.  Depois de tanto anos os Estados Unidos da América teve um Presidente negro.

Não importa o tempo que vai levar pra você colher o que você plantou, o que importa é o que você plantou. Porque por mais que você espere, um dia você vai degustar o sabor da fruta. Portanto, pensemos muito no que iremos plantar para comer, do contrário seremos obrigados talvez a comer espinhos.

Professor Valdeni Cruz 

E.E.I.F. V.F.M Faz homenagem ao dia das Mulheres pela ruas da cidade


 Dia Internacional da Mulher




Nesta quinta, 08 de Maço de 2012, a Escola Vicente Feijó de Melo, faz homenagem ao Dia da Mulher. Saindo da escola e percorrendo algumas ruas da cidade, os alunos levaram faixas e cartazes e distribuíram folhetos as mulheres que encontravam pelas ruas por onde passavam. Professores e direção da escola saíram todos em passeata. Foi um momento muito importante para a comunidade Vicente Feijó de Melo.


Quero parabenizar aqui a todas as mulheres profissionais da Escola Vicente Feijó de Melo. Mulheres que estão na luta diária fazendo a acontecer a educação que apesar de todos os esforços, temos certeza de que precisamos fazer muito mais. Os valores a cada dia que passa estão mais distantes das famílias. Toda a responsabilidade recai sobre os profissionais da educação.
Então a estas guerreiras, meu carinho, meu abraço e minha amizade, pois graças a Deus posso dizer com sinceridade, que realmente tenho amizade por todas elas.
Ainda incluo esta homenagem a todas as mulheres da Escolas Etelvina Gomes Bezerra. Mulheres que também fazem parte do meu dia-a-dia. Desse modo também,  parabenizo a todas as mulheres deste município tão querido que é Pentecoste. 
Estendendo esta homenagem, também quero parabenizar a todas as minhas alunas mulheres, que são estas que estão descobrindo a vida, as belezas provocadas pelas idade, mas também que muito cedo percebem que muitas vezes as mulheres são desvalorizadas. Suas mães muitas são seus pais ao mesmo tempo. Mas quero lhes encorajar a não desanimar diante dos desafios. Vocês são as flores que florescem nos jardins de hoje para que amanhã sejam as que produzem bons frutos para que a história da humanidade continue.
A todas as mulheres que vivem a luta para manterem seus casamentos, criar os filhos e manterem a casa em ordem parabéns pelo seu dia. A todas as nossas vovós, tias, mulheres, filhas, irmãs e toda mulher que é esquecida por esta sociedade hipócrita que muitas vezes as ilude, dizendo que as mulheres perfeitas são aquelas produzidas nos computadores. Tentam passar a ilusão de que mulheres não ficam velhas nem criam as rugas do tempo. A essa mídia perversa o nosso desprezo, mas as nossas mulheres, sejam elas brancas, pardas, amarelas, pobres,  ricas, jovens, velhas e crianças, a homenagem mais sincera deste blogger. Que o arquiteto do universo, Nosso Senhor E salvador Jesus Cristo, os cumule de suas mais ricas e necessárias bençãos.

Feliz dia da mulher.

PROFESSOR VALDENI CRUZ

      

Maria, exemplo de mulher


Maria, nossa Mãe, é a fonte da nossa alegria. Ninguém aprendeu tão bem como Maria a humildade. Ela era a serva. "Ser serva", significa ser utilizada com alegria para o bem das pessoas. A alegria era a força da Virgem Santíssima.  
Só a alegria lhe podia dar a força para se dirigir apressadamente para as colinas da Judéia para fazer urn trabalho de serva. Nossa Senhora caminhou pressurosa em direção à montanha e ali permaneceu três meses para fazer o trabalho de criada da sua prima. 

Assim também tem de ser conosco. Nós devemos possuir antes de dar. Quem tem a missão de distribuir, deve primeiro crescer no conhecimento de Deus e encher-se desse conhecimento e dessa alegria. 

Como Maria, também nós fazemos tantas coisas todos os dias: coisas pequenas, mas como Ela, com grande amor. Também Jesus quis ficar numa coisa pequena: o pão. Comendo-O a Ele nós estamos vivos. Se O reconhecemos quando se faz pão, O descobriremos também quando está nu, quando expulso e humilhado, quando Ele é alguém em necessidade (como Maria à sua prima Isabel). Ele está faminto não só de pão, mas de amor; está humilhado não só em Si mesmo, mas nos irmãos. 

Maria O amou sempre: em Belém e na cruz, no céu e nos sótãos, na igreja e nos hospitais, na famflia e nas oficinas... Ela ajuda-nos a fazer o mesmo, difundindo a alegria e a esperança, dando amor e ternura, com atos mais do que com palavras, com o coração aberto a todos. 

Penso, que Deus escolheu Maria, uma mulher, para manifestar melhor o Seu amor pelos homens; e Ela compreendeu isso muito bem, pois começou'logo a dar o que tinha acabado de receber. Por outras palavras, distribuiu a Eucaristia. De fato, logo depois da Anunciação do Anjo, Deus fez-se-homem n'Ela. E Ela, o que fez? Corre depressa a levá-Lo a Isabel e a João ainda escondido no seio de sua mãe. João reconhece Jesus e pula de alegria. 

Este é o nosso dom de mulheres: levar a alegria, a vida. E...depressa! Por isso, Maria, nas bodas de Caná disse a Jesus: "Não têm vinho!" Obtém para todos que se mude a água (suor e lágrimas) na alegria dos brindes, com o vinho melhor que há! 

Maria é a mulher corajosa que está intimamente unida ao Filho até ao fim: está ao Seu lado na Paixão e especialmente no Calvário. Assim é a verdadeira mulher.



http://www.comshalom.org

8 de Março - Dia Internacional da Mulher




Toda mulher deve ser tratada com respeito.
Toda mulher dever ser tratada com respeito
Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Leitura do Evangelho (Lucas 16,19-31)


Quinta-feira, 08 de Março de 2012

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Estudo do Dieese revela situação das mulheres no serviço público municipal do CE


Análise produzida pela Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese instalada na Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará – FETAMCE mostra as condições das mulheres que se organizam nos postos de trabalho do serviço público municipal do estado do Ceará, com destaque para a disparidade de gênero e raça.
O levantamento traz o cruzamento de dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Segundo o levantamento, no ano 2000, havia um número maior de mulheres brancas nos postos de trabalho do funcionalismo público municipal do Ceará, assim como a média salarial das mulheres brancas é maior que a de negras (pardas e pretas). Brancas ganham 18% a mais que negras. Em 2010, a diferença diminuiu, pois houve o crescimento de 23,4% de ingresso de mulheres pardas comparado com dados de 2000.
A pesquisa alerta também para o fato do número de homens no serviço público ter crescido quase o dobro do número de mulheres na década de 2000 (homens 180,2% / mulheres 101%). Os dados revelam também que homens brancos ganham quase 25% a mais que negros. No caso das mulheres, em 2010, brancas ganhavam 60% acima de mulheres negras. Já a comparação por gênero, demonstra que homens ganham cerca de 30% a mais que mulheres.
O estudo foi apresentado no Seminário sobre Equidade de Gênero da Central Única dos Trabalhadores, que foi realizado em parceria com sindicatos de servidores e FETAMCE. Outros recortes estão contemplados na análise completa que segue abaixo.
MULHER, TRABALHO E DIREITOS NA PERSPECTIVA DO MERCADO DE TRABALHO CEARENSE:
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE/RAIS 2000 – 2010,  analisando somente os dados declarados, excluindo-se da conta os não declarados e ignorados entre 2000 e 2010,  ingressaram no Serviço Público Municipal do Ceará 86.900 mulheres, no ano de 2000. Deste universo, 27,99%  são mulheres negras e pardas. Enquanto que 71,65% foram de mulheres brancas que recebiam em média  R$ 199,60,  já  para as mulheres negras e pardas a média chegava a R$ 155, 60 e R$ 171,60, respectivamente. Aqui identificamos a primeira diferenciação entre mulheres no mercado de trabalho pela cor, onde as mulheres brancas auferem salário superior a 15% comparado com negras e pardas.
Já em 2010, o percentual de mulheres brancas reduziu para 45,88%, o de mulheres negras caiu para 1,12% e o de pardas elevou-se consideravelmente para 45,85%, dobrando sua participação. Isso se deve, certamente, ao crescimento de 23,4% de ingresso de mulheres pardas comparado com dados de 2000 e ainda mais relevante o fato do número de homens no serviço público, nos últimos dez anos, ter crescido 180,2%, enquanto que as mulheres cresceram no setor aproximadamente 101%. Ainda com visível crescimento em relação às mulheres, os homens do serviço público municipal não fogem a discrepância entre negros e brancos quanto ao quesito remuneração. A média nominal em 2010 para homem de cor preta foi de R$ 701,40. Enquanto para homens de cor branca essa média foi de R$ 926,30. O mesmo pode-se considerar quando comparamos a média de r emuneração entre as mulheres negras e brancas, no ano citado, foi de R$ 471,50 e R$ 759,20 respectivamente.
Quando comparado por Idade e Cor essa média salta consideravelmente. Ao olharmos as mulheres negras de 18 a 24 anos, as quais atingem 5% do universo de mulheres negras no serviço público municipal no ano de 2000; observa-se que estas ganhavam 13,5% menos que as mulheres brancas de 18 a 24 anos que correspondiam a 28% no mesmo ano. Com o passar dos anos essa diferença aumentou sensivelmente. Em tempos que se luta por equidade de Gênero e Cor, dados do último período, nos remetem a pensar essas bandeiras ainda em um terreno longínquo. Ao avaliarmos o ano de 2010, a diferença de remuneração nominal entre as mulheres brancas de 18 a 24 anos é 48,3% maior que a média paga às mulheres negras desta mesma faixa de idade.
Analisando a faixa de 30 a 39 anos percebemos que  esta corresponde a 35% do total de mulheres que estão no serviço público municipal. Este segmento, comparado ao último período (2000 - 2010), demonstrou que a remuneração das mulheres brancas é superior em mais de 100% que a das mulheres negras. Enquanto que a média de remuneração entre as mulheres negras de 30 a 39 anos era de R$ 168,90 em para R$ 413,30 em 2010, com crescimento de 145%. Para as mulheres brancas de 30 a 39 anos esse crescimento foi de 245,5% se comparado à média paga em 2000 e 2010 nos valores de R$ 219,70 e R$ 758,90 respectivos.
Observando a inflação medida pelo INPC/IBGE vimos que esta cresceu em 107,54%, significando que todas as remunerações, para as faixas etárias, igual e maiores de 18 anos, cresceram acima da inflação. Pode-se observar que a política nacional de salário mínimo, permite identificar, no período da análise, que o mesmo cresceu 237,74%. Esse dado informa que o universo das remunerações das servidoras municipais se oportunizou desta política pública para ampliar seus rendimentos, posto que, na maioria dos municípios, prepondera o salário mínimo como piso de entrada.
EMPREGO DOMÉSTICO
Por último, para além da esfera do serviço público, é preciso ressaltar outra atividade que está na pauta do dia – o trabalho doméstico. O emprego doméstico no Ceará é porta de entrada pra as mulheres, 92,4%  do setor  é feminino. A precarização predomina neste tipo de trabalho que, em sua maioria, é realizado por  mulheres negras, com baixa escolaridade e sem vínculo formal de trabalho. Segundo dados da PNAD/IBGE 2001-2009, a formalização dos vínculos de trabalho cresceu 2,5p.p, passou de 7,5% para 10%  a cobertura formal dos contratos de trabalhos domésticos. Enquanto que de 2001 para 2009, o percentual de trabalhadores domésticos sem carteira assinada declinou de 92,5% para 90%, com uma leve redução relativa na informalidade.
O trabalho doméstico compõe uma diversidade de trabalhos com carga horária excessiva, maior intensidade do trabalho, responsabilidade pelo domicílio e pelos moradores. É um trabalho arraigado de preconceito, discriminação, racismo, assédio moral e sexual (reproduz-se neste último uma grande parcela da violência contra a mulher). Por ocorrer em ambiente privado, o trabalho doméstico não consegue ser contemplado pela fiscalização do MTE. A face etária das trabalhadoras domésticas, em sua maioria é de idade juvenil de até 24 anos de idade (29,4%) de um lado e por outro lado também é madura na faixa de 30 a 39 anos (24,6%) a e de 40 a 49 anos (23,5%), que nos conduz a afirmar que as duas faixas de idades ( juvenil e  madura), uma de iniciação ao primeiro emprego e a outra de exclusão do mercado de t rabalho, são as que mais empregam domésticas, justamente porque estas as que tem maior dificuldade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, seja pela pouca experiência ou porquê há discriminação no mercado pelo fator idade, no caso das pessoas igual ou acima de 30 anos de idade.
Assessoria de Comunicação - FETAMCE

Desigualdade e pobreza diminuem no Brasil, apesar da crise mundial, diz FGV

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Apesar da crise econômica mundial, que vem se acentuando e aumentando as desigualdades em vários países, no Brasil a pobreza caiu 7,9% entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012 e as desigualdades continuam a diminuir. A constatação faz parte da pesquisa De Volta ao País do Futuro, que analisou a nova classe média e foi divulgada nesta quarta-feira (7) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).


O coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, lembrou que a queda ocorre em ritmo três vezes maior que o sugerido pelas metas do Milênio das Nações Unidas (ONU). “O Brasil está um pouco na contramão de sua história pregressa e da de outros países emergentes e desenvolvidos. Aqui a desigualdade vem caindo nos últimos 11 anos consecutivos e está caindo com mais rapidez do que antes e hoje estamos no nosso menor nível de desigualdade da série histórica que começa em 1960”, destacou.



O estudo mostra que, de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, o índice de Gini, que mede a desigualdade numa escala de 0 a 1, caiu 2,1%, passando de 0,53 para 0,51 e que o crescimento da renda familiar per capita média foi 2,7% nos 12 meses estudados.



Neri defendeu que os resultados positivos devem-se às políticas públicas de redução da pobreza e ao fato de os brasileiros terem menos filhos e não deixarem de matriculá-los na na escola. “Educação é o fator mais importante para esse resultado, conforme nossos estudos, e a melhora na educação pode significar uma queda maior ainda.”



Apesar da melhoria, o economista lembrou que o Brasil permanece entre os 12 países mais desiguais do mundo. Embora seja a região mais pobre e desigual do país, a renda do Nordeste é a que cresce mais devido a investimento de novas empresas, políticas públicas e empreendimentos estatais entre outros motivos.



Uma parte da pesquisa se arrisca a fazer um cenário prospectivos e prevê que se a desigualdade continuar nesse ritmo de queda, a proporção da chamada classe C, que hoje representa 55,5% da população, deve chegar a 60,1% em 2014. A classe C, de acordo com a definição utilizada pelo estudo, é composta por famílias com renda familiar entre R$ 1.734 e R$ 7.475.



Baseado nessa metodologia, a pesquisa aponta que entre 2003 e 2011, cerca de 40 milhões de pessoas saíram da classe D para a classe C, que conta hoje com mais de 105,4 milhões de brasileiros. Cerca de 22,5 milhões pertencem à classe AB (com salários maiores que R$ 7.475) e cerca de 63,5 milhões estão na classe D e E (com renda inferior a R$ 1.085).


Da Agência Brasil

Evangelho desta quarta-feira

 Quarta-feira, 07 de março de 2012
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

PRT DETERMINA: PENTECOSTE TERÁ CONCURSO PÚBLICO E PAGARÁ QUINQUÊNIO



A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) determinou em Audiência com o Sindsep e Prefeitura Municipal que o município de Pentecoste deverá realizar CONCURSO PÚBLICO ainda no primeiro semestre deste ano. A determinação se deve a reivindicação do Sindicato em regularizar o excesso de contratação temporária nas áreas da Educação e da Saúde, principalmente. 

Determinou ainda, o pagamento do QUINQUÊNIO aos servidores da Educação, retirado na Administração anterior. A PRT garantiu aos servidores da Educação, o recebimento de toda a diferença que deverá ser parcelada.


NOVA AUDIÊNCIA NA PRT: 12 de março
A Prefeitura deverá apresentar os valores que deverão ser pagos pelo quinquênio e pela diferença que será reposta aos servidores!!

Essa é uma conquista do Sindicato!!

Publicado pelo Sindsep Pentecoste

ECONOMIA BRASILEIRA

Crescimento foi de 2,7%

Apesar do baixo resultado, Mantega diz que a economia brasileira deve crescer 4,5% em 2012 


Guido Mantega, mantém o tom otimista e já prevê, para 2012, um crescimento médio próximo a 4,5%
Brasília


O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 2,7% em 2011 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,143 trilhões. O dado foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Sob a ótica da produção, o destaque do PIB em 2011 foi a agropecuária, que cresceu 3,9%. Os demais setores também apresentaram expansão: indústria (1,6%) e serviços (2,7%). Isso também ocorreu com o PIB sob a ótica da demanda, com crescimento no consumo das famílias (4,1%), no consumo do governo (1,9%) e na formação bruta de capital fixo, isto é, nos investimentos (4,7%). 

Avaliando apenas o quarto trimestre de 2011, houve expansão de 0,3% em relação ao trimestre anterior e de 1,4% em relação ao último trimestre de 2010. Segundo o IBGE, o PIB de 2010 havia crescido 7,5%. 

MELHORA 

Apesar do resultado abaixo do esperado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que para 2012 a economia brasileira deverá seguir uma trajetória de crescimento maior que o de 2011, fechando o ano em torno de 4,5%. 

"Uma série de estímulos já estão sendo implantados, entre eles a redução de juros e o barateamento do crédito. Também há o estímulo dos investimentos, o governo está preparando um programa grande nesta área. Várias frentes estão sendo estimuladas e, portanto, as condições para um crescimento maior estão dadas", afirmou. Segundo Mantega, no segundo semestre a economia estará crescendo cerca de 5%, para fechar na média prevista. 

Segundo Mantega, a desaceleração da economia brasileira em 2011 é reflexo do agravamento da crise internacional. Ele disse que no primeiro semestre foi feito um ajuste para reduzir o forte crescimento registrado em 2010 e que devido à pressão inflacionária mundial podia gerar um aumento da inflação também internamente. 

"Houve a necessidade de controle da inflação no primeiro semestre, porém não contávamos com o agravamento da crise no segundo semestre. Se isso não tivesse acontecido nosso crescimento seria mais próximo dos 4% e não dos 3%", explicou.

terça-feira, 6 de março de 2012

Evangelho do dia

Evangelho de Mateus 23;1-12


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 5 de março de 2012

União repassa R$ 808 mi ao Ceará


Recursos Federais

Até o início de março, o Governo Federal repassou ao Ceará um total de R$ 808,2 milhões oriundos do Orçamento da União. O valor é o terceiro maior recebido pelos estados do Nordeste, atrás somente da Bahia, que obteve R$ 1,1 milhão, e Pernambuco, com R$ 885 milhões. As áreas cearenses mais beneficiadas são Esporte e Educação. A maior parte dos valores corresponde a transferências constitucionais.

Conforme o relatório mensal, a maior concentração de verba do Ceará, R$ 7,8 milhões, é destinada ao funcionamento de núcleos de esporte, um dos projetos carro chefe da atual gestão da Secretaria do Esporte, que consiste na construção de unidades de esporte em diversas cidade voltadas aos jovens.

Além disso, a segunda maior concentração do dinheiro foi repassada pelo Ministério da Educação para o pagamento de salários. No entanto, do valor total que chegou ao Ceará, R$ 765,6 milhões foram de transferências constitucionais relativos a fundos de participação e manutenção, assim como recursos repartidos para estados por contribuições. Essas constituições são recursos obrigatórios repartidos aos estados e municípios por meio de critérios que levam em consideração índices diversos, como população e distribuição de renda e são aplicados em diferentes áreas.

Profissionais

Além disso, ao Governo do Estado, o valor enviado até agora foi de R$ 22 milhões. Os valores são para aplicação em formação de profissionais, elevação da escolaridade da população, à urbanização, dentre outras coisas.

Somente para a Secretaria da Educação do Estado, a União enviou R$ 10,3 milhões, além de R$ 1 milhão para Superintendência Estadual do Meio Ambiente e outros R$ 3,6 milhões para a Secretaria de Tecnologia.

Fonte: Diário do Nordeste 

QUER SABER?

Após  o anúncio de que a prefeitura de Pentecoste terá que voltar a pagar o quinquênio aos funcionários da educação e que deverá realizar o concurso público, há milhares de pessoas alvoroçadas querendo saber quando será e quando sairá o edital ou o pagamento desse quinquênio. Precisamos dizer que a Procuradoria Regional do Trabalho deu seu parecer sobre o caso. Porém, há todo um processo de ajuste por parte da prefeitura para que apresente uma forma de como poderá pagar esse quinquênio e também deve tomar as iniciativas para a  realização do concurso. O que é fato é que no dia 12 deste, portanto, semana que vem, haverá uma nova reunião entre sindicato e prefeitura junto ao Procurador e que a prefeitura já deve apresentar um plano de como fará para começar a cumprir a decisão da justiça. Nesse dia será apresentado o impacto que essa decisão causará aos cofres do município. Ninguem está querendo quebrar prefeitura nenhuma, só queremos receber o que é nosso. Para isso deve criar mecanismos para cumprir com a ordem judicial. A realidade é nunca há dinheiro para fazer o que é certo e o que direito do trabalhador, mas quando a justiça decreta só ha uma saída: cumprir. Dai a solução tem que vir de algum lugar. Não fez a cosa certa quando podia, agora tem que fazer contra a própria vontade. Falta de sabedoria e respeito para com o povo. Entretanto, de vez em quado a justiça vem ao encontro daquele que precisa dela. Chegou, portanto, nossa vez. 
Sobre o concurso público ele precisa acontecer com uma certa urgência,  pois haverá eleições este ano e dai a celeridade do caso.
Tudo depende agora da posição da justiça. O sindicato não realiza concurso nem paga ninguém. O papel do sindicato é denunciar irregularidades e a justiça analisa caso a caso e toma decisões baseadas nas denúncias fundamentadas em leis é claro, colhendo a posição de defesa dos denunciados. Desse modo, tendo sido analisados tudo, convoca as partes para dar um parecer. Portanto, entende-se a demora muitas vezes para termos o retorno dos processos que se coloca nas mãos da justiça.

Professor Valdeni Cruz

         

Notícias da Igreja de Itapipoca - Ceará



PROGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE  - 07 E 08 DE MARÇO DE 2012

05-Mar-2012 14:31  ]
A diocese de Itapipoca recebe, dias 07 e 08 de março, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.
Convidamos toda a juventude a se fazer presente a este evento de animação missionária em preparação a JMJ Rio 2013. 
Confira a Programação 
1º  Dia – 07 de março
7:30h – Concentração no Horto do Cruzeiro
8h – Caminhada com a cruz e do ícone de Nossa Senhora (nas mãos dos jovens) até Paróquia Jesus Cristo Redentor para missa de acolhida.
9h – Missa de acolhida, presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Roberto Cavuto;
10: 30 – Exposição da Cruz na igreja Jesus Cristo Redentor
14h – Cadeia Pública
15h – Hospital
17h – Faculdade
19h – Show cultural 
2º  Dia  - 08 de março
8h - Horto do Cruzeiro (celebração direcionada para as vocações) – ao término, a cruz fica disponível no seminário diocesano para exposição.
14h – Motocarreata saindo de frente a igreja São José (Cruzeiro), percorrendo as ruas das paróquias Jesus Cristo Redentor, Catedral e São Francisco de Assis, parando na praça da Catedral para o show final e a missa de passagem da cruz para Tianguá.
15:30 – Show de encerramento
17h – Missa de passagem da Cruz 
LITURGIAS
1º Dia – Novas Comunidades; Juventude Missionária e SOMIC
2º Dia – Liturgia (Foranias, a ser definida dias 4 e 5 em Pentecoste); Cantos: Coral da Catedral + 1 (uma) apresentação nos ritos finais 
SHOWS
1º Dia
Bandas de Paracuru, Itarema e Dona Zefinha + 2 (duas) apresentações no palco) 
2º Dia
Salve-Samba, Itapajé; Banda Unção Divina de Juritianha e Zé Vicente

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...