sábado, 19 de maio de 2012

Dom Paulo Evaristo Arns


Vinte e oito anos à frente da segunda maior comunidade católica do mundo, a Arquidiocese de São Paulo, com cerca de 7,8 milhões de fiéis, perdendo apenas para a da Cidade do México, dom Paulo Evaristo Arns foi uma das mais expressivas lideranças religiosas do Brasil. Logo que assumiu o cargo de arcebispo da cidade, em 1970, vendeu o Palácio Episcopal por 5 milhões de doláres e empregou o dinheiro na construção de 1.200 centros comunitários na periferia. Impressionou o país e o mundo pelas suas atividades em defesa dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, quando combateu a intransigência do regime militar e agiu em favor das vítimas da repressão. Defendeu também os líderes sindicais nas greves, apoiou a campanha contra o desemprego e o movimento pelas eleições diretas. Sua luta em defesa dos direitos dos pobres e pelo fim da desigualdade social lhe valeu dezenas de prêmios no mundo: título de doutor honoris causa em universidades dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Holanda; prêmio do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (1985), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outros. Filho de pequenos agricultores, nasceu em Forquilhinha, interior de Santa Satarina, e ordenou-se padre em 1945. Religioso com formação erudita e ligado ao setor progressista da Igreja, doutorou-se com o mais alto grau acadêmico, três "honorable", em Letras pela Universidade de Sorbonne, em Paris, na França, com a tese A Técnica do Livro de São Jerônimo, em 1952. De volta a Petrópolis, trabalhou como professor de Teologia, como jornalista e como vigário nos subúrbios da cidade. Foi promovido à condição de bispo em 1966. Quatro anos depois, o papa Paulo VI nomeou-o arcebispo de São Paulo, e, em 1973, cardeal. Pediu demissão do cargo de cardeal-arcebispo em 1998, como determinam as normas da Igreja. Incentivando a integração entre padres, religiosos e leigos, criou 43 paróquias e apoiou a criação de mais de 2 mil Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nas periferias da metrópole.

Pedro Leonardo vai passar por nova cirurgia


G1
fotoA data do primeiro show do cantor Thiago após o acidente do seu primo e parceiro musical Pedro Leonardo só será marcada após a definição sobre uma cirurgia a qual o jovem deve se submeter na próxima semana. Segundo Ede Cury, assessora do cantor Leonardo, o procedimento em Pedro deverá acontecer na próxima terça-feira (22) ou quarta-feira (23), dependendo do estado de saúde do artista.

Ede Cury não soube dar informações sobre qual será essa cirurgia. Em 9 de maio, o médico Roberto Kalil afirmou que Pedro tem uma fratura na fêmur que necessita de cirurgia, mas a data da intervenção não havia sido definida.

Procurado pelo G1 ontem (18) o Hospital Sírio-Libanês disse que só dará informações por meio de boletins médicos, os quais são baseados nos relatos médicos posteriores aos procedimentos. Por conta disso, não há mais informações sobre a cirurgia de Pedro. O último boletim foi divulgado no dia 13 de maio.

Papa destaca compromisso com cultura, voluntariado e trabalho



Da Redação, com Rádio Vaticano em espanhol
(Tradução: equipe CN Notícias)


Rádio Vaticano
O Papa Bento XVI reunido com membros das associações católicas neste sábado, 19, no Vaticano
Enfrentar as injustiças e promover a dignidade humana e a família diante dos desafios urgentes. Foi esta a mensagem de coragem que o Papa Bento XVI transmitiu, neste sábado, 19, aos leigos comprometidos com a cultura, no voluntariado e no trabalho, a perseverar no caminho do Evangelho de Cristo, sendo fiéis à doutrina social da Igreja.

O Santo Padre recebeu cerca de oito mil membros de três associações católicas italianas: o Movimento Eclesial de Compromisso Cultural, a Federação de Organismos Cristãos do Serviço Internacional de Voluntários e o Movimento Cristão de Trabalhadores, pela ocasião de seus aniversários.

Lembrando que os aniversários são ocasiões propícias para dar um novo impulso ao próprio carisma, com gratidão e uma visão crítica, atenta às próprias origens e aos novos sinais dos tempos, Bento XVI reiterou a importância do compromisso e do testemunho dos leigos católicos com estes três âmbitos da sociedade, promovendo a dignidade humana.

“Cultura, voluntariado e trabalho são um trinômio indissolúvel no compromisso cotidiano do laicato católico, que se propõe a fazer incisiva a pertença a Cristo e à Igreja, tanto no âmbito privado como na esfera pública da sociedade. O leigo fiel se põe propriamente em jogo quando é ativo nestes âmbitos e, no serviço cultural, na ação solidária com os necessitados e no trabalho, se esforça por promover a dignidade humana. Estes três âmbitos estão enlaçados por um denominador comum: o dom de si mesmos”, disse.

Doar-se pelo próximo

O Papa lembrou ainda como é a experiência de entrega do cristão na sociedade. Ele enfatizou que tal entrega vai além do afeto e transmissão de noções técnicas e teóricas. “O voluntariado, recurso insubstituível da sociedade, envolve não tanto dar as coisas, mas dar-se a si mesmos, em ajuda concreta aos mais necessitados”

Recordando que a liberdade do dom de si mesmo é o único fator que nos faz descobrir a felicidade profunda, embora nem sempre isso seja compreendido, o Papa reiterou também o papel da família nesse processo. “A família é o primeiro lugar onde se experimenta o amor gratuito. E quando ele não se sucede, é quando se desnaturaliza e entra em crise”, enfatizou o Pontífice.

Ao concluir seu discurso, assegurando a estas associações católicas que elas contam com o Papa, Bento XVI quis destacar dois elementos evidenciados no encontro. “A afirmação de sua parte da necessidade de continuar no caminho do Evangelho, na fidelidade à doutrina social da Igreja e na lealdade com os Pastores. E o meu sopro, o sopro do Papa, que os convida a prosseguir com constância em favor dos irmãos. Deste compromisso faz parte também a tarefa de evidenciar as injustiças e testemunhar os valores sobre os quais se funda a dignidade da pessoa humana, promovendo as formas de solidariedade que favorecem o bem comum”. 

Fonte: Canção Nova

Igreja antenada e conectada é novo nome para cristãos, diz padre


Jéssica Marçal

Da Redação


CNBB
Padre Gildásio Mendes dos Santos, que apresenta o painel ''Igreja: antenada e conectada'' no Seminário de Jovens Comunicadores
A tarefa de evangelizar nos dias de hoje tornou-se complexa, já que a religião nem sempre ocupa lugar primordial. Nessa nova conjuntura, a Igreja se vê diante da necessidade de se manter antenada e conectada às novas mídias e linguagens para utilizá-las a favor do Evangelho. Essa temática está na pauta de discussão deste sábado, 19, no Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que tem como tema “"Jovens católicos: comunicação que transforma vidas".

Para o coordenador da Rede Salesiana de Comunicação, padre Gildásio Mendes dos Santos (SDB), que apresenta hoje à tarde no seminário o painel “Igreja: antenada e conectada”, o grande desafio hoje é a evangelização da cultura.

“A cultura significa entender as novas linguagens, as novas necessidades das pessoas, tanto humana como espiritual, as grandes transformações que acontecem na família e na sociedade, o diálogo com as novas tecnologias e o progresso, o diálogo com a questão daquilo que o ser humano busca de mais profundo e a questão da fé”, disse.

Todos são comunicadores

O padre explicou que, nessa cultura, a comunicação é parte integrante da vida das pessoas e que todos os seres humanos são comunicadores. Ele acredita na necessidade de se compreender a comunicação de forma mais abrangente, questionando o que as pessoas e cristãos de boa vontade podem fazer para comunicar o bem, promover a vida e o amor.

“A grande questão é: como fazer com que as pessoas, além de serem comunicadoras, sejam também evangelizadoras? Não é transformá-las e nem dizer que elas têm que aprender, mas é conscientizá-las de que elas têm o dom, têm capacidade e que são chamadas a evangelizar através da comunicação”, enfatizou.

E se a sociedade tem que estar atenta à sua capacidade de comunicar e evangelizar utilizando as novas linguagens nessa missão, o mesmo é válido para a Igreja. “A comunicação na Igreja não é feita só por padres e bispos, ela é feita por todos nós. Esse novo conceito de que nós somos comunicadores antenados significa que quem acredita em Jesus está antenado. Igreja antenada e conectada é o novo nome para os cristãos de agora pra frente”, comentou o padre.

Cuidados

Embora todos os seres humanos sejam comunicadores e evangelizadores em potencial, o padre ressaltou três aspectos que devem ser cuidadosamente considerados. O primeiro deles é a competência do comunicador, que deve estar preparado para a tarefa que vai assumir. “A incompetência é muito perigosa, ela pode machucar. Então eu acho que a competência é um fator fundamental”, disse.

Padre Gildásio também citou o senso de colaboração que as pessoas devem ter, já que hoje as mídias são interligadas e o trabalho colaborativo pode gerar melhores resultados. Por fim, o padre destacou a dimensão ética, a chamada ética da responsabilidade, em que é necessário ter a consciência de que uma palavra ou uma ação tem consequência na vida de alguém.

“É como se a gente estivesse no jardim, cada comunicador é uma flor e ele sabe que ele tem que cuidar da outra, porque se a outra machucar, ele também se machuca”, exemplificou.

O sacerdote lembrou ainda o propósito do comunicador cristão, que é comunicar por causa de Jesus Cristo. “Não é a comunicação pra mim ou por causa de alguma ideia. É do Grande Comunicador que propôs o reino de Deus no meio das pessoas, onde nós queremos proclamar as bem aventuranças, o perdão, a misericórdia, e mostrar que o grande projeto da comunicação é ter essa dimensão de Deus, porque foi Ele que criou esse mundo e todos os seres humanos comunicadores". 

Fonte: Canção Nova

G8 defende permanência da Grécia na zona do euro


Em um comunicado, chefes de Estado também se comprometeram a promover o crescimento ao lado da responsabilidade fiscal

BBC Brasil  - Atualizada às 

Os líderes do G8 (grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo mais a Rússia) disseram neste sábado que querem que a Grécia permaneça na zona do euro, apesar das dívidas.
Em um comunicado da cúpula, que acontece em Camp David, nos Estados Unidos, os chefes de Estado também se comprometeram a promover o crescimento ao lado da responsabilidade fiscal.
No entanto, eles disseram que "as medidas corretas (para atingir estes objetivo) não são as mesmas para cada um de nós".

Foto: APLíderes do G8 estão divididos sobre se continuam a implantar medidas de austeridade ou se apoiam planos de estímulo nos países mais atingidos pela crise na União Europeia

A possibilidade da saída da Grécia da zona do euro foi um dos principais tema da agenda da reunião do G8, após as recentes eleições inconclusivas no país.
Os líderes da França, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, da Itália, do Japão, do Canadá e da Rússia também discutirão neste sábado assuntos como a crise de alimentos, a energia e o clima, as parcerias com os países do norte da África e do Oriente Médio e a guerra no Afeganistão.
Austeridade x crescimento 
"Nós concordamos sobre a importância de uma zona do euro forte e coesa para a recuperação e a estabilidade global, e afirmamos nosso interesse de que a Grécia permaneça na zona do euro, respeitando seus compromissos", disse o comunicado.
O grupo disse ainda que recuperação econômica global estava mostrando sinais de progresso, mas que "importantes ventos contrários ainda persistem".
Os líderes do G8 estão divididos sobre se continuam a implantar medidas de austeridade ou se devem apoiar medidas de estímulo nos países mais atingidos pela crise.
A chanceler alemã Angela Merkel é defensora da austeridade, enquanto que o presidente recém-eleito da França, François Hollande, quer implantar políticas de maior crescimento, assim como o presidente americano Barack Obama.
O editor de América do Norte da BBC, Mark Mardell, diz que, apesar das divergências e ressalvas, a primeira linha do comunicado - que fala sobre promover crescimento e empregos - significa que Obama e Hollande venceram no primeiro dia de discussões.
No entanto, não está claro se Merkel concorda com a mensagem e está preparada para agir de acordo, segundo Mardell.
Diplomatas americanos dizem que Merkel terá uma reunião privada com Obama ainda neste sábado.
O primeiro-ministro italiano Mario Monti disse que outra reunião importante acontecerá em Roma em junho, quando ele receberá Hollande e Merkel.
Grécia por um fio 
Segundo correspondentes, a probabilidade de que a Grécia deixe a zona do euro ainda está crescendo.
O gabinete do primeiro-ministro interino da Grécia afirmou na última sexta-feira que Merkel sugeriu que o país faça um referendo sobre a permanência no bloco no dia as próximas eleições, mas o gabinete da chanceler negou a afirmação.
Os eleitores gregos irão às urnas novamente em 17 de junho, depois que as eleições anteriores não conseguiram produzir um governo de coalizão para o país.
Um governo interino, liderado por um juiz, foi estabelecido essa semana, até a próxima votação.
Investidores temem que a recusa de Atenas a impor cortes severos nos gastos governamentais - exigidos pelo plano de resgate financeiro europeu - resulte na saída do país do grupo das 17 nações que usam o euro.
Duas pesquisas de opinião divulgadas também nesse sábado mostraram que o partido de esquerda Syriza, que é contra as medidas de austeridade, tem o mesmo percentual de intenções de voto que o partido de centro-direita Nova Democracia, ambos com cerca de 25%.
Países como a Espanha e a Itália, que também lutam para diminuir o peso de suas dívidas, podem se tornar mais vulneráveis, dando origem a uma nova crise financeira global tão grave quanto a de 2008, segundo analistas.
Após o fim da reunião do G8 na noite deste sábado, a maior parte dos líderes irá para Chicago para se juntar a um grupo maior de oficiais internacionais para uma cúpula da Otan, que acontecerá durante o domingo e a segunda-feira.

NAS TETAS DA PREFEITURA !








O Poder Público não Pode Ser a Mãe de Alguns
Mas instrumento de Cidadania e Garantidor da Democracia para Todos



NAS TETAS DA PREFEITURA
                        
                                De:   Valdecy Alves

Poucas tetas pra tantas bocas
Pouco leite pra tanta fome
A oposição mama hoje
Pois virou situação
A situação na fila
Mamará amanhã
Quando devolver o cetro
À antiga oposição
Pois tanto já mamou...
Tão difícil desmamar!
E haverá momentos
Quando mamarão juntas!

E os demais
Que sustentam o ápice da pirâmide de mamadores?
Como Atlas
Sempre com o mundo nas costas...

Bem
Se alimentam dos dejetos
Que lhes caem sobre as faces
E nas cabeças!
........................................................................
Enquanto se equilibram com o enorme peso
No chão pantanoso.......................................
...No alto os urubus e moscas
Atraídos pelo odor!


ASSEMBLEIA DO SINDSEP PENTECOSTE E PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP




SERVIDORES MUNICIPAIS DE PENTECOSTE ARMAM ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA SENTENÇA VITORIOSA OBRIGANDO O PAGAMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E DEPOIS FAZEM DEBATE EM PROGRAMA DE RÁDIO QUE TODO O MUNICÍPIO PAROU PARA OUVIR - PURA CIDADANIA!


Assembleia dos Servidores Municipais de Pentecoste - 19/05/2012

 Na assembleia, os servidores foram informados das estratégias que se seguirão com a execução da sentença, confirmada pelo Tribunal de Justiça, ONDE O MUNICÍPIO FOI CONDENADO A PAGAR 01 SALÁRIO MÍNIMO A TODOS OS SERVIDORES QUE GANHAM ABAIXO DO MÍNIMO. Ficaram indignados ao saberem que o Município tem fortunas para gastar com advogados famosos para continuar violando direitos e não tem para pagar o salário mínimo aos servidores mais pobres.


Em primeiro plano à esquerda membros da direção executiva do SINDSEP

 Um fato chamou a atenção: POUCOS SERVIDORES BENEFICIADOS COM A DECISÃO COMPARECERAM À ASSEMBLEIA. Tudo por medo, pois o Município após perder todos os recursos no Tribunal, antes do processo voltar para Pentecoste, convocou muitos dos servidores dando ampliação de jornada e passando a pagar o mínimo, mas como um favor, uma simples ampliação, que pode ser tirada a qualquer momento. ASSIM TODOS QUE RECEBERAM AMPLIAÇÃO NÃO FORAM À ASSEMBLEIA, MAS TELEFONARAM PARA O SINDICATO DIZENDO QUE OUVIRIAM O PROGRAMA DE RÁDIO. Assim tivemos duas assembleias: 1) A QUE HOUVE NO SINDICATO, COM A PRESENÇA FÍSICA DOS SERVIDORES E  2) AQUELA QUE TODOS LIGARAM O RÁDIO PARA SABEREM QUE ALÉM DA EXECUÇÃO PARA IMPLEMENTAR O DIREITO DE FORMA DEFINITIVA E IRREVOGÁVEL AO SALÁRIO MÍNIMO, TAMBÉM TÊM DIREITO AOS VALORES RETROATIVOS, UMA VERDADEIRA POUPANÇA.


Dr. Valdecy Alves - Debatendo direitos e estratégias

Todos sabem que o Município continuará recorrendo, tentará ao máximo protelar. PIOR PARA ELES, POIS A BOMBA EXPLODIRÁ EM PLENO PERÍODO ELEITORAL. IMPORTANTE SALIENTAR QUE O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PENTECOSTE ( http://sindseppentecoste.blogspot.com.br/  ) está com todas as estratégias de reação prontas. TUDO AO FINAL DARÁ CERTO COMO OCORREU EM ITAPIPOCA, AMONTADA, SÃO LUÍS DO CURU...

Foi deliberação da assembleia também aprovar o ajuizamento de duas ações:  

1) para cobrar a correta progressão dos professores na carreira, pois está ocorrendo prejuízos e discriminação nos enquadramentos; 

2) ajuizamento de Mandado de Injunção para obrigar o Município a recompor as perdas salariais dos servidores com nível médio, que sempre ganharam acima do salário mínimo e por falta de reajustes anuais e plano de carreira. Ganham igual aos que só precisam ter o nível fundamental. Afinal formação é fator para ser valorizado e ter respeitada a carreira.


 
Programa a Voz do SINDSEP - Todo Sábado a partir do meio dia
Apresentado pelo Professor Valdeni

Por volta de meio dia, do sábado, dia 19/05/2012,  teve início o programa de rádio, que vai ar todo sábado, no mesmo horário: A VOZ DO SERVIDOR. Pelo nível do programa, voltado para informação e cidadania é um dos programas de maior audiência na programação radiofônica de Pentecoste, sem dúvida o de maior qualidade. COM OS TEMAS DE HOJE, O MUNICÍPIO PAROU PARA ESCUTAR. Todas as casas com os rádios ligados. 


O debate que parou o Município de Pentecoste pelo excelente conteúdo do programa
Os  ouvintes telefonavam  dizendo: - NÃO É A VOZ DO SINDSEP É A VOZ DE PENTECOSTE!

O programa é apresentado pelo Professor Valdeni, dirigente do SINDSEP e blogueiro cujo blog já ultrapassou ou 100.000 (cem mil) acessos! http://valdenycruz.blogspot.com.br/   Teve a presença de Meire, também dirigente sindical, da Presidenta do Sindicato Cláudia Melo e do advogado do SINDSEP Dr. Valdecy Alves.
Cláudia Melo - Presidenta do SINDSEP falando sobre o dever de cada um
Na contribuição para se chegar à realidade política com que se sonha

Debateu-se sobre o direito ao salário mínimo e a sua implementação; sobre eficácia de políticas públicas, que deve ser fiscalizada não apenas na parte contábil mas quanto ao resultado real delas na vida das pessoas; sobre administrações que constroem obras vistosas e não investem no mínimo como educação e saúde, tentando ludibriar a população através dos olhos e propaganda na mídia; sobre a importância da valorização dos servidores municipais através da carreira para qualidade do serviço público e para a vida pessoal e social dos servidores. sobre o direito ao reajuste anual para evitar redução salarial; sobre a cultura do Município de Pentecoste em violar direito, tem-se até a impressão que todo dia quando o prefeito acorda chama sua assessoria e diz:

- E aí, tem mais algum direito na lei, pra gente violar a partir de hoje??? Num tem? Vamos criar um direito novo. Só pra violar! E os vereadores dizem: - Pode mandar, sim, sinhor prefeito! Qui nós aprova!

Debateu-se ainda porque todo direito na Constituição é tão perfeito e na vida real tão diferente e monstruoso; se vale a pena acreditar na luta e seguir avante para construção de uma sociedade melhor, da importância da decisão da Presidenta Dilma disponibilizar os salários dos servidores federais na internet, bem como o direito à transparência para que qualquer cidadão ou cidadã possa ter acesso aos dados das despesas públicas. 

FOI UM GRANDE PROGRAMA. OS OUVINTES FAZIAM PERGUNTAS AO VIVO PELO TELEFONE  E TEVE UM OUVINTE QUE FEZ O SEGUINTE COMENTÁRIO:

- Não é a Voz do Servidor. É A VOZ DE PENTECOSTE!

Sem dúvida, o programa a Voz do SINDSEP é o melhor programa de rádio sindical de que já participei e consta entre os melhores que pude ouvir.  A COMUNICAÇÃO PARA LUTA SOCIAL TEM A MESMA IMPORTÂNCIA QUE A PROPAGANDA TEM PARA O SETOR COMERCIAL. SÓ QUE É VOLTADA PARA CIDADANIA. Que todo SINDICATO possa ter um programa de rádio e que todos possam ter um programa no nível da Voz do Servidor, do SINDSEP Pentecoste.

Blog do Dr. Valdecy Alves






Carlos Cachoeira pretendia nomear Demóstenes para o Supremo Tribunal Federal


Petistas sugerem que caso Cachoeira conduza à reforma política



PORTO ALEGRE - O diretório nacional do PT pediu 'apuração ampla' de todas as denúncias relatadas nas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal durante as investigações da CPMI do Cachoeira do Congresso Nacional, em resolução emitida ao final de uma reunião ordinária em Porto Alegre, nesta sexta-feira, 18.
No documento, os dirigentes partidários afirmam que 'a CPMI poderá elucidar a infiltração do crime organizado e da corrupção na alta política nacional, como foi a tentativa denunciada em escutas oficiais de que o meliante Carlos Cachoeira pretendia fazer nomear o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) para o Supremo Tribunal Federal' e consideram que 'tal fato não encontra paralelo na história do Brasil: um assecla da organização criminosa ser guindado à mais alta corte do País'.
Na sequência, o texto afirma que 'é fundamental mobilizarmos a sociedade em defesa de uma ampla apuração de todas as denúncias relatadas nas operações da Polícia Federal, bem como de todas as ramificações da organização criminosa, doa a quem doer, pois ninguém, na área pública ou privada, pode situar-se acima da lei'. Também faz referência aos meios de comunicação. 'Entre as denúncias que precisam ser apuradas a partir de elementos probatórios em mãos da CPMI estão as relações entre o crime organizado e alguns órgãos de imprensa. O que está em jogo é a apuração de fatos criminosos, não os ataques à liberdade de expressão, como tentam confundir setores da mídia conservadora. Quanto aos meios de comunicação, reafirmamos a resolução aprovada no 4º Congresso do PT: Para nós, é questão de princípio repudiar, repelir e barrar qualquer tentativa de censura ou restrição à liberdade de imprensa'.
A resolução reitera, ainda, que 'os fatos revelados reforçam a urgência de reformas de fundo no sistema político e nas instituições nacionais, especialmente o financiamento público das campanhas eleitorais, com mais fiscalização e transparência em todas as esferas da política'.
Nas entrevistas, os dirigentes petistas evitaram comentar a mensagem que o deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP) enviou na quinta-feira ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), na qual teria dado a entender que o destinatário não seria convocado a depor na CPMI. 'Achamos perfeitamente razoáveis as explicações dele (Vaccarezza) e reafirmamos que não há nenhum interesse de deputados e senadores do PT em fazer qualquer tipo de blindagem', afirmou o presidente do partido, Rui Falcão, referindo-se às justificativas apresentadas pelo parlamentar de que o governador não está entre os investigados e, por isso, não precisa ser ouvido. 'A CPMI pode trazer resultados importantes, como enfatizar a necessidade de financiamento público das campanhas eleitorais', reiterou Falcão.
O presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT), disse que Vaccarezza 'é livre para conversar e tratar com quem bem entender; isso não altera o trabalho da CPMI', mas propôs que se dê ao deputado federal a oportunidade de explicar em que circunstâncias ele se comunicava com Cabral. Também ressaltou que 'todos aqueles que de alguma forma tiveram contatos com Cachoeira deverão ser ouvidos'.

CPI do Cachoeira ouve seis depoentes na próxima quinta-feira


JORNAL DO BRASIL
A CPI mista que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados ouvirá seis pessoas na próxima quinta-feira (24). Elas são suspeitas de participar da organização comandada por Cachoeira, preso na operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Entre os convocados está o sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, conhecido como Dadá, que seria “araponga” do grupo.
Entre os crimes atribuídos à organização estão contrabando, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, peculato, violação de sigilo e formação de quadrilha. A maior parte dos convocados a prestar depoimento na quinta-feira é de presos na operação Monte Carlo.
O início dos depoimentos está marcado para as 10h15.
Quem são os convocados
Idalberto Matias de Araújo – sargento da Aeronáutica conhecido como Dadá, é acusado de ser “araponga” do grupo, especialista em espionagem. Também é suspeito de arregimentar policiais federais, civis e militares para as atividades criminosas, além de atuar na promoção dos sites de aposta eletrônica da organização e nas frentes de fechamento de bingos rivais, tudo isso de acordo com o requerimento de convocação aprovado pela CPI.  Também foi flagrado pela Polícia Federal em conversas com parlamentares, no curso da operação Monte Carlo, que acabou por prendê-lo.
Lenine Araújo de Souza – Preso pela operação Monte Carlo, é apontado como integrante da organização comandada por Carlinhos Cachoeira. De acordo com os requerimentos de convocação, Lenine era gerente do jogo do bicho e responsável pela contabilidade do grupo.
Jairo Martins de Souza – Apontado nas investigações como envolvido nas atividades ilícitas praticadas pela organização criminosa. Segundo o requerimento de convocação aprovado pela CPI, era considerado um dos “araponga” do grupo.
José Olímpio de Queiroga Neto – Apontado pela Polícia Federal como membro da organização criminosa. De acordo os requerimentos de convocação, ele seria o gerente da organização no Entorno do DF e um dos responsáveis pelo pagamento de propina a agentes públicos. Também foi preso pela Operação Monte Carlo.
Gleyb Ferreira da Cruz – Preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, Gleyb é apontado como laranja de empreendimentos de Cachoeira. De acordo com os requerimentos de convocação, Gleyb aparece nas conversas interceptadas como elo entre Cachoeira e o delegado da polícia federal Deuselino Valadares, também preso.
Wladmir Henrique Garcez – Preso pela operação Monte Carlo, da Polícia Federal, o ex-vereador é apontado como um dos principais colaboradores da organização criminosa supostamente comandada por Cachoeira. De acordo com os requerimentos de convocação, Wladmir seria facilitador do grupo junto a agentes públicos, como as polícias civil e militar de Goiás.

MEGA - SENA


O concurso 1.390 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (19) pode pagar R$ 13 milhões para quem acertar as seis dezenas.
Se um apostador levar o prêmio sozinho, poderá se aposentar com uma renda superior a R$ 74 mil por mês, apenas investindo em poupança, ou poderá adquirir 65 imóveis.

Desde o surgimento do concurso, em março de 1996, São Paulo foi o Estado que teve mais ganhadores da Mega-Sena, 127, seguido por Minas Gerais, com 48 apostadores, e do Rio, que foi contemplado 43 vezes.
No concurso da última quarta-feira (16), um bilhete da cidade de Corrente (PI) acertou as dezenas da faixa principal e levou R$ 13,5 milhões. Os números sorteados foram 01 - 16 - 28 - 39 - 44 - 57. Outros 146 apostadores acertaram a quina e receberam R$ 14.870,28 cada um. Mais 7.397 pessoas acertaram a quadra e levaram R$ 419,29.
As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e custam a partir de R$ 2.

Com Dilma e Lula, Haddad participa de visita a exposição em SP


Folha Online

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse ter se sentido "honrado" com a visita da exposição "Guerra e Paz", de Candido Portinari, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.
"Eu penso que é uma honra ter recebido a visita dos dois numa exposição tão importante para São Paulo e para o Brasil", afirmou nesta sexta (18) após a visita.
A aparição de hoje foi o primeiro evento que contou com a presença dos três na cidade desde o início da pré-campanha de Haddad. O ex-ministro da Educação teve Lula como principal fiador de sua candidatura em São Paulo. "É óbvio que os apoios políticos contam, mas não são os ingredientes mais importantes da eleição", afirmou o pré-candidato.
A visita à exposição, no Memorial da América Latina, durou cerca de 1h10.
Também estavam presentes os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Aloizio Mercadante (Educação), Ana de Hollanda (Cultura) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).
Antes da visita à exposição, Dilma, Lula e Haddad almoçaram juntos em um restaurante na região central da cidade.

Presos 9 dos 10 vereadores de cidade de AL


Todos os parlamentares são suspeitos de corrupção; o MP ainda investiga o prefeito da cidade


A polícia de Alagoas prendeu, na noite dessa quinta-feira, nove dos dez vereadores da cidade de Rio Largo, na Grande Maceió, em Alagoas. Os parlamentares foram denunciados pelo MP-AL (Ministério Público de Alagoas) por corrupção e desvio de dinheiro.

Todos os vereadores que formam a Câmara Municipal da cidade estão sendo investigados. Eles são acusados de negociarem, por 700 mil, um terreno no município avaliado em R$ 25 milhões.

Prefeito

Segundo o Ministério Público, além de todos os vereadores, o prefeito também pode estar envoilvido no esquema. O procurador-geral de Justiça Eduardo Tavares denunciou Antonio Lins Souza Filho, o “Toninho Lins”, pelos crimes de apropriação de bem público, alienação ilegal de bem público, formação de quadrilha e dispensa ilegal de licitação.

As investigações foram conduzidas pelo Gecoc (Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas).

Investigações

Segundo a denúncia, em junho de 2010, os empresários Moisés Carvalho Pereira, Luiz Pereira Martins, Marcelo Pereira Lessa e Antonio Lucena Barros montaram a MSL Empreendimentos Imobiliários Ltda. Em paralelo, o prefeito desapropriou as terras da Usina Utinga Leão que sequer questionou os valores abaixo do mercado pelos quais a área estava sendo entregue ao município de Rio Largo. O decreto foi assinado em novembro de 2010. Oito dias depois, o prefeito solicitou aos vereadores a alienação da área para “empresas que estivessem dispostas a realizar programas e ações habitacionais de interesse social” em Rio Largo.

Com isso, o prefeito também solicitou que a aquisição do terreno fosse dispensada de licitação. Em apenas dois dias, o processo tramitou e foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Rio Largo. Os vereadores Cícero Inácio Branco, Milton José de Pontes Filho e Reinaldo Cavalcante Moura, que participaram do golpe, opinaram pela aprovação do projeto, assim como os vereadores Thales Luis Peixoto Cavalcante, Jefferson Alexandre Cavalcante e o servidor Jean dos Santos Silva. Além deles votaram a favor os vereadores Aurízio Esperidião da Hora, Ionaide Cardoso Martins, José Nilton Gomes de Souza, Luiz Phellipe Malta Buyers e Maria das Graças Lins Calheiros.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...