sexta-feira, 14 de junho de 2013

É PAPEL DO CAE (CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR)

Art. 19.  Compete ao CAE: 

I - acompanhar e fiscalizar o cumprimento das diretrizes estabelecidas na forma do art. 2o desta Lei; 
II - acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar; 
III - zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, bem como a aceitabilidade dos cardápios oferecidos; 
IV - receber o relatório anual de gestão do PNAE e emitir parecer conclusivo a respeito, aprovando ou reprovando a execução do Programa. 


Parágrafo único.  Os CAEs poderão desenvolver suas atribuições em regime de cooperação com os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional estaduais e municipais e demais conselhos afins, e deverão observar as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA. 

O QUE É O BOLSA FAMILIA

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP). Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família - - considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa, instituído pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/04.

A seleção das famílias para o PBF é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil.

Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas no PBF. No entanto, o cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no Programa e o recebimento do benefício.


Contato:
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
SEPN 515 – Bloco B – Edifício Ômega – 5º andar
CEP 70770-502 – Brasília/DF
0800 707 2003

bolsa.familia@mds.gov.br

Liturgia de hoje, 14 de junho de 2013

Evangelho (Mt 5,27-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27 “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29 Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31 Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’.32 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

AULAS DE RELIGIÃO

BUDISMO

É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.
Quem foi Buda?
Siddhart Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C., em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Ele era um príncipe que, logo após seu nascimento, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes. Lá surgiu um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação longe da cidade; ele tomou o menino em suas mãos e profetizou "este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos". Após essa profecia, os pais de Siddhart resolveram criar o filho superprotegido para que ele não optasse por estudos filosóficos como foi profetizado. Aos dezesseis anos, ele se casou com sua bela prima Yasodhara; desse relacionamento nasceu seu único filho, Rahula. Contudo, sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portões do palácio, por fim, em um belo dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado. Siddhart se chocou com a realidade de seu povo e, aos 29 anos, decidiu buscar uma solução para aquilo que afligia seu coração: o sofrimento humano. Abriu mão de sua família e foi em busca de uma resposta. Foi nesse caminho que ele se tornou Buda, o iluminado.
Fundou a doutrina budista, cujo principal conceito é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola
brasilescola.com

AULAS DE RELIGIÃO

ISLAMISMO

O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

Alcorão, livro sagrado do Islamismo

O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Xiita significa “partidário de Ali” – Ali Abu Talib, califa (soberano muçulmano) que se casou com Fátima, filha de Maomé, e acabou assassinado. Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Islã e discípulo de Maomé. As principais características são:

Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.

Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.

Alguns pontos em comum entre Xiitas e Sunitas são: a individualidade de Deus, a crença nas revelações de Maomé e a crença na ressurreição do profeta no Dia do Julgamento.

No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
brasilescola.com

AULAS DE RELIGIÃO

Cristianismo

Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.
Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, etc.
Jesus Cristo nasceu em Belém, Judeia (Palestina), por volta do ano 6 a.C. Seus ensinamentos morais, como o amor a Deus e ao próximo, fizeram com que sua vida passasse a ser um exemplo a ser seguido. Aos 33 anos, Jesus morreu crucificado injustamente e ressuscitou após o terceiro dia.
Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.
O Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África. A religião cresceu tanto que, no ano de 313, o imperador Constantino concedeu aos cristãos liberdade de culto; e em 392, foi considerada a religião oficial do Império Romano.
Por Tiago Dantas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Merenda Escolar! De novo?

Sim. Merenda Escola mais uma vez em pauta. Mas, desta vez fiquem tranquilos, pois não é para criticar e sim para elogiar.

Todos devem estar lembrados que de vez em quando eu faço pequenas críticas contra a Merenda escolar do município. Em particular falo sempre a partir da escola que eu trabalho, que é a Escola Vidente Feijó de Melo. A última vez que teci uma crítica, foi na segunda - feira, 10 de junho, quando na hora da merenda apareceu em nossa frente um leite terrível. Parecia que o leite estava talhado. Na vasilha, o leite parecia dividido em dois. Então resolvi fazer uma crítica via rede social, considerando o leite como muito ruim. Disse isso, não por mim mesmo, mas mediante a recusa dos professores. Entretanto, ao chegar na sala de aula, para ter certeza do que eu estava dizendo, perguntei aos alunos se eles tinham merendado. A resposta foi de pronto: não. Disseram que o leite parecia que estava talhado e, por esta razão,  não merendaram. Mas tarde, porém, a nutricionista foi visitar a escola e quis me convencer do contrário, dizendo ser o leite muito bom. Eu, entretanto, afirmei veementemente que o leite não prestava. O leite ao qual eu estava me referindo, já havia sido pedido pelo Conselho da Merenda, por mais de dois anos que fosse trocado. A nutricionista falava comigo como se eu não conhece a realidade de Pentecoste e, consequentemente, da Merenda escolar do Município. Não sabia ela que eu já sou conselheiro há mais de 4 anos. Uma outra coisa que pedíamos bastante é que fosse implementada na Merenda Escola, era quanto a verduras e legumes. Essa também foi a luta do Conselho. Isso que digo, assino embaixo. Você pode conferir o que esteou por esta fotos. Elas testificam o que estou escrevendo.

Hoje, portanto, tomei a iniciativa de ir até o deposito da Merenda da Escola e, ao entrar, me deparei com uma visão maravilhosa. Muita merenda no estoque. Pude ver muita massa para cuscuz, muito arroz, feijão mulatinho, bastante macarrão, muitos pacotes de bolacha, tempero. Fiquei mais feliz ainda foi quando vi que também tinha verduras, como o tomate, cenoura, e cebola de cabeça. Também fiquei feliz quando vi que o leite miserável está dando adeus. Veio um outro tipo de leite, que segunda a pessoa que organiza, é muito bom. Só não perguntei sobre a quantidade de carnes, se tinha muito ou pouco em estoque, mas fica pra outro momento.

Portanto, gostaria de dizer para todos, que realmente meus olhos viram e posso afirmar que na escola Vicente tem bastante Merenda.
Gostaria de dizer para os que não gostam quando a gente faz algumas críticas: Não fique pensando que quando criticamos é para atingir ou derrubar alguém. Isso nada mais é do que um dever de cidadão. Se você acha que estas críticas não deveriam ser feitas é porque concorda ou porque tenta proteger alguém. Não pense que algum gestor fica feliz quando alguém  deixa de falar o que está acontecendo de errado. Tenho certeza que atitudes como estas fazem é bem para o gestor, visto que ele não pode estar em todos os lugares observando se as coisas estão ou não acontecendo. Seja mais um a contribuir com a melhoria nos serviços públicos.

Essas críticas em nada tem a ver com política partidária,  visto que não estou em nenhum cargo ou pretendendo ter algum cargo em prefeitura . Esta é uma postura cidadã. Faça isso também. Não fique só na surdina vendo as coisas erradas acontecer e não dizer nada, querendo que alguém se ferre. Ajude a gestora a governar nosso município da melhor maneira. Se você fizer sua parte como Cidadão consciente, vai ajudar muito mais, do que ficar levando fuxico ou encobrindo as verdades. 
 

Parabenizo aqui o esforço de todos.


Queremos não mais do que o melhor. Esse é conceito de serviço público de qualidade.

Artigo escrito pelo Professor Valdeni Cruz

Presidente do Conselho Municipal de Educação
 Vice- Presidente do CAE(Conselho de Alimentação Escolar)
Diretor Sindical
Quita-feira, 13 de junho de 2013 


Liturgia de hoje, 13 de junho de 2013

Evangelho (Mt 5,20-26).

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20 “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26 Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

MAIS UM DESRESPEITO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Esta é mais uma vergonha nacional. Atitudes como estas deveriam ter reação imediata dos Órgãos Federais para o cumprimento da Lei. Se essa moda pega, vai se tornar comum no Brasil inteiro, quer ver aguarde. A justiça nesse caso deveria imperar obrigado estes vereadores a revogar a lei e fazer com que estes pagassem a humilhação desses guerreiros. Enquanto isso, tem gente rindo da cara desse sofredores que tentam salvar uma juventude que não tem referenciais. Por onde olham só vem um Bando de bandidos vertidos de paletó. Tem muitos bandidos pelas calçadas atacados pessoas pelas, mas estes infelizes políticos são, em sua grande maioria, pior. Estes infelizes ficam impune. Cadê a Lei que deve agir em favor dos direitos do Cidadão quando estes se sentem lesados em sua honra e dignidade? Podemos acreditar na Justiça? Já pensou, um professor que ganhar um salário de fome e ainda perder 40%. Esse é o Brasil que se diz um País de futuro. Do jeito será de um futuro infeliz. Deus nos salve...


Façamos este vídeo ecoar o Brasil todo milhões de vezes.


Senhora Dilma, cadê você? Senhor Aloísio Mercadante, cadê você? Deputados Federais, Senadores, isso não chama a atenção de vocês não? Sintam vergonha de vossa letargia.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

liturgia de hoje, 12 de junho de 2013

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: 17 ”Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19 Portan­to, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 11 de junho de 2013

AS CONQUISTAS SINDICAIS, BEM COMO AS LUTAS SOCIAIS, É DE TODOS OS CIDADÃOS QUE QUEREM VER SEUS DIREITOS GARANTIDOS

CONQUISTAS E LUTAS DO SINDSEP DURANTE ESSES 8 ANOS DE SUA EXISTÊNCIA

Professor Valdeni Cruz

Como é do conhecimento de todos, a maioria dos governantes tem verdadeira aversão aos sindicatos. Aqui não me refiro exclusivamente ao nosso município, mas também. Como todos sabem o Sindsep, aqui em Pentecoste, durante este tempo de existência, viveu alguns embates com o governo atual. Esses embates sempre ocorreram pelo fato de o sindicato querer fazer com que os direitos dos servidores fossem cumpridos, repeitados. Que todos os funcionários fossem reconhecidos como aqueles responsáveis pelo crescimento do município e assim sendo, fossem remunerados dignamente. Porém, passaram-se 8 anos e estes profissionais foram simplesmente deixados de lado. As vezes que nos encontramos: sindicato e governo, nada foram possíveis, pois sempre recebemos como resposta de que nada poderia ser feito por estes servidores. A resposta era sempre de que não havia recursos para dar qualquer aumento. Porém, muitos benefícios foram conseguidos via SINDSEP e ninguém vai poder negar. Agora nesta nova gestão, estamos novamente numa mesa de negociação com o mesmo propósito: exigindo que sejam implementados os direitos dos servidores ainda descumpridos pela prefeitura de Pentecoste. Entre estes direitos citamos: criação do PCCR da Saúde, reformulação do PCCR da Educação, bem como o direito ao Quinquênio e Licença Prêmio, extirpado dos servidores ainda no mandato do Prefeito Antonio Carneiro. Lutamos ainda pelo aumento de salário de algumas categorias que depois de 8 anos ainda continuam se aumento de salário. São muitos os desafios, como também muitas as desculpas dos gestores para cumprir com o que a Lei determina. É um desafio constante. Sabemos que sempre foi e pior é que muitos em vez ajudarem na luta por conquistas vivem a criticar a tudo e a todos. Enquanto fica perdendo tempo achando culpado para tudo, não tem coragem de fazer frente em nada.

Vamos relembrar

1-       A implantação do piso salarial dos professores, que foi conseguido desde o início por causa da luta encabeçada pelo sindicato. Todos devem lembrar que em 2009 fizemos um estado de greve que durou três dias e logo em seguida tivemos resultado positivo. A partir de então o nosso piso é regularizado anualmente;
2-       O retorno dos agentes de endemias que haviam sidos demitidos pelo prefeito porque os mesmo não haviam votado nele na eleição de 2008. O sindsep entrou com um processo que demorou quase dois anos, mas a justiça deu causa ganha aos servidores;
3-       As transferências abusivas de servidores simplesmente pelo desejo de perseguição;
4-      Garantia do direito de alguns professores de assumir o cargo de acordo com a classificação do concurso, pois o que estava acontecendo na época era que, em vez de chamarem as pessoas que estavam na lista de classificação do concurso, chamavam outras pessoas. O Sindicato entrou com uma ação e assim garantiu o direito destes assumirem o cargo;
5-      O sindsep lutou pela implantação do PCC do Magistério e esteve presentes em todas as etapas deste plano para que este, em vez de melhorar, não acabasse de vez com nossas esperanças;
6-      O sindicato, não só luta por melhores salários, mas está presente em diversos conselhos do município. Está no Fundeb (Fundo de desenvolvimento da Educação Básica), no CAE (Conselho de Alimentação Escolar), e ainda, sempre tem representantes do Sindsep nas sessões na Câmara de vereadores, e em vários lugares que tenha como pauta a defesa da sociedade. E agora no ano de 2013, foi nomeado o Professor Valdeni Cruz, para ser Presidente do Conselho de Educação Municipal.  
7-      O sindicato lutou de forma decisiva pela não aprovação da reformulação da Nova Lei Orgânica, que em vez de melhorar a vida das pessoas iria prejudicar mais ainda, retirando os direitos conquistados pelos servidores no decorrer do tempo.
8-      A luta do Sindsep pela implantação do salário mínimo para quem ganha apenas meio salário, uma questão que ainda esta nas mãos da justiça para ser cumprida;
9-      O acordo firmado entre a justiça e administração para ratear as sobras do Fundeb em forma de rateio para os professores; este aconteceu no final do ano de 2011 em duas parcelas. O sindicato provou que havia sobra de recurso e, mesmo sob a negação de não haver recursos à justiça garantiu que o dinheiro fosse para onde deveria ir: o bolso dos servidores.
10-   Acesso às folhas de pagamento concedidas pelo Ministério Público para analisar de sobras e comparar possíveis irregularidades;
11-   PROGAMA A VOZ DO SINDSEP - Durante mais de três anos o Sindsep esteve comandando um programa em uma emissora de Rádio, conhecida como FM 98,7. Programa este conhecido por grande parte da população de pentecoste, como “A VOZ DO SINDSEP, A VOZ DO POVO”. Neste programa estávamos sempre defendendo a sociedade, os servidores, os valores e os princípios éticos e morais. Incansavelmente estávamos dizendo ao povo que era preciso mudar, agir e que não devíamos aceitar que outros nos impusessem um castigo, nos calando. Dizíamos aos cidadãos que as mudanças estavam em nossas mãos; que nós éramos os responsáveis para fazer a diferença e construir uma sociedade mais livre e mais democrática. Não hesitamos nenhuma vez sequer de propagar a liberdade de expressão e de incentivar ao povo que não aceitasse a mordaça; que eles gritassem e declarassem sua liberdade e o direito da cidadania. Passado 4 meses após a eleição de 2012, estamos de volta à rádio pra dar continuidade ao nosso direito de expressão. Desta vez pela Rádio Difusora Vale do Curu, AM. O programa continua com a mesma proposta de sempre:

                                      DEFENDER E PROMOVER A CIDADANIA.

12-   Durante esse tempo todo estivemos sempre na luta. Nem sempre fomos vitoriosos, mas nem por isso nos acovardamos. Tivemos derrotas, mas por elas tiramos lições e continuamos o caminho. Fomos criticados, justa ou injustamente; erramos, mas sempre com a intenção de acertar.

São estas algumas das atuações de nosso SINDICATO AQUI EM PENTECOSTE. Portanto, caros amigos Pentecostenses e servidores públicos, chegou a hora de mais uma vez lutar por esta liberdade e pela continuação desta instituição que por si só fala de seu papel e serviços inestimáveis em prol do município de Pentecoste. Devemos escolher sempre estar do lado do povo – do nosso lado. Lembre-se de uma coisa: os governantes sempre terão ao seu favor o poder e as brechas da lei. Nós, por outro lado, temos a nosso favor a Lei maior que é Constituição Federal e, acima de tudo, nossa capacidade de resistir à tirania e desrespeito se tenta empreender a cada um de nós.

Lute pela sua dignidade e a dignidade dos outros. Não se acovarde, mesmo que para isso você tenha que perder algo. Não lute contra quem não está contra você, lute contra aqueles que durante a vida toda lhe desrespeitaram, lhe maltrataram e lhe humilharam. São estes os nossos inimigos. Não  fique achando culpados pelas vitórias que ainda não foram conseguidas. Saia desse ostracismo e seja o um parceiro da luta. Não seja daqueles que por não ter afeto pessoal por algumas pessoas, quer que elas se deem mal. Entenda que quando você se coloca contra uma instituição achando que vai enfraquecê-la, está errado, pois, desse modo, você enfraquecerá a você mesmo. Como bem sabemos, é tudo que os políticos querem e os sonegadores de direitos querem. Se eles conseguirem dividir as forças, terão conseguido seus objetivos: atrasar a lutas dos servidores. Sejamos inteligentes.   


liturgia de hoje, 11 de junho de 2013

Evangelho (Mt 10,7-13)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...