terça-feira, 15 de outubro de 2013

Adorar Deus e amar ao próximo são os caminhos destacados pelo Papa para não cair no pecado da idolatria e da hipocrisia

Da Redação, com Rádio Vaticano
Papa alerta para riscos da idolatria e da hipocrisia
Francisco destacou necessidade de amar a Deus sobre todas as coisas, livrando-se do pecado da idolatria / Foto: Arquivo/Rádio Vaticano
A idolatria e a hipocrisia não poupam nem a vida cristã. Na missa desta terça-feira, 15, Papa Francisco alertou para ambos os vícios durante sua homilia na Casa Santa Marta. E para não cair nestes pecados, ele disse ser necessário colocar em prática os Mandamentos do amor a Deus e ao próximo.
A Liturgia da Missa levou o Papa a uma reflexão sobre as armadilhas que se colocam à vida de fé. Das palavras de São Paulo, o Santo Padre falou do pecado da idolatria, aquele de pessoas que mesmo conhecendo Deus não O glorificaram nem O agradeceram como Deus, preferindo adorar criaturas no lugar do Criador. Essa é uma idolatria que chega a sufocar as verdades da fé, segundo disse o Papa.
“Mas todos nós temos necessidade de adorar – porque temos o selo de Deus dentro de nós – quando não adoramos Deus, adoramos as criaturas. E está é a passagem da fé à idolatria”.
O Papa explicou que as críticas de São Paulo eram dirigidas, há dois mil anos, aos idólatras que se prostravam diante de aves, répteis e quadrúpedes. Hoje, disse, a idolatria encontrou novas formas e modos, como o próprio “eu”, as próprias ideias e comodidades.
“Não é algo somente histórico – também hoje pelo caminho há ídolos, também um passo adiante… Todos nós temos dentro de nós algum ídolo escondido. Podemos perguntar diante de Deus: qual é o meu ídolo escondido? Aquele que ocupa o lugar do Senhor!”.
E se São Paulo define como tolos os idólatras, o Papa destacou que no Evangelho do dia Jesus faz o mesmo com os hipócritas, personificados pelo fariseu que se escandaliza porque o Mestre não tinha se lavado como de costume antes de se sentar à mesa. A eles, Jesus diz que lavam os copos e pratos, mas dentro estão cheios de avidez e maldade.
“Jesus aconselha: não olhar para as aparências, ir propriamente à verdade (…) mas se você é um vaidoso, um carreirista, um ambicioso, uma pessoa que sempre se orgulha de si mesmo ou gosta de se gabar porque se acha perfeito, dá um pouco de esmola e isto curará a tua hipocrisia. Eis o caminho do Senhor: é adorar Deus, amar Deus sobre todas as coisas e amar o próximo. É tão simples, mas tão difícil! Somente isto se pode fazer com a graça. Peçamos a graça”.

Evangelho desta terça-feira, 15 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 11,37-41)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

MELHORES PREFEITOS DO CEARÁ 2013: PENTENCOSTE NA FAIXA INTERMEDIÁRIA COM SEIS VOTOS

Com 25 votos a Prefeita Patrícia Aguiar (Tauá) foi eleita a melhor Prefeita no Estado do Ceará no ano de 2013, conforme a 26ª Edição da Publicidade Promoções e Eventos, encabeçada por Roberto Farias. Para chegar ao resultado os jurados levaram em consideração índices de avaliação oficial na Saúde, Educação, IDH, Meio Ambiente, Selo Verde e Unicef. A apuração ocorreu no auditório da Assembléia Legislativa na última terça-feira, dia 08. Os demais municípios vitoriosos foram: Maranguape, Brejo Santo e Sobral (23 votos); Fortaleza (20), Palhano e São Gonçalo do Amarante (17); Ocara, Camocim e Caucaia (16); Maracanaú (14), Aracati, Mombaça e Iguatu (13); Redenção e Milagres (12); Aracoiaba, Uruburetama, Eusébio e Limoeiro do Norte (11 votos); empatados com 10 votos: Acaraú, Cedro, Fortim, Horizonte, Parambu, Russas, Santa Quitéria e Viçosa do Ceará, totalizando 28 escolhas.

Numa faixa intermediária de votos, tivemos: Campos Sales, Crato e Jaguaribara (08 votos); Barbalha, Cascavel, Crateús e Tejuçuoca (07 votos) ; Aquiraz, Beberibe, Paracuru, Penaforte, Pentecoste e Pindoretama (06 votos). Obtiveram 05 votos: Araripe, Cruz, Granja, Guaramiranga, Icó, Mauriti, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Pereiro, Quixadá, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Salitre e São Benedito (05 votos); com 04 votos: Acopiara, Assaré, Banabuiú, Carnaubal, Croatá, General Sampaio , Groaíras, Mauriti, Morada Nova, Nova Olinda, Orós, Pacujá, Pedra Branca, Pires Ferreira, Porteiras, Potengi, Quixeré, Umirim , São João do Jaguaribe , Varjota e Várzea Alegre.

Desempenho fraco - Apurados 03 votos para os gestores de: Altaneira, Barreira, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Cariré, Catarina, Chorozinho, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Forquilha, Frecheirinha, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Independência, Ipú, Reriutaba, Itapipoca, Itarema, Jardim, Jaguaribe, Jucás, Madalena, Marco, Meruoca, Mucambo, Novo Oriente, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Catunda, Tianguá, Trairi e Ubajara.

Com 02 votos - Foram contabilizados 02 votos para gestores dos seguintes municípios: Abaiara, Acarape, Aiuaba, Alcântaras, Amontada, Apuiarés, Aratuba, Arneiroz, Aurora, Barro, Bela Cruz, Caririaçu, Chaval, Hidrolândia, Ibiapina, Ibicuitinga, Ipueiras, Iracema, Itaitinga, Itatira, Jaguaruana, Milhã, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Pacoti, Poranga, Quixelô, Saboeiro, São Luís do Curu, Solonópole e Tarrafas.

Com 01 voto - Os gestores de: Antonina do Norte, Baixio, Capistrano, Cariús, Choró, Ererê, Graça, Granjeiro, Ibaretama, Ipaumirim, Irauçuba, Martinópole, Missão Velha, Mulungu, Nova Russas, Pacajus, Paraipaba, Paramoti, Santana do Cariri, Senador Pompeu e Senador Sá.
Incrível, zero voto - Sem dúvida, em 184 municípios com mais de quarenta opções de votos possíveis, os gestores dos municípios a seguir, não obtiveram sequer um voto, é lamentável e preocupante, são eles: Alto Santo, Ararendá, Baturité, Jati, Lavras da Mangabeira, Itapajé, Palmácia e Umari.

Com informações de Adriano Furtado

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...