quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CUIDADO HOMENS COM CÂNCER NO PENIS


Uma Alerta aí aos homens, se liga nessa dica:

7 de novembro de 2014Já falamos de colo no útero, puxando a orelha das meninas. Agora é vez duzômí.
Câncer de pênis é um tumor maligno pouco frequente que se desenvolve, em geral,a partir dos 40, 50 anos.
Fatores de risco
São fatores de risco:
1) fimose que impede a exposição da glande (cabeça do pênis) por causa do estreitamento do prepúcio (a pele que reveste a glande);
2) acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular);
3) higiene local precária;
4) falta de informação;
5) má situação socioeconômica e educacional das pessoas, em geral moradoras das regiões mais carentes.
Dados epidemiológicos revelam que a infecção pelo HPV (papilomavírus humano, principalmente pelos tipos 16 e 18), pode estar entre as causas do câncer de pênis.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, embora grande número de casos tratados de câncer de pênis esteja concentradoem São Paulo, a maioria dos pacientes veio dos estados do Norte e Nordeste.
Sintomas
O sintoma mais comum é o aparecimento de uma ferida avermelhada, que não cicatriza, ou de um pequeno nódulo, na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. Inicialmente, essas lesões podem não doer, o que retarda o diagnóstico.
Outros sintomas são manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação na glande, presença de esmegma com cheiro forte e de gânglios inguinais inchados na virilha.
Placas vermelho-vivo, bem delimitadas são típicas da eritroplasia de Queyrat e podem ser consideradas lesões pré-malignas que evoluirão para câncer de pênis, se não forem devidamente diagnosticadas e tratadas.
Diagnóstico
O exame clínico e o resultado da biópsia são elementos fundamentais para o diagnóstico de um tumor maligno no pênis. Quanto mais precocemente ele for feito, melhor será a resposta ao tratamento. O problema é que, por falta de informação ou constrangimento, muitos homens demoram para procurar atendimento médico, quando notam alguma alteração no pênis e deixam de tratar uma doença que pode ter cura.
Prevenção
A prevenção do câncer de pênis está diretamente associada a três princípios básicos:
1) higiene diária com água e sabão, especialmente na hora do banho e depois das relações sexuais;
2) cirurgia de fimose, quando a pele do prepúcio inviabiliza a exposição da glande e a higiene adequada da região;
3) uso de preservativos nas relações sexuais.
Tratamento
O esquema de tratamento do câncer de pênis é diretamente determinado pela gravidade e extensão da doença. Nas lesões iniciais, o tumor e uma pequena parte dos tecidos ao redor podem ser removidos cirurgicamente ou por ressecção a laser. A preocupação é sempre preservar a maior quantidade possível do tecido peniano, de forma a manter as funções sexuais e urinárias.
A remoção completa do pênis e dos gânglios inguinais só é indicada nas fases mais avançadas da doença.
Recomendações
* Ensine as crianças, desde pequenas, a maneira adequada de fazer a higiene intima todos os dias;
* Saiba que a cirurgia de fimose, ou circuncisão, para remover a pele do prepúcio que impede a exposição da glande e dificulta a higiene do local é simples e não requer internação hospitalar. Homens circuncidados estão mais protegidos contra o câncer de pênis;
* Não se descuide. O autoexame do pênis e das áreas ao redor é um passo importante para localizar lesões iniciais, fazer os diagnóstico e introduzir o tratamento;
* Use camisinha nas relações sexuais;
* Não adie a visita ao médico se notar qualquer alteração no pênis.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

E OS BAJULADORES PIRAM

Professor Valdeni Cruz

Meu povo por favor, se respeitem. Não se deixem desmoralizar por quem quer que seja. Você é profissional ou não? Você concursado, trabalha ou não trabalha? Você concorda com o que a prefeita disse que prefere o trabalho dos temporário ao dos efetivos? Ela diz que a educação de Pentecoste só está como está por causa dos temporários. Isso, a meu ver, é uma afronta a minha pessoa e a sua pessoa. Aqui não estou contra nenhum temporário, pois muitos merecem e tem méritos, mas tem muitos que ocupam os cargos sem nenhuma ou quase nenhuma competência e as vezes nem trabalham. A Prefeita esconde a verdade em suas palavras. Na verdade, eles, os prefeitos adoram manter temporários, pois é uma forma de humilhar essas pessoas. Quem não lembra do que aconteceu em 2012, quando no final de outubro, depois das eleições, o Prefeitos Bosco, depois de ter tido o apoio dos temporários demitiu centenas deles? Lembrou? Pois é isso que eles gostam de fazer. Reajam pessoal. Não aceitem essa afronta. Essas situações só acontecem porque você permite. Quanto aos bajuladores, esses nem merecem respostas em seus medíocres comentários. Não me darei ao luxo de responder ao que os bajuladores escrevem em defesa de quem quer que seja . Para fatos não há argumentos. O que se ouve é o que se quer dizer.

E os temporários, inocentes, usados como massa de manobra, pois se receberam o emprego tem que cantar, miar, surrupiar para atender aos caprichos dos algozes. Já os efetivos, esses tem a segurança garantida por lei e por isso mesmo quando estão doentes recorrem aos médicos, pois tem o direito de ficar doente e tirar atestado, e acima de tudo seus direitos resguardados. Agora eu lanço uma proposta: quem é concursado e prefere os temporários, entrega a sua nomeação e diga que prefere ser temporário. Simples assim.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A SENHORA PREFEITA DE PENTECOSTE TEM SIDO DESELEGANTE EM VÁRIOS MOMENTOS PARA COM OS PROFISSIONAIS EFETIVOS.

Professor Valdeni Cruz

DIZ QUE OS EFETIVOS NÃO QUEREM TRABALHAR E QUE OS BONS SÃO OS TEMPORÁRIOS. VOCÊ CONCORDA COM ISSO?


Penso que é de uma indelicadeza sem tamanho uma Pessoa tão esclarecida como é a Prefeita de nossa cidade ir para uma rádio dizer que a educação só está como está hoje por causa dos professores temporários. Ela uma vez disse na Escola Waldemar, por ocasião da festa das mães. Diga-se de passagem, uma festa linda e foi organizada pelos professores Concursados com contribuições do próprio bolso e ninguém se esquivou-se de fazer o melhor. Isso mostra claramente o desrespeito da gestora desse município para com aqueles que doam suas vidas há anos para construir a história desse município. O que ela não disse é que os temporários tentam mostrar serviço porque eles não podem reclamar, pois pode vir a perder o emprego, também não podem dizer o que pensam a respeito dos demando que acontece em nosso município. Entretanto, ela só diz isso por culpa dos próprios concursados. Acho que isso é no mínimo deselegante para uma educadora e para alguém que diz que gosta de cumprir as leis. Quem passa no concurso é porque se preparou e portanto, deve assumir seu posto. Se ela realmente tivesse consciência do que significa alguém passar num concurso jamais diria as bobagens que diz nesse sentido. E outra, quem passa num concurso compra sua carta de alforria. Deixa de ser moeda de troca, quebra o cabresto.
Obs: Tenho certeza que ela não falou que tem escola onde o coordenador pedagógico que é designado para acompanhar os professores do 6º ao 9º dando apoio e acompanhando o desempenho dos alunos, não sabe o que é que está fazendo lá naquela situação. O mesmo(a) não consegue ficar no lugar do professor em uma sala de aula, pois não tem condições, não ajuda em nada pedagogicamente, pois não tem as competências necessárias para isso mas se os alunos não tiverem rendimento, de quem é que vai ser a culpa?

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...