sábado, 15 de outubro de 2016

GESTÃO DA SENHORA PREFEITA IVONEIDE MOURA, COMO FOI?

Professor Valdeni Cruz
15/10/2016

Para muitos sua gestão foi marcada por uma série de fatores negativos que culminaram com um final melancólico pra não dizer difícil.

Resultado de imagem para fotos de pentecoste cearaPrimeiro que seu mandato foi marcado secas sequenciais. Situação que exigiu desde o inicio atenção especial principalmente na Zona Rural onde as dificuldades de armazenar água são maiores. As providências foram tomadas, mas de maneira lenta e não atendendo a todas as comunidades no tempo oportuno. Mas é preciso que se diga:  foram perfurados muitos poços profundos durante o seu mandato em várias comunidades da Zona Rural. 

Alguns críticos dizem que um dos grandes erros dela é ter se fechado em torno de um grupinho e que pouco ou quase nunca estava aberta para dialogar os problemas sociais e tomar providências necessárias. Prova disso eram as seguidas falas dos vereadores nas sessões da câmara toda semana chamando a atenção para o descaso com a população.

Outro ponto negativo que marcou seu governo foram as seguidas denúncias de corrupção praticadas por seus secretários, o que fez com que a Câmara abrisse uma CPI para apurar denúncias contra o ex-secretário de finanças. Bom que se diga que até agora não se provou nada, mas que está nas mãos da justiça.

Outra parte da população insatisfeita são os servidores públicos, pois as percas salariais de algumas categorias já vinham do Governo anterior e continuou no Governo dela.  Não houve melhorias ou reposição salarial para várias categorias, bem como também não cumpriu com o pagamento de adicional noturno, quinquênios da educação, risco de vida e outros.

No que diz respeito à melhoria de vida população se não piorou, melhorar não melhorou. Isso porque segundo dados do IBGE recente, 60% dos domicílios de Pentecoste tem renda de até meio salario mínimo. Com esta informação logo tiramos a conclusão de que o povo de Pentecoste é muito pobre e por consequência disso vivem em situação difícil.

A Saúde foi outro ponto que não saiu da Mídia. Vez por outra havia alguém fazendo denúncias Nas redes sociais ou utilizando o Blog e Tv Légnas para fazerem os seus desabafos. Ora denunciavam o péssimo atendimento ou a falta dele, outra hora a falta de remédios, de médicos com especialidades, falta de uma ambulância entre outros.

Mas não se pode deixar de fazer justiça quando preciso. Mesmo que haja esses pontos negativos, que não são poucos, sua gestão deixará algo de positivo. Citamos a Realização do Concurso Público, pois mesmo que muitos tenham pedido para que ela não realizasse ela realizou. Desse modo, em torno de 700 pessoas assumiram uma vaga no Serviço público por meio do Concurso. Ainda que o Sinsep tenha acionado o Ministério Público para que os classificados fossem convocados, isso só foi possível porque o Concurso Público foi realizado. Pode-se dizer que esse foi o maior legado dela, pois assim sendo, libertou todas essas pessoas do cabresto – serviço temporário.

Outro ponto que foi importante, embora tenha ocorrido com muito esforço do Sindsep e também uma ajudinha do Promotor, foi à implantação do Terço de Planejamento dos professores. Lembramos que mesmo tendo sido implantado e sendo Lei, a Senhora Prefeita por duas vezes tentou retirar esse direito, sendo necessário o Sindsep, juntamente com toda a categoria reagir a tal afronta para manter de pé o que fora conquistado a duras penas. Lembramos que existe uma TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público de em 2017 universalizar o direito em todo o Município.

E ultimamente o que tem acontecido são demissões dos servidores temporários e os transtornos causados nas repartições pela falta dos serviços desses profissionais demitidos. Também estão deixando de ser pagos os prestadores de serviços, como os motoristas que transportam alunos, os terceirizados e outros. Muitos alunos estão deixando de vir para a escola porque não tem ônibus. Segundo as alegações feitas, é que os ônibus estão no prego. Também não se pode deixar de mencionar o atraso no pagamento dos servidores. Sempre recebíamos nos últimos dias de cada mês e nos últimos meses tem chegado a ser pago até o dia 10  do mês seguintes, o que tem causado uma enorme dor de cabeça aos servidores que tem contas para pagarem, mas já houve situações em que passou até do dia 10. Para não piorar a situação, foi necessário que o Promotor intervisse no sentido de fazer com que a Prefeitura se comprometa em quitar todas as dívidas até o dia 30 de dezembro.

Sendo assim, os críticos consideram que a Gestão da Senhora Prefeita deixou a desejar e que por causa disso nem a reeleição ela pode concorrer. Para piorar,  agora já no final, quem estava com ela pulou do barco, deixando-a sozinha politicamente e inviabilizando sua candidatura.

A verdade é que Pentecoste continua na espera de verdadeiros dias de alegria. Continua sonhando com melhores condições de vida e com gestores capazes de sair do discurso barato, das promessas não cumpridas  para uma prática politica capaz de mudar essa triste realidade na qual ainda vivemos.


Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...