sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

HONRA OU BAJULAÇÃO?




Resultado de imagem para imagens de bajuladoresA honra é motivada pelo amor, já a bajulação é pelo interesse pessoal. A bajulação pode até ter a aparência de honra, mas visando promoção e beneficio próprio. Visa “ganhar pontinhos”, ou seja, é egoísta.

A bajulação, além de enojar outros, serve-se da ocasião para mostrar aos outros como se é uma pessoa “influente”. O bajulador “trabalha” e faz questão de “publicar” os feitos. Exemplo: “Sabe onde eu estava ontem?”… Mas, as pessoas nem sempre precisarão saber onde e nem com quem você estava ontem. Agora, com o advento da internet e das redes sociais é comum vermos um desfile de imagens e frases que fazem questão de mostrar o quanto se sabe bajular quando se tem interesse nessa prática.

A bajulação é pegajosa e temporária. Se você tem algo a oferecer hoje, é bajulado. Mas se amanhã não oferece, é descartado. Porque a bajulação visa muito “o que posso ganhar agora?” “qual a vantagem que vou ter nisso?” Bajulação nunca acontece com quem não tem algo a oferecer. Quem bajula não tem “tempo a perder” com quem não tem nada a lhe oferecer.


A bajulação é barata e, de fato, nem tem valor real. Ela tem o poder de “queimar a sua imagem” e não vai lhe levar muito longe. É como caricatura, já percebeu que as caricaturas super valorizam os nossos defeitos, um olho ou nariz grande, uma boca que sobressai, pronto é isso, a bajulação só serve para expor seu defeitos e torná-los ainda maiores. É de segunda classe, pirataria, pintura falsa, tem valor inferior e encontramos fácil no mercado paralelo.

Bajulação é tipicamente humana e não estou desmerecendo o ser humano com isso, mas evidenciando sua limitação. Já algo Divino é inexplicavelmente sobrenatural e ilimitado.

O caminho de Deus não são os nossos caminhos, e os seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Às vezes, para nós, é mais fácil honrar a pessoas de nível superior ao nosso, mas a Bíblia nos convida a tratar a todos com honra e respeito. Muitas vezes essas pessoas por mais simples que sejam serão uma conexão para o nosso milagre. A HONRA vai lhe abrir acesso para o sobrenatural. Trate a todos com respeito e valor e se prepare para grandes surpresas divinas. Honre também a unção na vida de ministros que Deus colocou em sua vida. A unção que você honra é a unção que você recebe. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12.10 ).

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...